angle-left Avaliação Institucional 2020 já disponível: sua opinião promove melhorias na universidade. Participe!

Qua, 11 Novembro 2020 18:11

Avaliação Institucional 2020 já disponível: sua opinião promove melhorias na universidade. Participe!

A Avaliação pode ser realizada no Unifor Online por todos os alunos de graduação matriculados neste semestre na Unifor


A Avaliação Institucional está disponível no Unifor Online até dia 15 de dezembro de 2020 (Foto: Ares Soares)
A Avaliação Institucional está disponível no Unifor Online até dia 15 de dezembro de 2020 (Foto: Ares Soares)

A Avaliação Institucional é uma oportunidade para que os estudantes possam indicar suas sugestões sobre os processos e serviços educacionais da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. A iniciativa é realizada pelo Colegiado de Avaliação Institucional Interna (COAVI) e operacionalizada pelo Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI).

Grace Troccoli, professora da Universidade de Fortaleza e coordenadora do PROAVI, explica que a Avaliação objetiva identificar a percepção dos alunos sobre o que consideram como pontos fortes dos seus cursos e o que precisa ser melhorado. “A partir dos resultados, a coordenação de cada curso implanta projetos de melhoria, com ações decorrentes dessa avaliação. Nesse sentido, traz elementos essenciais para potencializarmos a qualidade dos nossos processos educativos, à medida que os gestores utilizam os resultados apresentados como referenciais de gestão”, completa ela.

A Avaliação já está disponível no Unifor Online e pode ser feita até 15 de dezembro de 2020. “A avaliação pode ser realizada por todos os alunos de graduação matriculados neste semestre. Em 2020.2, está no Unifor Online a avaliação dos recursos e ferramentas do AVA, bem como a avaliação dos professores”, comenta a professora. 

Dentre as principais melhorias realizadas em 2020 por meio da Avaliação, a professora destaca as novas implantações direcionadas ao ambiente virtual. “Os alunos da Universidade tiveram acesso a um novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Moodle, que também é usado em diversas instituições de ensino superior em mais de 165 países; aulas online, síncronas, não comprometendo a realização dos semestres letivos e das atividades previstas no calendário acadêmico. Para aqueles que não puderam acompanhar as aulas de forma síncrona, foram disponibilizados as gravações e os recursos utilizados”, comenta a professora.

Além disso, houve melhorias em relação às disciplinas práticas. “As atividades presenciais, no caso disciplinas práticas e de estágios, foram implantadas obedecendo a um rigoroso protocolo de biossegurança. A Universidade adequou seus espaços para promover deslocamento e fluxo da comunidade acadêmica com segurança. Também foi desenvolvido suporte presencial e remoto à aprendizagem, por meio de atendimento às demandas acadêmicas, psicológicas e de tecnologias institucionais, realizadas por professores, assessores pedagógicos de apoio ao estudante e pelo Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Universidade”, completa ela.

A professora enfatiza sobre os benefícios da autoavaliação institucional para intensificar o relacionamento entre alunos e Universidade. “A autoavaliação permite uma aproximação entre alunos, professores e gestores da Unifor, com vista ao aprimoramento permanente da qualidade dos nossos processos de ensino-aprendizagem”, ressalta.

Passo a passo simples

1 - O aluno deve acessar ao Unifor Online, através de sua matrícula e senha;
2 - Ao abrir a página principal, estará disponível o banner da Avaliação Institucional; 
3 - Ao clicar neste banner, primeiro haverá a opção denominada “Avaliação Curso Graduação” para avaliar as respectivas disciplinas cursadas durante o semestre. O aluno também deve avaliar os respectivos professores de cada disciplina;
4 - A segunda opção, logo abaixo, denominada “Avaliação Recursos e Ferramentas da Disciplina no AVA”  o aluno deve avaliar como está sendo o desempenho com o AVA em cada disciplina.