Beach Tennis: Conheça uma das modalidades esportivas que mais cresce no Brasil

seg, 31 julho 2023 17:29

Beach Tennis: Conheça uma das modalidades esportivas que mais cresce no Brasil

Capital cearense é considerada referência na prática do esporte, com arenas distribuídas em diversas regiões da capital

Beach tennis é opção para melhorar o condicionamento físico, cuidar da saúde e se divertir (Foto: Getty Images)

Cerca de 30 anos após a criação do beach tennis, o esporte encontrou terreno fértil nas areias do Ceará. Congregando características do tênis, em função do uso da raquete, e do vôlei de praia, devido ao ambiente onde é praticado, a modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos.

De acordo a Associação Cearense de Beach Tennis (ACBT), a estimativa é de que mais de dez mil praticantes, entre amadores e profissionais, movimentem as arenas em todo o estado atualmente. A Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) da capital ainda anunciou que irá investir na expansão do esporte, implantando equipamentos para a prática em areninhas pela cidade.

Outro indicativo dessa tendência crescente é a realização do 22º Campeonato Mundial de Beach Tennis na Beira Mar de Fortaleza. Promovido pela Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT), o torneio acontecerá de 2 a 6 de agosto e contará com a participação de 18 países.

Para o professor Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, as razões para a ascensão da modalidade na capital estão ligadas a um conjunto de fatores, entre os quais é possível destacar:

• o ambiente praiano da cidade;
  • a possibilidade de competir em categorias, do nível inicial ao profissional;
  • o fato de ser um esporte praticado próximo à natureza.

A popularidade do frescobol, esporte praticado desde os anos 1980 no litoral cearense, também pode ter sido base para o interesse da população no beach tennis, conforme analisa Walter Cortez, docente da graduação em Educação Física da Unifor.

Origens e benefícios

Com raízes na província de Ravenna, na Itália, o beach tennis nasceu nos anos 1980. Na década seguinte, veio a profissionalização da modalidade, com a criação de regras próprias.

Por volta de 2008, o esporte desembarca no Brasil, tendo como portão de entrada o estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis tem se popularizado e vem ganhado adeptos que atestam os ganhos físicos e mentais proporcionados pela atividade.

Além do exercício físico, o esporte também proporciona uma atividade ao ar livre e, muitas vezes, em contato com a natureza (Foto: Getty Images)

Cortez explica que a modalidade promove benefícios tanto para a parte cardiorrespiratória quanto muscular. Segundo ele, a locomoção pela areia solta trabalha membros inferiores, já a dinâmica de rebater a bola favorece os membros superiores.

O profissional de educação física destaca ainda o desenvolvimento da atenção e o fator antiestresse que se agrega ao esporte devido sua prática ao ar livre, geralmente na praia. “Atualmente, em um mundo de ansiedades, isso ganha um peso muito importante”, ressalta.

Cenário do esporte universitário

Tendo a excelência esportiva como uma de suas marcas, a Unifor forma talentos também no beach tennis. Com vitórias expressivas nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia) de 2022 — categorias feminina, masculina e dupla mista — e de 2023 — vice-campeonato na categoria dupla feminina —, a instituição já se destaca no cenário nacional.

“A Unifor tem um DNA esportivo. Desde sua fundação, há 50 anos, a instituição promove e incentiva a prática do esporte por meio de jogos internos entre alunos, competições universitárias e iniciação esportiva”, reforça o professor Ralciney.

Símbolo desse DNA, o Parque Desportivo da Universidade abrange uma área de 5.000m² e abriga diversos equipamentos, incluindo Ginásio Poliesportivo, piscina semiolímpica, quadras de tênis, campo de futebol, Estádio de Atletismo, entre  outros.

Inauguração da Arena Beach Tennis Unifor

Em comemoração aos 50 anos da Universidade, um novo passo será dado pela instituição para a ampliação do Parque. No dia 16 de agosto, às 16h, será inaugurada a Arena Beach Tennis Unifor, um complexo composto por seis quadras de areia.

Nova equipamento esportivo vai contar com seis quadras de areia (Imagem: Divulgação)

“Com a inauguração das arenas na Unifor, a tendência é agregar tanto à questão do lazer quanto ao desenvolvimento de futuros atletas de beach tennis”, afirma Ralciney. Localizado ao lado da Academia, o equipamento terá diversas finalidades, como:

• Prática recreativa;
  • Laboratório do curso de Educação Física;
  • Treinamento das equipes competitivas da Unifor;
  • Locação de espaço para o público interno e externo;
  • Realização de eventos em nível local, nacional e internacional.

A inauguração do complexo vai acontecer por meio do Inter Arenas de Beach Tennis - Unifor 50 anos, que acontecerá de 16 e 20 de agosto. Fruto da parceria entre a Unifor e a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT), a competição comemorativa reunirá cerca de 400 atletas para disputar diversas categorias, envolvendo mais de 30 arenas de beach tennis diferentes de Fortaleza.