null Congresso internacional aborda a inteligência coletiva em crises sanitárias

Sex, 3 Setembro 2021 10:19

Congresso internacional aborda a inteligência coletiva em crises sanitárias

O tema do evento online é “Saneamento das Cidades e Sistemas Sustentáveis: Inteligência Coletiva em Crises Sanitárias”


A iniciativa destaca a relevância do debate sobre sustentabilidade na relação pessoa-ambiente (Foto: Getty Images)
A iniciativa destaca a relevância do debate sobre sustentabilidade na relação pessoa-ambiente (Foto: Getty Images)

Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, sustentabilidade, educação e vulnerabilidade socioambiental, relação pessoa-ambiente e sustentabilidade e valoração de resíduos sólidos e economia circular e inovação no contexto da crise sanitária são eixos do Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade (CIAS). O Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, faz parte da comissão organizadora do evento que acontece de 7 a 12 de setembro. O tema do CIAs é “Saneamento das Cidades e Sistemas Sustentáveis: Inteligência Coletiva em Crises Sanitárias”. 

O evento é organizado pelo Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA-Unifor), em parceria com o Instituto de Formação Empreendedora e Educação Permanente (IFEE) e com o Centre Francophofone de Recherce Partenariale sur L'Assainissement, les Déchets et l'Environnement (CEFREPADE) - França

O Congresso acolhe outros eventos científicos que acontecem de forma integrada ao congresso: o III Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos e Saneamento Ecológico (GEDEA – França); o II Simpósio Internacional de Meio Ambiente (SIMEA – São Paulo - UNOESTE - São Paulo – Brasil) e o I Simpósio Internacional em Tecnologias Limpas (SINTEL - UNICESUMAR - Paraná-Brasil).

A professora da Universidade de Fortaleza ressalta que a pandemia impôs novas atitudes em prol da sustentabilidade (Foto: Ares Soares)  

A professora Karla Patrícia Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor e coordenadora do LERHA, destaca a relevância do debate sobre sustentabilidade na relação pessoa-ambiente. A professora considera que a pandemia de Covid-19 impôs novas atitudes em prol da sustentabilidade. “Uma coisa que ficou muito clara com a pandemia, e que espero que ninguém esqueça, é que estamos todos conectados. O que acontece em outra parte do mundo tem influência sobre nossas vidas, seja com a proliferação de doenças, desenvolvimento de tratamentos de cura, com o aumento no custo de vida ou na qualidade da água ou do ar que respiramos. O planeta é um só e não temos outro. Precisamos nos lembrar disso”, reforça Karla Patrícia, que é doutora em Educação. 

Essa avaliação é reforçada pela professora Eulaidia Araujo, que está à frente da organização do evento e é pesquisadora do LERHA, mestre em Psicologia pela Unifor e doutora em Geografia pela Universidade de Lyon. Para a professora Eulaidia, a pandemia, deu visibilidade a problemas que já existiam e aos que estavam “escondidos” e “latentes”. “No entanto, o cenário da crise sanitária e de saúde nos permitiu de forma vivencial ser parte desse problema de forma intensa e violenta. Com essa mesma intensidade nos fez tomar uma consciência que hoje está provocando essa reação de buscar como fazer para mudar esse quadro”, ressalta. 

Eulaidia Araújo está à frente da organização do evento que acontece de 7 a 12 de setembro (Foto: divulgação)

A professora Eulaidia Araújo considera que essas mudanças do individual para o coletivo exigem também mudar os sistemas e os processos sociais nos quais estamos inseridos. “Daí a importância do Congresso trazendo em sua essência viver essa transformação a partir do engajamento e participação de todos os atores sociais implicados nessa causa. Onde a teoria e prática devem dialogar de forma  livre, tornando-se uma partilha e compromisso público, ou seja uma ação participativa”, explica. 


Área de interesse

As professoras reforçam que a Universidade de Fortaleza, por meio do LERHA e de sua equipe de pesquisadores interdisciplinares, permite o diálogo e as contribuições em relação à sustentabilidade para conduzir a reflexões que possibilitem um aprofundamento dos eixos temáticos, em busca de ações e transformações sociais. O LERHA é pioneiro em Psicologia Ambiental no Ceará e trabalha com as questões de sustentabilidade na relação pessoa-ambiente, além de outros temas, desde de 2002. 

 “A sustentabilidade ambiental é uma das áreas de interesse de estudos da Psicologia Ambiental e, em relação a essas questões, temos atuado através de desenvolvimento de pesquisas, oferta de grupos de estudos e cursos, de promoção de eventos científicos e de ações de inserção social, junto a comunidades, instituições de educação e em outros espaços da cidade”, ressalta a professora Karla Patrícia.

Serviço:

II Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade (CIAS)
Data: 7 a 12 de setembro de 2021
Horário: 09h às 20h (conforme a programação)
Local: YouTube
As inscrições estão disponíveis aqui : https://ifee.org.br