null Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor é nota máxima no Ministério da Educação

Qua, 13 Março 2024 14:51

Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor é nota máxima no Ministério da Educação

A graduação conquistou nota máxima nas três dimensões avaliadas pelo MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor se destaca por sua abordagem multidisciplinar, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado contemporâneo (Foto: Arquivo pessoal)

Pela terceira vez seguida, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — obteve nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação, realizada in loco, é resultado de uma análise minuciosa que abrange três dimensões fundamentais na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.  A graduação recebeu nota máxima em todos os quesitos de avaliação, fato raro na experiência acadêmica nacional.

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor destaca-se por sua abordagem multidisciplinar, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado audiovisual contemporâneo. Com uma forte articulação entre teoria e prática, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e estéticas ao longo de todo o processo de realização audiovisual, desde a concepção de roteiros até a pós-produção. Além disso, a graduação estimula competências de gestão de negócios, capacitando os alunos para atuarem em diversas áreas do setor.

Para Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, receber a nota máxima do MEC é o reconhecimento de um trabalho acadêmico rigoroso de profissionais profundamente apaixonados pela educação e pelo cinema. “O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor é referência no país em termos de projeto pedagógico e de infraestrutura. Mas temos algo mais valioso ainda: professores e professoras, alunas e alunos profundamente apaixonados pelo que fazem”, declara a docente.

Além disso, Bete destaca que a graduação, como um todo, compreende de forma muito clara a responsabilidade que é fazer cinema numa região como o Nordeste, historicamente  folclorizada nas imagens realizadas por produtores de fora.

“Fazemos cinema muito ancorados na nossa realidade regional, mas com uma forte conexão com o mundo. Estudamos cinema na perspectiva de nos preparamos para o exercício pleno de nossa cidadania, enquanto cearenses, nordestinos e brasileiros. Mas também como cidadãos do mundo. Nossos alunos e alunas são preparados para ocupar o mercado do cinema e audiovisual em sua plenitude.” — Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

Outros diferenciais do curso

Um dos pilares do sucesso da graduação é o seu corpo docente altamente qualificado, composto por doutores, mestres e realizadores audiovisuais com vasta experiência tanto na academia quanto no mercado. Esses profissionais proporcionam um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, promovendo o diálogo entre teoria e prática e incentivando o pensamento crítico dos alunos.

A estrutura oferecida pela Unifor também é um diferencial do curso, com espaços dedicados à prática cinematográfica, como estúdios de televisão, fotografia e rádio, além do Laboratório de Produção em Audiovisual e Novas Mídias (Labomídia). Esses ambientes proporcionam aos estudantes uma formação abrangente e atualizada, equipando-os com as habilidades e conhecimentos necessários para se destacarem no mercado de trabalho.

Destaca-se a matriz contemporânea, ancorada em dois Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos: Cine Lab.Doc (conteúdos documentais) e o Cine Experiência Lab (conteúdos ficcionais). Outro diferencial é a TV Unifor, um espaço de experimentação e formação de novos comunicadores que promove a produção de conteúdos audiovisuais pelos próprios alunos. Desde sua fundação em 2005, a emissora tem sido uma plataforma para a divulgação da pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos na universidade, contribuindo para o fortalecimento do curso de Cinema e Audiovisual.

Além disso, a graduação conta com o Grupo de Pesquisa Sobre Imagem (GPI), que se dedica a reflexões teóricas e práticas sobre a imagem em suas diversas manifestações. Dividido em duas linhas de pesquisa, o GPI oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o avanço do campo audiovisual. Por fim, o Programa de Núcleos Criativos (PNC) favorece o desenvolvimento de projetos inovadores dos alunos e alunas, contando com a mentoria de professores e professoras.