null Entrevista Nota 10: Milton Sousa e o reconhecimento pelo empenho na inovação cearense

Seg, 11 Dezembro 2023 11:27

Entrevista Nota 10: Milton Sousa e o reconhecimento pelo empenho na inovação cearense

Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, fala sobre o trabalho desenvolvido pela Unifor no ecossistema de inovação do estado, além de comentar sobre as indicações e o prêmio recebido no Ceará Awards 2023


O professor Milton também é membro da equipe de Cientistas-Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) (Foto: Ares Soares)
O professor Milton também é membro da equipe de Cientistas-Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, enxerga que o desenvolvimento não depende apenas da formação de profissionais de excelência, mas também do foco em trazer ideias novas. Por isso, premiações como o Ceará Awards 2023, que aconteceu na última Feira do Conhecimento e é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), homenageiam protagonistas que impulsionam essa inovação no estado.

Indicada em dez das 13 categorias, a Unifor foi reconhecida por todo o apoio e investimento que tem promovido para fomentar a cultura de empreendedorismo e inovação junto a sua comunidade acadêmica e seu ecossistema de parcerias. A coroação desses resultados veio com o troféu de “Professor Empreendedor” entregue a Milton Sousa, Vice-Reitor de Pesquisa da instituição.

“Foi uma enorme satisfação receber o prêmio no Ceará Awards. Isso não seria possível sem toda a estrutura que a Universidade de Fortaleza nos dá para executar um bom trabalho, e também só foi possível devido à fantástica equipe que trabalha comigo na Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)”, declara o docente.

Ele é doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal), no Canadá. No exterior, ainda é professor de Empreendedorismo e Inovação da Emlyon Business School, na França, e participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MoC) da Harvard Business School, nos Estados Unidos.

Já no Brasil, Milton é membro da equipe de Cientistas-Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A iniciativa faz parte do Programa Clusters Econômicos de Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) do Governo do Estado do Ceará.

O Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor ainda chegou a ser sócio e cofundador da Wave Aceleradora, antigo 85 Labs Aceleradora, além de ter participado do programa de pós-doutorado na Escuela de Graduados en Administración y Dirección de Empresas (EGADE Business School), no México.

Na Entrevista Nota 10 desta semana, Milton fala sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade de Fortaleza no ecossistema de inovação do estado, além de comentar sobre as indicações da instituição e o prêmio recebido no Ceará Awards 2023.

Confira na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 — Nessa semana, você foi agraciado com o prêmio “Professor Empreendedor”, do Ceará Awards 2023, como reconhecimento de sua atuação em inovação no estado. Como foi receber essa honraria? O que ela significa para você, enquanto Vice-Reitor de Pesquisa, e para a Universidade de Fortaleza?

Milton Sousa — Foi uma enorme satisfação receber o prêmio de Professor Empreendedor no Ceará Awards 2023. Isso não seria possível sem toda a estrutura que a Universidade de Fortaleza nos dá para executar um bom trabalho, e também só foi possível devido à fantástica equipe que trabalha comigo na Vice-Reitoria de Pesquisa. O prêmio representa a excelência que temos empregado em tudo que diz respeito à inovação na Unifor.

Entrevista Nota 10 — Além de você, outros nomes e iniciativas da Unifor foram finalistas em diversas categorias do Ceará Awards. A que se deve a presença dessa extensa lista de colaboradores e iniciativas da Universidade entre os indicados? 

Milton Sousa — Se deve ao empenho e excelência com que todos têm trabalhado. Indicados como o professor Léo Lacerda e a Nathalia Bayer, além do próprio Unifor Hub (indicado a melhor “Ambiente de Inovação”), mostram o excelente trabalho que esse espaço vem desenvolvendo em nosso ecossistema. A indicação do Parque Tecnológico (TEC Unifor) como uma das melhores “Comunidades Destaque” mostra o ótimo trabalho do professor Luiz Stephany Filho, [coordenador do Parque]. Além de todas as outras indicações, foram dez em 13 categorias, não podemos esquecer da indicação da Unifor como “Universidade Empreendedora” de 2023.

Entrevista Nota 10 — A inovação é um dos principais pilares para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, especialmente quando encontra suporte tanto do mercado quanto da produção científica. De que forma a colaboração da Unifor na inovação tem contribuído para a evolução do Ceará nas mais diferentes áreas?

Milton Sousa — A Universidade de Fortaleza tem uma orientação para pesquisa aplicada, o que ajuda a promover a inovação, uma vez que a pesquisa enfoca problemas reais e busca soluções para resolvê-los. Desta forma, ao trabalharmos pesquisa aplicada com empresas cearenses, buscamos aplicar ciência de ponta aos problemas delas e melhorar o desempenho em diferentes aspectos. Essa é parte da nossa contribuição para melhoria da competitividade dos empreendimentos cearenses a partir da inovação. Ainda, colaboramos com empresas de diferentes setores econômicos (indústria, serviços, saúde, comércio etc), além do setor público.

Entrevista Nota 10 — A Universidade conta não apenas com o Ceará Awards para ratificar sua dedicação à área. Muitos avaliadores, inclusive internacionais — como o QS World University Rankings e o Times Higher Education (THE) World University Rankings —, destacam o investimento em inovação como um diferencial essencial da Unifor. Como a instituição é vista na cena de inovação brasileira e também mundial? 

Milton Sousa — Nossa posição nos diferentes rankings internacionais tem mostrado a constante evolução da Universidade de Fortaleza nos quesitos de pesquisa e inovação. Continuamente, temos melhorado nossa pontuação em pesquisa (publicações de alto impacto, citações etc), bem como em inovação (relacionamento com a indústria, desenvolvimento de projetos com empresas etc). Em 2024, daremos um próximo passo em direção a mais melhorias, como a modernização do nosso TEC Unifor. Estamos no Top 10 universidades privadas no Brasil em inovação, segundo o THE, posição que muito nos orgulha. E vamos continuar evoluindo.

Entrevista Nota 10 — Com foco na inovação, quais são os objetivos e perspectivas futuras da Universidade de Fortaleza a partir de agora? Que barreiras podemos tentar superar para alcançar resultados ainda melhores?

Milton Sousa — Os desafios são enormes, mas temos um planejamento estratégico que comporta nossos anseios e interesses de evolução. Para os próximos anos, vamos focar em aspectos como:

  • modernização do TEC Unifor,
  • atração de novas empresas,
  • ampliação dos programas com startups do Unifor Hub,
  • ampliação do portfólio de serviços de inovação,
  • ampliação do portfólio de clientes,
  • ampliação das parcerias institucionais,
  • fomentar a transferência de tecnologia para a indústria a partir das propriedades intelectuais geradas na Unifor.

Os desafios são enormes, mas nossa vontade de realizar é muito maior!