Entrevista Nota 10: Tiago Aguiar e a importância da voz na era digital

qua, 8 julho 2020 17:42

Entrevista Nota 10: Tiago Aguiar e a importância da voz na era digital

O fonoaudiólogo e professor de pós-graduação da Universidade de Fortaleza fala sobre o uso da voz nas novas tecnologias e plataformas


Tiago Aguiar ministra disciplinas de voz como ferramenta de trabalho e ensino na Pós-Unifor (Foto: Arquivo pessoal)
Tiago Aguiar ministra disciplinas de voz como ferramenta de trabalho e ensino na Pós-Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

De estudante a professor da Universidade de Fortaleza, o fonoaudiólogo Tiago Aguiar, graduado pelo curso de Fonoaudiologia da Unifor, hoje trilha caminhos na docência em harmonia com a clínica, suas duas paixões.

Especialista em Habilitação e Reabilitação Auditiva em Crianças pela USP e membro do Conselho Regional de Fonoaudiologia 8ª Região, ele conta ao Entrevista Nota 10 de que forma a profissão de Fonoaudiologia tem se tornado cada vez mais necessária na promoção da saúde da voz diante das novas ferramentas e tecnologias de comunicação. 

Unifor: Você se formou na Unifor e atualmente é professor de pós-graduação na Universidade. Como surgiu o interesse pela docência e em que áreas você tem atuado dentro dos cursos da Pós? 

Tiago Aguiar: Creio que o interesse vem lá da época de colégio. Vim de uma escola que estimulava muitos seus alunos a falarem em público, apresentando seminários em todas as disciplinas. E eu, adorava a sensação de estar ensinando algo. Com o decorrer do tempo o ensino passou a ser uma necessidade, juntamente com a clínica fonoaudiológica. Tenho muito prazer em ensinar aos alunos o "como fazer" dentro da clínica. Atualmente na Pós ministro disciplinas de voz como ferramenta de trabalho no ensino.

Unifor: Com o advento de tantas novas tecnologias, comunicar é uma "peça-chave" para diversas profissões. De que forma é possível trabalhar a voz para plataformas como as redes sociais? Os YouTubers, por exemplo, que utilizam muito esse meio para transmitir sua mensagem, deveriam buscar uma assistência? 

Tiago Aguiar: Pudemos perceber mais de perto durante a quarentena, o quanto as pessoas têm necessidade de se comunicar umas com as outras. Neste período, um grande veículo para isso foram as lives, utilizando voz e corpo diretamente. Se pararmos para pensar um pouco, a maioria das profissões utilizam a voz como instrumento de trabalho, desta forma a comunicação deve ser clara e efetiva. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para aperfeiçoar aspectos como os sotaque, nasalidade, voz sem brilho, rouquidão e tantas outras questões que influenciam na comunicação. Assim acho importantíssimo que quem tem a voz e o corpo como instrumento de trabalho procure sempre se aperfeiçoar com um profissional da área. 

Unifor: Os cantores também precisam do profissional de fono em seu dia a dia para cuidar do aperfeiçoamento vocal. A área da música tem se mostrado como um mercado promissor para os fonoaudiólogos nesse sentido, principalmente para os recém-formados?   

Tiago Aguiar: Trabalho com artistas desde que me formei, e estes profissionais foram se chegando aos pouco aos consultórios de Fonoaudiologia. Naquele tempo a procura por auxílio fonoaudiológico era sinônimo de patologia vocal. Os artistas não queriam ser vistos fazendo terapia fonoaudiológica com medo do público achar que suas "vozes" não estivessem tão bem, lembro-me de marcar vários atendimentos em horários diferenciados para essas pessoas não serem vistas. Atualmente isso mudou muito, hoje o artista faz questão de cuidar do seu instrumento de trabalho e gostam que isso seja divulgado. Assim, tivemos um crescimento importante na procura pelo aperfeiçoamento vocal no canto. Abrindo mais mercado de trabalho na área.

Unifor: Para finalizar, falando sobre o curso de Fonoaudiologia da Unifor, sabemos que o NAMI (Núcleo de Atenção Médica Integrada) tem papel fundamental para alinhar teoria e prática na formação dos alunos. Que tipos de atendimento são realizados no Núcleo?   

Tiago Aguiar: O NAMI tem imensa importância na formação dos nossos alunos, pois este campo de estágio traz a clínica fonoaudiológica em todas as áreas: voz, motricidade orofacial, linguagem oral e escrita, disfagia, audição e fluência. Assim, o aluno vivencia de perto a realização dos exames audiológicos, o trabalho interdisciplinar e as terapias fonoaudiológicas, estando preparado assim para o mercado de trabalho atual.