angle-left Lives da Superação: aluna do curso de Educação Física da Unifor conversa sobre dificuldades e vivências no esporte

Lives da Superação: aluna do curso de Educação Física da Unifor conversa sobre dificuldades e vivências no esporte

Aberta ao público, live será transmitida nas redes sociais oficiais da Universidade de Fortaleza


Atleta e nutróloga, Verena Figueira é também estudante do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
Atleta e nutróloga, Verena Figueira é também estudante do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, estreou, no dia 06 de maio, o projeto “Lives da Superação”. A ação tem o intuito de levar conteúdos e histórias sobre esportes para atletas, profissionais da área e amantes do universo. A próxima edição receberá, no próximo dia 13 de maio (quarta-feira), às 19 horas, Verena Figueira de Oliveira, que é nutróloga e aluna do curso de Educação Física da Universidade. A convidada irá conversar sobre a dupla jornada entre a vida acadêmica e a carreira nos esportes. 

A live terá como tema “Dupla jornada aluna x atleta: resiliência em acreditar que é possível alcançar seus objetivos” e será mediada pela estudante do curso de Jornalismo e apresentadora do Se Link, Brunna Veloso. A transmissão ocorrerá pelos canais oficiais da Universidade. 

No encontro online, além de tratar sobre a conciliação entre os estudos e a rotina profissional, Verena compartilhará histórias sobre seus títulos e conquistas ao longo da carreira. “Acho importante abordar esse assunto, visto que a grande maioria dos atletas da minha idade sentem dificuldade em conciliar a dupla jornada, sendo, na maioria das vezes, o estudo abandonado ou deixado para depois”, afirma.

Verena é atleta profissional de vôlei, sendo a única convocada do Norte/Nordeste para participar da seleção brasileira de voleibol universitário nas Olimpíadas Universitárias de Universíade, em Napoli, na Itália, em 2019. Foi, também, 1º lugar no Beach Games Universitário Internacional 2016/1017, além de ser vice-campeã da etapa de Lima (Peru) do Circuito Sul-Americano em 2016. 

A atleta conta que a trajetória no esporte começou quando ainda era criança. Por volta dos 12 anos de idade, ingressou em uma escolinha de vôlei de praia e, no ano de 2012, após ser vice-campeã dos Jogos Escolares da Juventude, começou a olhar para essa atividade de uma forma diferente. Desde então, concilia o vôlei de praia e o vôlei de quadra com os estudos. 

Em 2015, Verena teve a primeira oportunidade de representar o Brasil no Sul-Americano de vôlei de praia, alcançando a segunda colocação nos jogos do Circuito. “Desde então, o esporte vem mudando a minha vida e dando oportunidades que nunca iria ter. A vida de atleta é desgastante, principalmente quando é preciso conciliar com os estudos. Confesso que é difícil, estressante, demanda tempo, horas de sono e descanso, mas que no final vale a pena”, destaca ela. 

Serviço
“Lives da Superação”
Tema: “Dupla jornada aluna x atleta: Resiliência em acreditar que é possível alcançar seus objetivos”.
Convidada: Verena Figueira de Oliveira.
Dia 13 de maio de 2020, quarta-feira, às 19h.
Transmissão pelas redes sociais oficiais da Unifor (Instagram, Facebook, Youtube) e TV UNIFOR (canal 181 da NET).
Aberto ao público