angle-left Lives da Superação: professores de Educação Física debatem sobre planejamento e sucesso no esporte

Lives da Superação: professores de Educação Física debatem sobre planejamento e sucesso no esporte

A live será transmitida na próxima quarta-feira (27), a partir das 19h, pelos canais oficiais da Universidade de Fortaleza.


O convidado desta edição é o professor Luiz Marcelo Vieira, graduado em Educação Física pela Unifor e especializado em treinamento desportivo. (Foto: Ares Soares)
O convidado desta edição é o professor Luiz Marcelo Vieira, graduado em Educação Física pela Unifor e especializado em treinamento desportivo. (Foto: Ares Soares)

Realizadas pela Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, as “Lives da Superação” objetivam disseminar conteúdos relacionados ao esporte para atletas, profissionais da área e interessados. Se você está de olho nesse projeto, saiba que ele já possui mais uma edição à vista: trata-se do encontro “Trajetória de uma equipe campeã: os caminhos do sucesso”, que acontecerá na próxima quarta-feira (27), às 19h. 

A escolha do tema para esta próxima conversa foi motivada pela conquista da equipe de voleibol feminino da Universidade de Fortaleza no JUBs - Jogos Universitários Brasileiros. É o que afirma o professor Ralciney Barbosa, docente do curso de Educação Física da Universidade. “Ao fim do ano passado, pela primeira vez no Ceará, a equipe conquistou o campeonato brasileiro universitário na modalidade voleibol feminino. Por isso, nosso assunto principal a ser abordado na live é o planejamento. Vamos falar, de forma ampla, quais os pontos importantes para um planejamento de sucesso”, completa o professor, que será responsável por mediar o encontro virtual.

A transmissão ocorrerá pelos canais oficiais da Universidade. O convidado da vez será o professor Luiz Marcelo Vieira, graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza e especializado em treinamento desportivo. Marcelo também é técnico em nível III de quadra e nível II de praia pela Confederação Brasileira de Voleibol. Ele atua diretamente com as equipes esportivas da Unifor.

“Durante a live, iremos abordar sobre o processo de preparação vivenciado pela equipe de voleibol feminino para a conquista no campeonato brasileiro. Acredito que seja importante conhecer como uma equipe do Nordeste se preparou para disputar com equipes do Sul e Sudeste o título de campeão brasileiro. Vamos falar, por exemplo, sobre a questão do equilíbrio entre estudo e esporte, explicando como esses alunos encararam esse processo de treinamento para conseguir a conquista no campeonato”, explica o convidado.

O assunto não ficará restrito apenas à área esportiva; pretende-se mostrar ao público de diversas áreas profissionais que é possível alcançar seus objetivos. “Não nos limitaremos a falar apenas sobre a equipe campeã. Vamos tratar sobre outras questões, como a paridade entre cognição e ação, explicando sobre a importância do aspecto cognitivo no desenvolvimento de um atleta. Falaremos das equipes multidisciplinares, sobre como ter pessoas de diferentes áreas junto a você é importante para alcançar seus objetivos. Abordaremos sobre as competências necessárias para formar um profissional de sucesso, que serve para o treinador ou qualquer outra área”, ressalta o professor Ralciney.

Serviço

“Lives da Superação”
Tema: Trajetória de uma equipe campeã: os caminhos do sucesso
Convidado: Luiz Marcelo Vieira 
27 de maio de 2020, quarta-feira, às 19h
Transmissão pelas redes sociais oficiais da Unifor (Instagram, Facebook , Youtube) e TV Unifor (canal 181 da NET)