angle-left Nova parceria da Universidade de Fortaleza beneficiará alunos dos cursos de gestão

Qui, 12 Novembro 2020 15:12

Nova parceria da Universidade de Fortaleza beneficiará alunos dos cursos de gestão

Convênio com a empresa brasileira Nelogica disponibilizará licença gratuita de softwares voltados para o mercado financeiro.


Parceria contribuirá para que estudantes tenham vivências práticas de mercado (Foto: Ares Soares. Registros feitos antes da pandemia)
Parceria contribuirá para que estudantes tenham vivências práticas de mercado (Foto: Ares Soares. Registros feitos antes da pandemia)

Possuir uma perspectiva para além da sala de aula é uma das principais chaves para universitários que almejam ingressar com segurança no mercado de trabalho. Para auxiliar nesse processo, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, acaba de firmar acordo com a Nelogica, empresa brasileira que atua no desenvolvimento de aplicações avançadas para o mercado financeiro. Estudantes dos cursos voltados para a área de gestão - Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Administração - terão livre acesso aos softwares desenvolvidos pela empresa.

“A parceria visa aprofundar os conhecimentos sobre o mercado de capitais e ampliar a networking e empregabilidade dos estudantes”, explica o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Allison Martins. “A Nelogica é a empresa desenvolvedora do ProfitChart, que é uma das melhores plataformas de negociação de ativos em funcionamento no Brasil”.

Segundo ele, os alunos terão acesso gratuito a uma plataforma de negociação completa, que contará com módulos como “tape reading”, “simulador”, “replay” e “opções”. Ela deve ser liberada, de início, para os alunos das disciplinas de Mercado de Capitais e de Instrumentos Financeiros e Derivativos. Posteriormente, alunos de outras disciplinas que tenham interesse no tema também serão beneficiados.

“Será possível, inclusive, a oferta de novos cursos de curta duração sobre análise técnica e opções, voltados exclusivamente para o uso da ferramenta, levando a Unifor a ser pioneira em cursos específicos de análise técnica e opções”, complementa Martins.

Sobre o convênio, a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Danielle Coimbra, destaca: “Temos investido muito em parcerias que fortalecem a aproximação da sala de aula com o mercado e ampliam a base de repertório dos nossos estudantes. Esta é mais uma que tem este intuito e, certamente, trará grandes ganhos ao processo de formação, além de abrir possibilidades de inserção dos nossos estudantes no mercado de trabalho cada vez mais cedo, ainda no percurso acadêmico”.

Representantes da Nelogica afirmam que o compromisso com a Universidade de Fortaleza surgiu por interesse dos próprios acadêmicos em auxiliar os alunos com educação financeira, e que ela vem como oportunidade de fortalecer laços com o Nordeste. É a primeira vez que a empresa fecha acordo com uma grande Universidade da região. 

“Há grande concentração das academias do eixo Rio-São Paulo, mas é do nosso intuito mudar a cara disso. Grandes professores, contadores e economistas possuem suas formações fora destes estados”, conta Gabriel Fioravante, que integra o núcleo de parcerias da Nelogica. “Esperamos aproximar cada vez mais os estudantes do Ceará com o mercado financeiro, para que a Universidade forme, além de profissionais qualificados, investidores conscientes que consigam tomar suas próprias decisões de investimentos no futuro, sem cair em armadilhas”.