null Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV) oferece atendimento gratuito à população

Seg, 18 Setembro 2023 16:19

Defensoria e Ministério Público Estadual já contam com suporte da iniciativa da Universidade de Fortaleza encaminhando casos para o projeto

No NAVV, vítimas de violência urbana recebem apoio jurídico, psicológico e social (Foto: Getty Images)

A violência urbana é um problema que afeta, entre outras áreas, a segurança, a saúde mental e o desenvolvimento econômico da sociedade. No intuito de contribuir para o combate a essa questão, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, oferece suporte à população vitimada por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV).

Coordenadora da iniciativa — que foi inaugurada em maio deste ano — e da graduação em Direito, a professora Juliana Mamede avalia que os atendimentos realizados pelo NAVV nesses primeiros meses de atuação têm tido impacto positivo na vida das pessoas que passaram por lá.

“Esse espaço é de grande valia, posto que o NAVV, além de se apresentar como um local de escuta e acolhimento, propicia atendimentos gratuitos nas searas jurídica, psicológica e social, o que faz grande diferença na vida de pessoas que são socialmente invisíveis, que sofrem com a exclusão e que são penalizadas pelo fato de serem economicamente frágeis”, relata a docente.

Casos atendidos e obstáculos

Conforme ressalta Juliana Mamede, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana tem atendido:

• deslocados urbanos (indivíduos que perderam suas moradias em virtude da atuação do crime organizado);
  • pessoas que de alguma forma foram afetadas por homicídios e feminicídios (na forma consumada e tentada);
  • vítimas de violência institucional;
  • casos que envolvem violência doméstica e sexual.

“A atuação do Núcleo gravita em torno da pessoa acolhida, da promoção do seu bem-estar, do resgate da sua autoestima e da sua dignidade, razão pela qual sempre temos como baliza os interesses e as fragilidades apresentados pelo indivíduo em acolhimento”Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito, do NAVV e da Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflito

Até o momento, o NAVV fez contato com 38 pessoas, das quais 35 foram efetivamente atendidas. Durante os quatro meses de atuação, o NAVV tem recebido encaminhamentos do Ministério Público Estadual — por meio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV) —, da Defensoria Pública Estadual — por intermédio da Rede Acolhe — e da Pastoral Carcerária. Além disso, demandas espontâneas também chegam via Escritório de Prática Jurídica (EPJ) e contatos telefônicos.

Entre os obstáculos no combate à violência urbana é possível citar o medo e a falta de confiança em instituições governamentais. A professora Juliana conta que é exatamente esse medo que paralisa as vítimas, fazendo com que se sintam frágeis e desprotegidas.

“Há um descrédito no tocante à capacidade do Estado de prover a segurança, razão pela qual, muitas vezes, a opção é pelo silêncio”, acrescenta a docente, que é autora do livro “A Crise da Segurança Pública e as Facções Criminosas: origens, contexto e alternativas”, publicado em 2023.

+ O efeito das facções criminosas na crise de segurança pública

Como utilizar os serviços do NAVV?

A proposta do NAVV é acolher a população mais vulnerável ao fenômeno da violência. Dessa forma, estão aptas a serem atendidas pelo Núcleo pessoas hipossuficientes vítimas da violência urbana, tais como deslocados urbanos, vítimas diretas e indiretas dos crimes violentos letais intencionais (CVLI´s) e vítimas de violência doméstica.

Os agendamentos são realizados por e-mail ou telefone. Já o fluxo de atendimento do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana da Unifor funciona da seguinte maneira:

1. Ao receber um encaminhamento ou um caso de demanda espontânea, o NAVV agenda o acolhimento multidisciplinar (jurídico, psicológico e social), oportunidade na qual os profissionais realizarão atendimento conjunto, a fim de identificar as demandas existentes a partir do relato inicial do assistido.
  2. Realizado o atendimento multidisciplinar, as demandas são categorizadas, priorizando-se as mais urgentes. Assim, são definidas as estratégias de atuação, de modo que se possa agir adequadamente, com temperança e sabedoria, posto que todas as demandas são complexas e peculiares, impondo a customização do atendimento.

Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV) da Unifor
Local: Escritório de Práticas Jurídicas, bloco Z (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza-CE)
Funcionamento: segunda a sexta-feira | 8h às 12h | 13h às 17h
Agendamentos: navv@unifor.br