null O que os novos alunos da Universidade de Fortaleza almejam em sua trajetória acadêmica?

Qui, 10 Dezembro 2020 17:47

O que os novos alunos da Universidade de Fortaleza almejam em sua trajetória acadêmica?

Alunos matriculados para cursar na Universidade em 2021.1 relatam sobre sonhos e metas para suas futuras trajetórias profissionais


Futuros universitários aguardam ansiosamente o início do próximo semestre letivo na Unifor (Foto: Ares Soares)
Futuros universitários aguardam ansiosamente o início do próximo semestre letivo na Unifor (Foto: Ares Soares)

A escolha profissional é um período decisivo na vida de jovens e adultos. Escolher qual graduação seguir, em qual Universidade cursar e por onde começar a construir o seu futuro profissional são algumas das dúvidas e decisões existentes para quem está vivenciando este período de escolha e o início de um novo ciclo.

Para nos aproximar da perspectiva de quem está vivenciando essa tão aguardada etapa, alunos recém matriculados na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, contam sobre o que os motivou a escolherem seus respectivos cursos de graduação, como aconteceu o processo de escolha da Universidade e quais as suas expectativas para o início do semestre em 2021.1. Confira!

Ana Evelyn Matias, ingressante em Enfermagem. (Foto: Arquivo pessoal)

Para Ana Evelyn, 17, a escolha de cursar Enfermagem aconteceu aos poucos. “Fiquei em dúvida entre alguns cursos, todos na área da saúde, porque eu queria de alguma forma cuidar das pessoas. A Enfermagem foi me conquistando e decidi que era isso que eu queria cursar”, comenta ela.

Segundo a ingressante, estudar na Universidade de Fortaleza sempre foi um sonho. “Por ser bolsista do projeto que oferece bolsas de estudo a alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz em um convênio com o Colégio Ari de Sá, eu tinha a possibilidade de ter a bolsa integral estendida à Universidade no curso de minha escolha”, completa ela.

Evelyn destaca ainda estar animada para dar início ao curso e “para poder, de fato, conhecer a fundo a Enfermagem. A longo prazo, pretendo ser uma boa profissional, capacitada para cuidar das pessoas como sempre quis”.

Ana Carolina Halliday, ingressante em Direito. (Foto: Arquivo pessoal)

Ana Carolina Halliday, 17, sempre demonstrou interesse pelo curso de Direito. Seu primeiro contato com a Universidade de Fortaleza se deu a partir de sua família: “Minha família estudou na Universidade, e o campus e a biblioteca sempre me chamaram a atenção”.

Em sua primeira graduação, a aluna destaca já ter planos sobre qual área do Direito seguir. “Como metas futuras, desejo me graduar em Direito, fazer especializações e mestrado. Pretendo ser juíza”, completa.

Julia de Andrade, ingressante em Ciência da Computação. (Foto: Arquivo pessoal)

Julia de Andrade, 17, optou por cursar Ciência da Computação e conta sobre o processo de escolha da Universidade. “Conversei com minha mãe e nós optamos pela Universidade de Fortaleza, pois o calendário das aulas me agradou”, comenta ela.

Dentre os principais objetivos em sua trajetória acadêmica, a aluna destaca concluir o curso no tempo correto. “Também quero trabalhar em estágios durante o tempo em que eu estarei na faculdade. Após a formatura, pretendo conseguir um emprego fixo”, ressalta.

Letícia Guimarães, ingressante em Psicologia. (Foto: Arquivo pessoal)

Letícia Guimarães, 17, relembra que a escolha pela graduação em Psicologia aconteceu durante o Ensino Médio. “Não tinha certeza do curso que queria fazer, até o final do meu terceiro ano”, comenta a futura aluna Unifor.

Ela explica que conheceu a Universidade de Fortaleza por ouvir boas referências sobre a Instituição. “É minha primeira graduação, e espero que as aulas possam voltar a acontecer presencialmente em 2021.1. Almejo ter uma boa formação, colecionar memórias e adquirir conhecimento”, destaca Letícia.