null Orgulho Unifor: Professora lança dois livros na Bienal Internacional de São Paulo

Sex, 8 Julho 2022 16:09

Lançamento das obras de Adriana Pires, docente do curso de Medicina, vai acontecer no dia 9 de julho, durante o evento na capital paulista

Adriana Pires é autora dos livros “Poesias Medicinais de A a Z” e “Poesia para mães cansadas” (Foto: Arquivo Pessoal)

Um dos principais pilares da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é o incentivo ao desenvolvimento de publicações científicas, literárias e acadêmicas. Alunos e docentes produzem, semestralmente, diversos produtos, que se tornam complementares à sua formação profissional. Esse é o caso da médica Adriana Pires, professora do curso de Medicina. Ela vai realizar, no dia 9 de julho, o lançamento de dois livros na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Doutora em oncologia e docente há 13 anos, Adriana teve a oportunidade de dar um pontapé na vida de escritora, seguindo essa paixão que a acompanha desde criança. Para o seu grande lançamento, ela terá como palco um dos principais eventos literários da América Latina, que acontece na capital paulista. Na ocasião, a docente vai apresentar duas obras de sua autoria: “Poesias Medicinais de A a Z - Receitas poéticas de amor e esperança contra o câncer” e “Poesia para mães cansadas”.

+ Entrevista Nota 10: Adriana Pires e o diálogo entre arte e saúde

Estou realizando um sonho de vida, de ser uma escritora. Sei que sou uma gotinha no mar de livros da Bienal, mas só em estar lá, sentar numa cadeira e me colocar como autora de livros de poesias, enche meu coração de alegria e ânimo de continuar em frente. Além disso, trazer a poesia para a vida cotidiana de mãe e também para a prática da medicina, especialmente a oncologia, representa um passo de arte e beleza para esse mundo”, revela Adriana.

A docente ressalta a importância da Unifor no processo criativo dos seus livros: "A Universidade de Fortaleza transformou minha vida. Sem dúvidas é uma instituição que valoriza a arte como estilo de vida. As minhas caminhadas pelo campus foram inspirações que mudaram meu olhar de cansaço de médica, professora e mãe para enxergar a beleza no simples e no sofisticado, que existe tanto dentro quanto fora de nós. Andar pelo campus é pisar em poesia, respirar versos e sentir rimas que curam os males do corpo e da alma”.

Sobre os livros

“Poesias Medicinais de A a Z - Receitas poéticas de amor e esperança contra o câncer" é um glossário com termos médicos e não-médicos de palavras que permeiam a jornada de quem precisa lidar com um câncer, seja o paciente, a família ou os profissionais. A obra possui relatos de casos que marcaram a trajetória da autora e aborda, de forma literária, os vários aspectos que englobam a doença, como os efeitos colaterais causados pela quimioterapia.

“Poesia para mães cansadas” é uma obra que retrata, por meio de poemas, uma declaração de amor para quem não cansa de amar. O livro traz uma reflexão sobre o papel da mãe dentro da sociedade. Para isso, é divido em três partes:

1 - Toda mãe sente algum cansaço (a rotina cansativa, cômica e por vezes solitária da maternidade);
2 - Olhe para dentro (reflexões sobre o peso da maternidade, da desconstrução estrutural e idealizada da super-mãe e o que precisamos enxergar de bom ou desafiador dentro de nós);
3 - "Liberte-se" (um grito de liberdade de quem deve viver uma vida digna e feliz).

Segundo Adriana, os dois livros representam o melhor de si: Tanto como uma “mulher comum”, que só deseja que suas filhas sejam felizes com suas escolhas; quanto como uma médica, que abraça a causa do câncer e só deseja trazer alento e “comprimidos de esperança a todos que passam por essa doença”.

“Sou médica há 20 anos, oncologista há 15 anos, docente de Medicina da Unifor há 13 anos e mãe há 10 anos. Estou celebrando minha caminhada até aqui, como uma visão positiva de futuro, com meus pés firmes num cimento de coragem, dúvidas e certezas”, finaliza Pires.