null Pelo quinto ano consecutivo, Unifor é a melhor universidade privada do N/NE segundo ranking QS América Latina e Caribe

Qua, 13 Setembro 2023 18:01

O ranqueamento aponta ainda que a Universidade de Fortaleza é a melhor instituição no quesito citações por artigo do Brasil e a terceira entre todos os países da região

A Unifor é considerada também a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste pelo ranking britânico Times Higher Education - THE (Foto: Renato Radeke)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - foi reconhecida, pelo quinto ano consecutivo,  a melhor instituição de ensino superior privada do Norte e Nordeste pelo ranking internacional QS Latin America & The Caribbean 2023. Entre as universidades particulares, a Unifor conquistou a 8ª posição no ranking brasileiro. Elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de universidades, o ranking, divulgado nesta quarta-feira, 13, é considerado um dos principais indicadores de qualidade de ensino do mundo.

O ranking QS usa como critérios de avaliação impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. As pontuações são definidas com base na reputação acadêmica da instituição (30% da nota), reputação do empregador (20%), proporção de docentes por aluno (10%), professores com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por corpo docente (5%) e impacto na internet (5%). Neste ano, foram avaliadas 430 instituições em 25 países, duas a mais que em 2022, sendo 98 instituições brasileiras.

Na avaliação deste ano, a Unifor subiu no ranking geral, ocupando agora a faixa “151-160”. Além de figurar na primeira colocação geral entre as particulares do Norte e Nordeste, a Unifor lidera regionalmente em todos os oito quesitos avaliados. Segundo o professor Randal Pompeu, Reitor da Universidade de Fortaleza, o desempenho é um reflexo das várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão que a Unifor tem acumulado ao longo dos seus 50 anos de história.

“Sermos reconhecidos em rankings internacionais como o QS, subindo a cada ano nossa posição na lista, nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar trabalhando em busca da excelência. Seguiremos reforçando áreas como a inovação e a internacionalização, bem como nossa missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais, da pesquisa e da extensão universitária”, reforça.

Pesquisa Unifor em destaque

No critério citações por artigo, a Universidade de Fortaleza ocupa a primeira colocação entre as instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil. Entre as universidades dos países da América Latina e Caribe, a Unifor figura em terceiro lugar, subindo oito posições em comparação ao ranking de 2022. No quesito artigos por corpo docente, a Universidade também subiu posições, tanto na classificação brasileira quanto geral.

O resultado demonstra o fortalecimento da pesquisa na Unifor, com publicações publicadas nos principais periódicos do mundo. Atualmente, cerca de 220 projetos são realizados nas áreas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia. As pesquisas mobilizam o trabalho de pesquisadores seniores e iniciantes articulados em 41 grupos vinculados a aproximadamente 100 linhas de investigação que acolhem estudos sobre os diversos e complexos fenômenos que compõem a vida moderna.

“Esse resultado reflete a evolução da pesquisa na Unifor nos últimos anos, com políticas e investimentos que enfocaram a qualidade e o impacto da pesquisa. Esse resultado é também uma grande vitória para nossos professores pesquisadores, que têm produzido em alta qualidade e publicado em revistas de impacto, gerando cada vez mais citações”, afirma Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor.

Ranking THE

Neste ano, a Unifor foi reconhecida novamente também como a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE). Além disso, é a única instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste no ranking THE Impact, que avalia as ações voltadas ao desenvolvimento econômico, à industrialização sustentável, ao emprego decente e inovação e ao impacto dos trabalhos desenvolvidos por universidades de todo o mundo para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.