null Pesquisadores desenvolvem sistema que diagnostica Covid-19 por Raio-X

Qui, 23 Julho 2020 18:27

Pesquisadores desenvolvem sistema que diagnostica Covid-19 por Raio-X

Doutor e docente da Universidade de Fortaleza elaboram sistema de Inteligência Artificial que detecta pacientes com coronavírus por exames de Raio-X.

Exames de Raios-X com filtros
Exames de Raios-X com filtros "fuzzy" utilizados no desenvolvimento da ferramenta para diagnóstico de pacientes com Covid-19. (Foto: Arquivo pessoal)

Em meio a inúmeros esforços no combate ao novo coronavírus, o destaque da última semana vai para o sistema de Inteligência Artificial (IA) que auxilia no diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19. A tecnologia foi desenvolvida em pesquisa por Nauber Gois, egresso da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e Victor Hugo de Albuquerque, docente do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA).

O sistema em questão é um modelo computacional baseado em Aprendizado de Máquinas (Machine Learning) que detecta e classifica automaticamente pacientes com Covid-19 por meio das imagens de exames de Raio-X do tórax. Provisoriamente chamada de “Diagnose”, a ferramenta poderá ser utilizada na triagem de pacientes e ajudará aos profissionais de saúde no diagnóstico da doença em hospitais e clínicas.

Nauber é líder do time de Aprendizado de Máquina da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e relata que leva menos de um minuto para o sistema realizar o diagnóstico de forma automática, além de possuir uma alta taxa na detecção de casos positivos.

A ferramenta segue agora para testes clínicos e terá suas acurácia e precisão validadas junto a profissionais de saúde, que darão retorno sobre o modelo para os possíveis ajustes  necessários ao seu funcionamento em larga escala. “Nessa fase a colaboração do corpo de médicos e profissionais envolvidos no projeto é essencial”, acrescenta Victor Hugo.

Sobre o projeto

Como pesquisador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa, Nauber explica que a ideia da iniciativa surgiu de suas conversas com Victor Hugo sobre a necessidade de realizar algo para o diagnóstico da Covid-19 usando inteligência artificial. Eles, então, elaboraram o projeto e apresentaram à Sesa, que agora está apostando e aplicando o sistema.

De acordo com Nauber, a participação do Victor foi fundamental para o projeto ser bem sucedido: “ele nos ajudou no processo de validação, nas orientações, nas correções necessárias do projeto”. Além do docente do PPGIA, o projeto também contou com a participação de Naercio Magaia, da Universidade de Lisboa (Portugal); Weiping Ding, da Universidade de Nantong (China); e Rafael Costa, cientista de dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Segundo os cientistas, a meta é expandir a ferramenta para realizar a identificação de outras patologias e auxiliar a diagnósticos com classificações que sejam feitas por imagem. A equipe também pretende desenvolver um aplicativo no qual a IA fará análise em tempo real das imagens de raio-x. Dessa forma, o processo e exame dos diagnósticos será rápido, facilitando o acesso dos profissionais de saúde à informação.

Orgulho Unifor

“Representar a instituição que me acolheu e me propicia tudo que preciso para desenvolver pesquisa de ponta é muito recompensador”, comenta o Victor Hugo. Ele também declara que “este projeto comprova que a formação de recursos humanos por parte do PPGIA é de excelência, uma vez que nosso egresso, Nauber, é o coordenador e está liderando esse projeto”.

Nauber tem uma longa história acadêmica na Unifor, sendo egresso do curso de Ciência da Computação, além de doutor e mestre em Informática Aplicada também pela Universidade. Foi durante a pós-graduação que o pesquisador migrou para a área de Inteligência Artificial. “Dado o apoio e o suporte do doutorado da Universidade, a instituição foi fundamental na minha participação nestas pesquisas que eu atuo hoje. A Unifor tem uma contribuição enorme na minha formação como profissional”, conclui Nauber.