null Programa Tutorial Acadêmico da Unifor permanece em funcionamento durante a quarentena

Qua, 6 Maio 2020 15:39

Programa Tutorial Acadêmico da Unifor permanece em funcionamento durante a quarentena

Presente em todos os Centros de Ciências da Universidade, o Programa Tutorial Acadêmico (PTA) oferece serviços aos alunos durante o período de isolamento social.


Oficina de escrita promovida pelo PTA em abril do ano passado. Durante a pandemia, o Programa tem realizado atividades remotas (Foto: Ares Soares)
Oficina de escrita promovida pelo PTA em abril do ano passado. Durante a pandemia, o Programa tem realizado atividades remotas (Foto: Ares Soares)

Aprimorando o engajamento dos estudantes em suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais, o Programa Tutorial Acadêmico (PTA) da Universidade de Fortaleza, instituição pertencente à Fundação da Edson Queiroz, tem a missão de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela instituição. Mostrando-se de grande auxílio no corrente período de isolamento social, o atendimento do Programa permanece funcionando durante a quarentena. 


Na Unifor, cada Centro de Ciências possui seu PTA; estes disponibilizam diversos canais de comunicação, prestando esclarecimentos e desenvolvendo ações de suporte aos alunos. A seguir, entenda mais sobre o funcionamento do Programa em seus respectivos Centros. 

Em seu funcionamento habitual, o PTA é responsável por recepcionar os alunos do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG) e proporcionar a eles diversos projetos. Sobre o assunto, a a professora Gleiva Rios, que faz parte da equipe do PTA CCG, explica que “com o propósito de sempre acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, criamos o  ‘Prepare-se’, um projeto que realiza diversas edições durante o semestre, como cursos, workshops e oficinas sobre como planejar e organizar seu tempo, e elaborar apresentações de impacto, dentre outros temas. Também desenvolvemos o ‘Equalize’, um programa voltado para a gestão de emoções, que promove atividades para deixar a rotina acadêmica mais leve”.

Ela destaca também que, durante o período de isolamento, os canais disponibilizados  de apoio aos estudantes continuam a funcionar e os alunos devem estar atentos às lives que serão ofertadas no decorrer do semestre.  “No canal ‘FALAÊ CCG’, o aluno pode ser atendido por Whatsapp, bem como via e-mail. Pelos canais, procuramos propor soluções que atendam às necessidades acadêmicas e humanas desses alunos. Acompanhamos também o desempenho dos alunos que estão mais ausentes para auxiliá-los e orientá-los neste período, mitigando suas angústias”, salienta Gleiva.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, via Whatsapp ([85] 99236-3253 ou 98766-1159) ou via torpedo para qualquer um dos professores tutores Gleiva Rios, Luciana Jorge e Elisberg Bessa. Os atendimentos também poder ser realizados através de e-mail para o endereço eletrônico ptaccg@unifor.br

Durante a quarentena, o PTA do Centro de Ciências da Saúde (CCS) tem desenvolvido diversos projetos com o intuito de minimizar os impactos negativos do atual momento nos âmbitos da saúde mental e do crescimento acadêmico de todos que dele fazem parte. 

Segundo Aline Teixeira, coordenadora do PTA, os projetos estão sendo realizados virtualmente através da plataforma Hangouts Meet. “Sempre divulgamos em nossa página no Instagram e enviamos torpedos no Unifor Online aos nossos alunos informando a data e o horário em que [os projetos] acontecerão. Estamos oferecendo rodas de conversa sobre ansiedade nestes tempos difíceis, proporcionando conforto aos discentes de forma geral. Em nosso projeto ‘Dialogando Preconceito’, por exemplo, temos rodas de conversa em que os estudantes podem compartilhar suas vivências e opiniões. Temos também o ‘Protagonismo Estudantil’, projeto em que vários monitores dos cursos do CCS desenvolvem vídeos para os outros alunos, que são postados nas redes sociais e enviados por torpedo”, explana a professora.

O primeiro vídeo do projeto Protagonismo Estudantil, abordou a meditação com os alunos da psicologia. “O segundo vídeo, contou com a participação dos alunos da Fisioterapia sobre cuidados com a postura e em seguida, com uma aluna da Nutrição acerca de como manter uma alimentação saudável em tempos de quarentena”, completa Teixeira.

Outras atividades continuam sendo desenvolvidas, a exemplo do Conexão CCS. As atividades abordam temas diversos e focam na liderança e no mercado de trabalho. Os encontros são sempre anunciados através do Instagram ou torpedos. “Os alunos do CCS também possuem acesso a uma pasta no google drive em que todos os materiais desenvolvidos são compartilhados. Temos a intenção de sempre estarmos próximos aos alunos”, destaca a professora Aline.

Os interessados podem acompanhar os projetos desenvolvidos por meio do Instagram e dos torpedos recebidos no Unifor Online. Os atendimentos para eventuais dúvidas funcionam via Whatsapp (85 98776.0571) ou pelo e-mail ptacss@unifor.br , durante horário comercial. 

O PTA do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) também vem realizando lives via Hangouts Meet. A professora Lia Bitar, uma das docentes por trás dos encontros virtuais, explica que os alunos recebem o link para acesso por torpedo. “Fizemos [transmissões] com um número limitado de participantes, visando a aproximação maior dos alunos que decidiram estar conosco. Nestas lives, conversamos sobre angústias, saúde mental e outros assuntos bastante presentes neste período. Também realizamos uma ação com os alunos monitores - pensamos em estratégias de como eles podem continuar trabalhando com os alunos, visando a estabilidade emocional de todos”, completa ela.

Ainda segundo a professora, o PTA planeja continuar intensificando a presença virtual com novas lives e, a partir delas, explorar uma abordagem voltada para o entretenimento. Caso queiram esclarecer dúvidas e informações, os alunos devem contactar o PTA por torpedo, inserindo como destinatárias as professoras-tutoras Lia Maria Frota Amora Silva Bitar e Sandra Maria Rocha.

O Programa Tutorial Acadêmico do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) tem como principais funções o desenvolvimento de projetos visando à formação integral do aluno e prestar esclarecimento aos alunos sobre diversas questões envolvendo rotinas acadêmicas. Em seu funcionamento habitual, elucida dúvidas que abordam desde o aproveitamento de estudos e o trancamento de disciplinas até as relativas ao estágio supervisionado e às oportunidades de estágios externos. O Programa também promove a acolhida aos alunos e realiza semanas de integração, diversos eventos e projetos durante o semestre, como os projetos Mapa da Escrita e Passo a Passo.

Entretanto, durante o período de isolamento social, as questões recebidas são em sua maioria sobre atividades complementares e metodologias, como afirma a professora Tainah Sales, pertencente à equipe responsável pelo PTA: “Ultrapassamos 300 atendimentos durante este período de isolamento. As principais dúvidas são sobre as atividades complementares e sobre até quando vai esse período de isolamento, pois alguns alunos apresentam dificuldades de acesso no ambiente virtual. Também fazemos atendimento com muitos alunos que estão com dificuldade de concentração em seus horários de estudo. Quando necessário, encaminhamos esse aluno ao Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP)”, completa a professora. 

O atendimento está sendo realizado via torpedo para qualquer uma das tutoras do PTA CCJ, por e-mail (ptaccj@unifor.br) e por Whatsapp ([85] 98766-1158), de 8h às 18h.

Durante os dias de reclusão social, o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) permanece oferecendo acessibilidade para alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). “O alunos chegam ao PAP por encaminhamento da coordenação ou de professores, além de sua própria busca espontânea”, comenta a professora Terezinha Joca, responsável pelo Programa.

Para auxiliar pessoas que apresentam deficiência visual, a iniciativa adapta o material em texto para áudio. Legendas em vídeos são disponibilizadas para pessoas com deficiência auditiva. Os indivíduos surdos, por sua vez, podem contar com a participação de intérpretes de Libras nas aulas síncronas, tradução dos informes institucionais para Libras e apoio nas demais atividades. 

Em relação aos atendimentos psicopedagógicos e psicológicos, estes ocorrem conforme forem agendados online. Os agendamentos podem ser feitos via e-mail (papunifor@gmail.com) ou pelo telefone ([85] 99250-7530). Os interessados também podem realizar inscrições para solicitar atendimento clicando aqui.