angle-left Saiba como manter a alimentação saudável durante o período de quarentena

Ter, 31 Março 2020 14:39

Saiba como manter a alimentação saudável durante o período de quarentena

Filipe Brito, professor do curso de Nutrição, sugere métodos para manter a rotina alimentar em dia.


Para organizar a rotina alimentar durante a quarentena é importante buscar o equilíbrio (Foto: Shutterstock)
Para organizar a rotina alimentar durante a quarentena é importante buscar o equilíbrio (Foto: Shutterstock)

Durante o isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, transformações no cotidiano são inevitáveis e impactam diretamente o bem-estar físico e mental da população. Sintomas de ansiedade e sensação de impotência diante ao ócio por estar em casa são comuns e refletem frequentemente na alimentação.

Organizar uma rotina alimentar é a melhor estratégia para voltar ao eixo do consumo saudável de alimentos. Essa recomendação vem do professor Filipe Brito, pertencente ao time de docentes do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. “Este momento é uma boa oportunidade para voltarmos a cozinhar em família. Essa é melhor forma de mantermos uma alimentação saudável”, comenta o professor. 

O nutricionista também ressalta a importância de se controlar os pedidos de comida por delivery. “Temos que ter cuidado nesse momento com as facilidades deste método, pois podemos acabar fazendo diversas refeições pobres em nutrientes e com excesso de calorias”, destaca o professor, especializado em Nutrição Funcional com atuação em consultório.

Entretanto, manter uma rotina alimentar adequada não é fácil. Giovanna Pimentel, graduanda em Psicologia, comenta que seu dia-a-dia tem sido bastante afetado, não só no tocante à alimentação, como nas atividades físicas também. “Quando se está em sua rotina habitual, de ir para faculdade e trabalho, torna-se mais fácil ter uma alimentação saudável. Eu costumava levar para meus compromissos alguns lanches já separados, assim eu tinha menos tempo para furar a dieta”, completa a aluna.

Já durante o período de isolamento, Giovanna ressalta que é tendencioso fugir do equilíbrio. “Em casa, com tantas opções nem tão saudáveis para comer, e tempo ocioso, acabamos comendo mais do que deveríamos. No entanto, sempre preferi gastar o meu tempo de ócio preparando o que vou comer, mesmo que não seja algo tão saudável, ao invés de me render aos fast foods”, destaca Pimentel. 

Confira a seguir algumas dicas do professor Filipe Brito de como começar a organizar a sua rotina alimentar:

Tente estabelecer um cardápio para a casa

O que será feito? Quem irá ajudar? Planejar coletivamente o que cada um irá fazer nas receitas é interativo e incentiva a preferência por refeições feitas em casa. 

Não pense só em alimentos saudáveis

É essencial reservar alguns momentos para preparações afetivas em família. Como por exemplo, preparar uma receita específica para um momento especial, em uma sexta-feira a noite ou almoço de domingo. 

Intensifique a convivência na cozinha

Colocar todos os membros da família no mesmo foco ajuda a melhorar a convivência na cozinha e nas refeições, proporcionando uma boa relação por meio da comida e construindo momentos saudáveis.