null TV Unifor exibe documentário em homenagem ao professor e pesquisador Gilmar de Carvalho

O sobralense que se dedicou a pesquisar as manifestações culturais é lembrado como profundo conhecedor do Ceará

Em 2019, a Unifor lançou uma nova edição do livro “O Gerente Endoidou”, publicação de Gilmar de Carvalho, que também teve uma trajetória de destaque como publicitário (Foto: Ares Soares)

Uma homenagem ao professor e pesquisador Gilmar de Carvalho será exibida neste sábado, 22 de maio, às 20 h, pela TV Unifor. Conhecedor das manifestações culturais do seu povo, ele deixou mais de 50 livros e espalhou a admiração pelo saber popular entre os alunos. Gilmar faleceu aos 71 anos, em 17 de abril de 2021, vítima de complicações da Covid-19. Os alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor e estagiários da TV Unifor, Larissa Estevam e Raul Felipe, são os responsáveis pelo roteiro, produção e direção do documentário, que teve Glauber Paiva Filho como professor orientador.

“Gilmar de Carvalho soube ver e mostrar a cultura cearense na sua quase totalidade. O seu olhar atento e a sua inteligência rara farão muito falta”, conta a pesquisadora e curadora de artes Dodora Guimarães. Outros depoimentos são dados por professores, artistas, amigos, jornalistas e ex-alunos. “Um ser humano incrível, um fazedor de laços”. “Com sua obra, nos reconecta a nós mesmos”. “A sede de saber dele era indomável”. “Um conhecedor do Ceará profundo”. “Um catador de pérolas”. “Ele surpreendia os alunos enxergando na gente um potencial que a gente mesmo não via”. “Gilmar fez tudo o que ele queria e ele teria sempre mais a dizer”. São algumas das declarações feitas no documentário que será exibido pela TV Unifor.

Biografia

Gilmar era bacharel em Direito (1971) e em Comunicação Social (1972) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991) e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Aposentou-se como professor do Departamento de Comunicação Social da UFC, onde lecionou de 1984 a 2010.

Múltiplo, tinha como principal área de interesse as  relações entre a Comunicação e a Cultura. Fomentou e pesquisou atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri como a Lira Nordestina em Juazeiro do Norte, acompanhou a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.

Publicidade

Em 2019, a Unifor lançou uma nova edição do livro “O Gerente Endoidou”, publicação de Gilmar de Carvalho, que também teve uma trajetória de destaque como publicitário. A obra é considerada uma relevante contribuição histórica para a memória da propaganda cearense. A Unifor foi a primeira instituição de ensino superior a ofertar o curso de Publicidade e Propaganda no Ceará. O livro lançado na XIII Bienal do Livro do Ceará comemorou então os 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda.

Em entrevista concedida ao portal unifor.br em abril de 2019, Gilmar dá pistas de como  conseguiu unir o erudito ao popular. “Durante muito tempo nós tivemos uns publicitários que andavam em carros muito caros, muito bem vestidos, que não se misturavam com as pessoas. E eu sempre procurei esse enfrentamento, essa mistura. Eu vim para cá conversar com você, na Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro, de metrô, que eu pego perto da minha casa, desço na praça José de Alencar e venho vindo. Aí eu vejo as pessoas montando barracos, sinto o cheiro das pessoas, eu sei o que elas falam. Acho bom ter esse contato, conversar com quem tem menos poder aquisitivo, menos informação, saber sobre o repertório delas, o que pensam, o que querem, quais são seus medos, sonhos, anseios. Essa é a maior parte das pessoas para as quais a gente fala”.

O frequentador do Centro de Fortaleza é o mesmo que teve a tese publicada com o título de "Madeira Matriz", pela Editora Annablume, em 1998. O trabalho fruto da pesquisa de doutorado de Gilmar também recebeu o Prêmio Sílvio Romero, concedido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Funarte/Ministério da Cultura) e considerado o mais importante concurso nacional neste campo de reflexões e pesquisas.

Muito respeitado como acadêmico, Gilmar de Carvalho não cultivou academicismos, como revelou na continuidade da entrevista ao portal unifor.br, na qual comentou sobre os hábitos simples de quem caminha pela cidade onde vive: “E, às vezes, por se distanciar, a gente fala de uma maneira equivocada, porque quer falar de acordo com a norma culta, com a erudição. Também não podemos cair no populismo bobo, não é isso que estou propondo, mas falarmos como as pessoas querem que a gente fale. O Centro da cidade é um grande laboratório. É talvez a Fortaleza mais profunda, a Fortaleza mais parecida com Fortaleza. O resto é um simulacro de Fortaleza, na verdade”, concluiu.

Serviço:

Documentário em homenagem ao professor Gilmar de Carvalho
Exibição no Youtube da TV Unifor e na TV Unifor (canais Net 181 e Multiplay 14).
Roteiro, produção e direção: Larissa Estevam e Raul Felipe (alunos do curso de Cinema, que são estagiários da TV Unifor)
Professor orientador Glauber Paiva Filho