angle-left 11 dicas para quem está chegando à Unifor pela primeira vez

Seg, 30 Julho 2018 10:49

11 dicas para quem está chegando à Unifor pela primeira vez

Alô, alô, graduando, seja bem-vindo à Universidade de Fortaleza! A partir de agora você faz parte da melhor universidade particular do Norte-Nordeste, segundo o ranking do jornal Folha de S. Paulo. Tudo é novo, estranho e encantador nessa trajetória para se tornar um profissional útil e inovador para a sociedade. Queremos que você se sinta acolhido na sua chegada. Por isso, respondemos aqui às principais dúvidas dos calouros ao chegarem ao Campus da Unifor.

 

Dúvidas Frequentes

Para acessar o Unifor Online, digite os sete primeiros números de sua matrícula (sem o dígito) e senha (de oito números) cadastrada no momento na matrícula. Atenção: caso coloque matrícula e dígito, o sistema não permite acesso ao Unifor Online.

Acesse aqui: https://uol.unifor.br

Desenvolvido pelo Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), o aplicativo Unifor Mobile é um serviço ofertado aos alunos, professores e funcionários, trazendo utilidades do sistema online da Instituição para smartphones e tablets. Para ter acesso, basta baixar Unifor Mobile através da App Store (sistema iOS) ou Google Play (Android).

Detalhe: o aplicativo tem GPS e lhe ajuda a circular pelo Campus da Unifor, encontrando o destino de forma rápida.

A matriz curricular vigente e ementas das disciplinas de cada curso estão disponíveis na página de cada curso em www.unifor.br/graduacao. Para visualizar o conteúdo programático da disciplina, posicione o cursor sobre a disciplina desejada e clique.

Caso o aluno deseje visualizar os fluxogramas anteriores de seu curso, basta acessar o Unifor Online e clicar no campo: “Serviços” > “Livro de oferta”. No Livro de Oferta também ficam disponíveis os pré-requisitos, número de créditos e semestres de cada fluxograma.

A carteira estudantil é sua identidade como universitário. Ela garante a meia-entrada no transporte público de Fortaleza, bem como em shows, cinemas, teatros e eventos culturais e esportivos. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Gábio de Oliveira orienta os calouros a criar uma conta no site do DCE.

Serão solicitados dados pessoais, 1 foto 3x4, RG e comprovante de matrícula. O valor da carteirinha é R$ 35,00 + frete (calculado de acordo com o CEP e modalidade de entrega solicitado pelo aluno). Em média, o documento é entregue no prazo de 10 dias úteis após aprovação do pagamento.

Atenção: o documento é válido até 31 de março do ano seguinte da emissão. Ou seja, se você solicitar neste segundo semestre, receberá o Documento do Estudante 2018 com validade até 31 de março de 2019.

Mais informações:
Diretório Central dos Estudantes Gábio de Oliveira
Horário: de segunda a sexta, 8h30 às 12h30 e 15h às 21h
Telefone: (85) 3185.3477/ 3477.3443

 

Num mundo cada vez mais tecnológico, você tem medo de aparecer com um caderno a tiracolo e ser confundido com um viajante do tempo? Muita gente utiliza smartphones e tablets para gravar aulas e até tirar fotos da lousa!

Mas apesar da comodidade, vários estudos afirmam que anotar o conteúdo das aulas e elaborar resumos a mão fixam melhor o conteúdo. Uma coisa é registrar tudo através dos gadgets, mas escrever o conteúdo a mão força o estudante a prestar mais atenção, absorvendo melhor o conteúdo.

Atenção: se você não consegue se separar do seu eletrônico de jeito nenhum, mantenha o aparelho desligado ou em modo silencioso, com o cuidado de não deixar o vibracall em volume alto, senão vira mais um toque chato! É uma ótima forma de mostrar respeito por seus colegas e professores.
 

É normal, de início, o calouro se sentir desorientado na hora de procurar a sala de aula, a Reitoria ou o Centro de Convivência. Quem não ficaria, num campus com 720 mil metros quadrados de extensão, né verdade?

No site da Unifor e no aplicativo Unifor Mobile, o aluno Unifor tem acesso a um mapa com pins indicando todos os prédios dentro da instituição. Tá offline? Não hesite em perguntar o caminho para seguranças ou alunos de outros semestres. Queremos que você se sinta mais que bem-vindo!

Mais informações: https://www.unifor.br/mapa-campus

Se você esqueceu a senha de acesso ao Unifor Online, o aluno deve comparecer à Central de Atendimento Unifor ou à Biblioteca para cadastramento de nova senha.

Ao se matricular, você recebeu um comprovante no qual estão listadas as disciplinas a serem cursadas neste semestre (também disponível no Unifor Online). Mas, afinal, o que significam as letras e números ao lado dos nomes das disciplinas? É o Código DaVinci? Um teste de raciocínio lógico? Nada disso! Eles indicam o turno, dia e horário de cada aula.

Na Unifor, as aulas ocorrem em três turnos: manhã, tarde e noite, identificados, respectivamente, pelas letras M, T e N. Já os dias da semana, de segunda-feira a sábado, são indicados por números: 2 – segunda-feira; 3 – terça-feira; 4 – quarta-feira; 5 – quinta-feira; 6 – sexta-feira; e 7 – sábado.

Nos turnos da manhã e da tarde, há três horários de aula, além de dois horários no turno da noite. São chamados de AB, CD e EF, conforme a tabela abaixo:

TURNO A/B C/D E/F
Manhã 7h30 às 8h20/8h20 às 9h10 9h30 às 10h20/10h20 às 11h10 11h20 às 12h10/12h10 às 13h
Tarde 13h30 às 14h20/14h20 às 15h10 15h30 às 16h20/16h20 às 17h10 17h20 às 18h10/18h10 às 19h
Noite 19h às 19h50/19h50 às 20h40 21h às 21h50/21h50 às 22h40 -

 

Assim, se você cursa, por exemplo, uma disciplina às segundas e quartas-feiras, no turno da manhã, com aulas de 7h30 às 9h10, o horário dela apresenta o código M24AB.
 

A Universidade de Fortaleza disponibiliza para muitos de seus eventos a emissão de Certificados de Participação, que dão um upgrade no currículo acadêmico. Esses certificados são emitidos para os eventos que exigem inscrição e/ou confirmação de presença.

Você pode conferir e imprimir seu Certificado(s) digitando o CPF neste site: https://www.unifor.br/certificados

Não perca a data do vencimento nem pague multa! Para visualizar e imprimir boletos bancários, entre no seu Unifor Online e acesse a aba “Financeiro”. Em seguida, Extrato do seu Unifor Online. Para imprimir declaração de pagamentos para o Imposto de Renda, clicar em “Financeiro” > Declaração de Pagamentos.

A responsabilidade social é um valor muito importante para a Unifor. O Centro de Formação Profissional da Divisão de Responsabilidade Social oferta cursos profissionalizantes de curta duração quatro vezes ao ano para pessoas que possuem baixa renda. São, em média, 475 vagas distribuídas em 15 opções de cursos em três turnos, com carga horária que varia de 40 até 80 horas/aula. As inscrições são divulgadas em nosso site e por meio do telefone 3477.3420.

Os interessados, uma vez que as vagas estejam abertas, devem se dirigir ao bloco Z, sala 34, apresentando a seguinte documentação: declaração ou certificado do Ensino Médio (cursando ou concluído), 1 foto 3x4, CPF, RG e comprovante de residência. A idade mínima exigida é 16 anos.