angle-left Manual da quarentena: confira dicas para se adaptar melhor à rotina em casa

Qua, 15 Abril 2020 17:37

Manual da quarentena: confira dicas para se adaptar melhor à rotina em casa

A Universidade de Fortaleza compartilha sugestões que podem ajudar você a manter o equilíbrio durante o período de distanciamento social. Estudos, saúde, entretenimento e planejamento financeiro estão entre os tópicos abordados.


Manter a saúde e o bem-estar são essenciais durante o período de isolamento (Foto: Shutterstock)
Manter a saúde e o bem-estar são essenciais durante o período de isolamento (Foto: Shutterstock)

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de prevenção à pandemia do novo coronavírus, as aulas e demais atividades presenciais da Universidade de Fortaleza foram suspensas em meados do último mês de março. A principal diretriz de combate ao contágio dessa ameaça invisível é clara: se possível, os indivíduos devem ficar em casa. Sabemos que, desde então, tem sido difícil para alguns manter uma rotina saudável em meio à situação de isolamento social.

Para auxiliar todos neste momento tão singular, alguns membros de nossa comunidade acadêmica compilaram sugestões que podem contribuir para uma adaptação equilibrada de diversas ações do cotidiano. São dicas relacionadas à consumo, bem-estar, estudos, saúde e outros campos. Confira atentamente nosso “manual da quarentena” mais à frente!

Confira as dicas:

Organizar uma rotina alimentar é a melhor estratégia para voltar ao eixo do consumo saudável de alimentos. Essa recomendação vem do professor Filipe Brito, pertencente ao time de docentes do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. “Este momento é uma boa oportunidade para voltarmos a cozinhar em família. Essa é melhor forma de mantermos uma alimentação saudável”, comenta o professor. 

O nutricionista também ressalta a importância de se controlar os pedidos de comida por delivery. “Temos que ter cuidado nesse momento com as facilidades deste método, pois podemos acabar fazendo diversas refeições pobres em nutrientes e com excesso de calorias”, destaca o professor, especializado em Nutrição Funcional com atuação em consultório.

  • Tente estabelecer um cardápio para a casa

O que será feito? Quem irá ajudar? Planejar coletivamente o que cada um irá fazer nas receitas é interativo e incentiva a preferência por refeições feitas em casa. 

  • Não pense só em alimentos saudáveis

É essencial reservar alguns momentos para preparações afetivas em família. Como por exemplo, preparar uma receita específica para um momento especial, em uma sexta-feira a noite ou almoço de domingo. 

  • Intensifique a convivência na cozinha

Colocar todos os membros da família no mesmo foco ajuda a melhorar a convivência na cozinha e nas refeições, proporcionando uma boa relação por meio da comida e construindo momentos saudáveis.

O mercado financeiro constatou enormes instabilidades em suas bolsas desde o início da propagação do novo coronavírus. “A volatilidade, incerteza e desconfiança são informações que afetam negativamente a economia. Essas incertezas e desconfianças têm efeitos no consumo, produção, mercado financeiro e em vários outros aspectos. O coronavírus trouxe vários impactos e com certeza vai afetar na economia”, explica  Allisson Martins, economista e coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza. 

Durante esse momento de crise financeira e paralisação do mercado, a atitude mais correta para superar os empecilhos é manter a calma e a cautela em relação às finanças. Algumas dicas são:

  • Informe-se sobre medidas econômicas locais

“Essa é a hora de verificar quais são as possibilidades que o governo federal, estadual e municipal estão promovendo, como por exemplo a ajuda financeira. Claro, não irá resolver tudo, mas pode, de alguma maneira, amenizar. Neste momento também é necessário ser inteligente de maneira financeira e pensar a possibilidades de gerar recursos adicionais para tentar combater a crise”, explica Allisson. 

  • Defina suas prioridades

Em relação às despesas mensais a serem quitadas também há prioridades na hora de pagá-las, buscando economizar o máximo possível da renda no período de instabilidade e de reclusão. As principais prioridades nesse momento são os gastos com alimentação base para os cidadãos e contas essenciais como água, luz e gás. Qualquer outra forma de consumo deve ser evitada o máximo possível, de maneira temporária, para que se mantenha uma base de recursos financeiros que dê tranquilidade para o período de distanciamento social.

  • Seja consciente

“Esse é o momento de ter calma e entender que isso é apenas um aspecto temporário. Quanto mais rápido atendermos as orientações técnicas do setor de saúde, mais rápido irá se resolver a situação. É possível observar que na China o cotidiano está voltando ao normal depois de um tempo confinados. Então, as dicas que podemos dar é ter: cautela, consciência e calma. Esses são três pontos que podemos colocar como fatores essenciais. Calma por saber que é algo temporário. Consciência por entender que este é um fato sem precedentes e que devemos atuar de maneira inteligente, atendendo as recomendações de saúde e cautela para não gastar recursos sem necessidade, pois agora é a hora de priorizar”, finaliza o economista Allisson Martins.

Sabrina Matos, professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza,  explica que não há uma receita “correta” de como lidar com o confinamento. Ela destaca que o contato à distância entre a família e os amigos pode funcionar como uma rede de apoio nos momentos em que a angústia bater mais forte. 

A psicóloga salienta ainda que é importante que os alunos acompanhem as aulas nos aplicativos sugeridos pelos professores, conversem com os colegas de turma e realizem as atividades propostas - cada um no seu ritmo. O importante é sempre sinalizar para os professores e monitores as eventuais dificuldades.

“Aliados à essa nova rotina, devemos também direcionar a energia para atividades que proporcionam prazer, como ler um bom livro, escutar uma boa música, fazer uma comida gostosa, brincar com as crianças, exercitar-se. Tudo, claro, na medida do possível”, fomenta ainda Sabrina. Entretanto, sobre o consumo de informações durante a pandemia, ela traz um alerta: “Acompanhar as notícias é importante e devemos nos atualizar sobre o que está acontecendo, mas não é recomendável ficar 24 horas por dia na tela da TV ou do computador fazendo isso”, conclui. 

Muitas pessoas estão fazendo atividades físicas dentro de casa e transformando a sala de estar em sua própria academia; algumas inclusive aproveitam videoaulas de educadores físicos para colocar o corpo em movimento. A iniciativa permite manter a forma física e aliviar a ansiedade, mas nem todos conseguem praticar atividade física sem o acompanhamento presencial de um educador físico ou fisioterapeuta - os idosos se enquadram nesse grupo, por exemplo. 

Em casos assim, a sugestão da educadora física Ruth Ferreira é ligar o som e dançar pela casa. “Dançando, a pessoa se movimenta e ainda relaxa”, complementa Ruth, que é da terceira turma de Educação Física da Universidade de Fortaleza, tendo concluído o curso em 1979. Desde 2003, ela ministra aulas de ginástica gratuitas para idosos e idosas de Fortaleza.

Algumas dicas para praticar exercícios em casa são:

  • Vestimenta: usar roupas leves e calçado confortável;

  • Atividades: cantar, dançar e concentrar-se em pensamentos positivos; 

  • Hidratação: consumir leite, chá, coalhada, café, sucos e bastante água;

  • Exercícios físicos (com orientação profissional): em casa, o ideal são exercícios de articulação, tais como sentar-se e levantar-se, elevar os braços acima da cabeça, abrir os braços lateralmente, elevar os joelhos (um de cada vez), separar as pernas (uma de cada vez) e bater palmas. Também é saudável fazer movimentos só com os braços, como se estivesse nadando. Inspirar e expirar;  

  • Observações importantes: jamais deve-se praticar atividades físicas em jejum. Antes, durante e depois dos exercícios físicos é necessário beber água moderadamente.

Mesmo não sendo uma prática nova, o método de aula virtual é incomum para muitos alunos e professores. As dicas a seguir podem ajudar você a ter um melhor aproveitamento de aulas virtuais e não perder o ritmo de estudos durante a quarentena.

  • Se possível, determine um período diário para estudo;

  • Utilize-se da flexibilidade do estudo à distância para encaixá-lo em seus horários de produtividade, mas respeite também os horários de transmissão das aulas ou encontros virtuais;

  • Cuidado para não se distrair! Evite ficar em redes que distanciam seu foco;

  • Aproveite para pesquisar mais e aprofundar leituras. Se encontrar conteúdos que possam interessar à turma, compartilhe;

  • Utilize agendas e blocos de notas virtuais, pois facilitam o compartilhamento de anotações com os colegas;

  • Lembre-se de delimitar um período de descanso para manter o equilíbrio.

Consumir produções culturais ajuda a amenizar a ansiedade e o tédio que podem resultar do isolamento social. “Devemos aproveitar esses dias de recolhimento necessário para viajar sem sair de casa, retroceder no tempo e ampliar nossos espaços, seja lendo um bom livro ou assistindo a bons filmes e boas séries”, afirma Aíla Sampaio, uma das docentes responsáveis por disciplinas voltadas para cultura e comunicação na Universidade de Fortaleza. Vale lembrar que conteúdos do gênero estimulam a criatividade e podem, inclusive, ter viés educativo.

Livros

  • Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

  • A Menina Que Roubava Livros, de Markus Zusak 

  • Anna Kariênina, de Liev Tolstói

  • A Revolução dos Bichos, de George Orwell

  • Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie

  • A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata, de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows

  • Contos escolhidos, de Lygia Fagundes Telles

  • Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

  • Emma, de Jane Austen

  • Essa gente, de Chico Buarque

  • Extraordinário, de R. J. Palácio 

  • Flores Azuis, de Carola Saavedra

  • Guerra dos Mundos, de H. G. Wells

  • Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

  • Laços, de Domenico Starnone

  • Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz

  • Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

  • Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

  • O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

  • O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

  • O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne

  • O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo 

  • Rumo ao Farol, de Virginia Woolf

  • Senhora, de José de Alencar

  • Sete Minutos Depois da Meia-Noite, de Patrick Ness

  • Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking

  • Poemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes

Seriados

Para gargalhar 

- The Office

- One Day at a Time 

- Brooklyn 99

 

Para se inspirar

- Anne With an E

- This is Us 

- A Maravilhosa Sra. Maisel

 

Para relaxar 

- Gilmore Girls 

- Friends

- Atypical

 

Para estudar história 

- The Crown 

- Downton Abbey

- Guerras do Brasil.doc

 

Para se aventurar 

- His Dark Materials 

- Doctor Who

- Outlander

 

Para pensar 

- Merlí

- The Good Place

- Westworld 

 

Brasileiras

- Sob Pressão 

- Sessão de Terapia

- Capitu

 

Documentais 

- Cosmos

- Nosso Planeta

- Explicando

 

Para quem é do CCG

- The Morning Show

- Mad Men

- House of Cards

 

Para quem é do CCJ

- American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson

- The Good Fight 

- Suits 

 

Para quem é do CCS

- The Good Doctor 

- Grey's Anatomy 

- Mind Hunter 

 

Para quem é do CCT

- Abstract: The Art of Design

- Black Mirror

- Silicon Valley

 

Filmes

  • 12 Anos de Escravidão 

  • 1917

  • A Chegada

  • A Dama Dourada

  • A Teoria de Tudo

  • A Vida Invisível

  • Adoráveis Mulheres

  • Aladdin

  • Amor, Sublime Amor

  • As Aventuras de Pi

  • Bacurau

  • Blade Runner

  • Buscando…

  • Cafarnaum

  • Cantando Na Chuva

  • Capitão Fantástico 

  • Central do Brasil

  • De Volta Para o Futuro

  • Divertida Mente

  • Dor e Glória 

  • Doentes de Amor

  • Ela

  • Em Ritmo de Fuga

  • Entre Facas e Segredos

  • Eu, Tonya

  • Fora de Série 

  • Forrest Gump

  • Garota Exemplar

  • Gênio Indomável 

  • Homem-Aranha no Aranhaverso

  • História de Um Casamento

  • Infiltrado na Klan

  • Lady Bird: A Hora de Voar

  • La La Land: Cantando Estações 

  • Link Perdido

  • Mad Max: Estrada da Fúria 

  • Meia-Noite em Paris

  • Meu Vizinho Totoro

  • Mesmo Se Nada Der Certo

  • Mulheres do Século 20

  • O Abutre

  • O Beijo no Asfalto

  • O Grande Hotel Budapeste

  • Oitava Série 

  • O Leitor

  • Parasita

  • Prenda-me Se For Capaz

  • Projeto Flórida

  • Roma

  • Se a Rua Beale Falasse

  • Suprema

  • Um Lugar Silencioso