null Mostra audiovisual “Cenas de Quarentena” divulgará curtas-metragens para votação popular

Ter, 23 Junho 2020 18:53

Mostra audiovisual “Cenas de Quarentena” divulgará curtas-metragens para votação popular

Com mais de quarenta inscritos, mostra da Universidade de Fortaleza disponibilizará, a partir do dia 29, os curtas-metragens selecionados para votação. Autores das três criações mais populares serão premiados.


Curtas-metragens participantes foram gravados em casa, utilizando smartphones e iluminação ambiente. (Foto: Pixabay)
Curtas-metragens participantes foram gravados em casa, utilizando smartphones e iluminação ambiente. (Foto: Pixabay)

A partir da próxima segunda-feira, 29, os curta-metragens selecionados para a mostra “Cenas de Quarentena”, realizada pela Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, serão disponibilizados para votação popular no canal da Universidade no Youtube.

Transmitidos também pela TV Unifor (canal 181 da NET e 14 da Multiplay), os curtas estarão disponíveis junto a entrevistas com os participantes/diretores. As três produções que receberem mais likes dos internautas nas duas primeiras semanas serão premiadas com um tablet.

Com inscrições encerradas no último dia 15 de junho, a mostra, que atraiu um total de 42 criações, teve por objetivo incentivar a produção e a expressão artística dos estudantes universitários durante o período de isolamento social. Ela consiste em uma parceria entre a TV Unifor e o curso de Cinema e Audiovisual da instituição. 

Os participantes - todos eles estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza - submeteram curta-metragens caseiros de até três minutos para participar do “Cenas de Quarentena”. Não foram exigidos temas ou gêneros específicos, o que trouxe um leque de possibilidades criativas aos interessados. 

“No momento, a comissão de seleção está assistindo aos filmes. Nos reuniremos quinta-feira (25) para decidir quais deles serão exibidos na TV Unifor e vão entrar para a votação por likes, em que os três mais populares recebem um tablet. Destaco que dislikes não serão considerados”, conta o professor Max Eluard, diretor da TV Unifor e participante da comissão seletora. Pelo menos 10% dos trabalhos inscritos serão contemplados para a próxima fase da mostra.

Sobre o engajamento na iniciativa, Eluard comenta: “Sabemos que é uma situação difícil, e que muitas pessoas não estão inspiradas para participar de algo do tipo. No entanto, recebemos filmes muito legais e interessantes; diferentes abordagens da situação e desse espaço que a mostra abriu. Ficamos felizes”. Além dele, integram o time da comissão os cineastas, pesquisadores e docentes Lis Paim e Marcelo Müller, e as egressas Bárbara Cariry e Emilly Guilherme, ambas produtoras em audiovisual.