null Professoras da Unifor assumem como membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará

Sex, 10 Março 2023 17:29

Professoras da Unifor assumem como membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará

Armênia Uchôa de Mesquita e Rosiane de Paes Borges Herculano foram empossadas como conselheira tutelar e conselheira suplente, respectivamente.


Registro da cerimônia de posse, que aconteceu nas dependências Secretaria da Proteção Social do estado do Ceará (SPS/CE) (Foto: Divulgação)
Registro da cerimônia de posse, que aconteceu nas dependências Secretaria da Proteção Social do estado do Ceará (SPS/CE) (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (9), as professoras Armênia Uchôa de Mesquita e Rosiane de Paes Borges Herculano, do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, tomaram posse como membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea-Ce). A cerimônia ocorreu às 15 horas, no auditório da Secretaria da Proteção Social do estado (SPS/CE). 


A professora Rosiane de Paes Borges Herculano na cerimônia de posse (Foto: Arquivo pessoal)

Reativado por meio da Medida Provisória nº 1.154, em 1º de janeiro de 2023, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) empossou 72 titulares e suplentes do Consea-Ce. A posse dos novos conselheiros para o oitavo mandato da entidade, no biênio 2023/2025, foi presidida pela titular da SPS/CE, Onélia Santana, e pela primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, contando com a presença da presidente do Consea-Ce, Malvinier Sampaio.

Sobre o Consea-Ce

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea-Ce) é formado por 36 titulares e igual número de suplentes, sendo 12 do setor público e 24 de entidades da sociedade civil, comprometidas com o combate à fome e à pobreza.

Vinculado à SPS, o Conselho tem como prerrogativas discutir, propor, socializar, acompanhar e controlar as políticas e programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); estimular a criação e o fortalecimento de conselhos municipais; bem como promover e apoiar as conferências da política, em níveis municipal, regional e estadual.

Cabe também ao Consea-Ce instituir mecanismos permanentes de articulação com órgãos e entidades de segurança alimentar e atuar, de forma integrada, com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, sempre atento às políticas de direitos humanos, gênero, raça e religião.

Dentre os representantes da sociedade civil que compõem o Conselho, estão trabalhadores urbanos e rurais, representantes da indústria, comércio e agricultura; de redes e fóruns, de associações e movimentos sociais, entidades de ensino e pesquisa. 

O Consea-Ce reúne, ainda, representantes de pastorais sociais e religiosas, de povos e comunidades tradicionais e de entidades que atuam nas áreas de direitos humanos e sociais, de gênero e gerações e de produção agroecológica e orgânica. Representantes da Casa Civil e de mais 11 secretarias estaduais compõem o setor público do colegiado.