null Unifor recebe exposição de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco

Ter, 26 Setembro 2023 11:14

Unifor recebe exposição de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco

Iniciativa da Embaixada da República Tcheca em Brasília, em parceria com a Universidade de Fortaleza, “Villa Tugendhat: modo de morar moderno” exibe fotografias da icônica obra-prima projetada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe 


A Villa Tugendhat é administrada pelo Museu da Cidade de Brno, que começou a gerenciá-la como um monumento da arquitetura moderna tcheca (Foto: Jaroslav Horak)
A Villa Tugendhat é administrada pelo Museu da Cidade de Brno, que começou a gerenciá-la como um monumento da arquitetura moderna tcheca (Foto: Jaroslav Horak)

Após passar pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Brasília (UnB), chega à Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, a exposição “Villa Tugendhat: modo de morar moderno”. De 2 a 21 de outubro, serão exibidas fotografias da casa projetada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe que integra a Lista do Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco. A mostra poderá ser apreciada no hall da Biblioteca da Unifor, aberta para visitação gratuita de segunda a sexta, das 7h às 22h, e, aos sábados, das 8h às 16h25. 

“É com imensa satisfação que a Fundação Edson Queiroz está apoiando essa belíssima exposição fotográfica, que tem como objetivo celebrar essa grandiosa edificação, imortalizada pelas lentes de talentosos fotógrafos. A mostra é uma oportunidade para estudantes e admiradores da arte arquitetônica explorarem os detalhes mais intrínsecos e as inovações que tornam a Villa Tugendhat um símbolo de sofisticação e modernidade”, celebra Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz. 

A exposição sobre a Villa Tugendhat, ícone da arquitetura moderna tcheca, é resultado da parceria entre a Universidade de Fortaleza e a Embaixada da República Tcheca em Brasília, que, conforme evidencia o Reitor da Unifor, professor Randal Pompeu, reafirma o compromisso da instituição de ensino em promover ações relevantes em colaboração de âmbito internacional. “Destaco também a programação acadêmica e cultural complementar à exposição, por meio de palestras e workshops, com o envolvimento de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, a fomentar o aprendizado significativo", detalha.

Além da parceria com a Embaixada da República Tcheca em Brasília, a iniciativa conta com a colaboração da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), por meio da Divisão de Arte e Cultura, e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor. “Esta iniciativa demonstra o compromisso da Universidade de Fortaleza em aliar a arte e a cultura à educação, na medida em que suscita o debate e a produção de conhecimentos por meio de uma exposição fotográfica. Toda a comunidade acadêmica, em especial do curso de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, está convidada a desfrutar esta mostra que retrata a Villa Tugendhat e participar dos eventos que aprofundam saberes em torno deste marco arquitetônico da República Tcheca”, afirma o coordenador da Vice-Reitoria de Extensão da Unifor, professor Thiago Braga.

Ana Cecília Vasconcelos, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, ressalta a importância da iniciativa, que reforça o compromisso da instituição com a educação, a cultura e a internacionalização, enriquecendo a formação dos futuros arquitetos, uma vez que oportuniza que os alunos conheçam mais sobre essa obra que redefiniu os paradigmas da arquitetura moderna. “É uma honra receber essa exposição e um grande privilégio para o nosso curso participar da organização e curadoria. Destaco também o apoio e visão da Unifor, reconhecendo a importância dessa troca de experiências com profissionais e realidades de outros países", reforça.


“Para nossos alunos, é uma oportunidade incrível, pois, além de apreciarem a mostra, eles estarão envolvidos nas palestras e workshops, e vão poder conhecer mais dessa obra icônica, um projeto inovador para a época, que fez uso de aço e de grandes cortinas de vidro na fachada. Eles terão ainda a oportunidade de construírem maquetes da casa e discutir detalhes do projeto. A Villa Tugendhat não é só uma casa, ela representa a mudança na forma de projetar e de morar. Além de tudo, esse mergulho nos detalhes dessa obra é de extrema importância para a valorização da história” - Ana Cecília Vasconcelos, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo

A coordenadora do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) da Unifor, professora Gina Pompeu, que é também docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD), também evidencia o importante papel da Universidade no fomento à arte e a cultura e a relevância da mostra. “Em toda a sua trajetória, além de se destacar pelo ensino, pesquisa e extensão, A Unifor sempre disseminou a arte, tanto que, em seus 50 anos de existência, foi palco de inúmeras exposições. E a partir de outubro terá o privilégio de sediar a exposição ‘Villa Tugendhat: modo de morar moderno’. Organizada em torno de 14 temas que abordam a obra em diversos períodos, certamente proporcionará à comunidade acadêmica e aos admiradores da arte a possibilidade de explorar as peculiaridades e inovações que tornaram a Villa um dos expoentes da arquitetura moderna”, afirma.

Ademais, Gina Pompeu acrescenta que a obra, por sua magnitude, pode e deve alcançar maior amplitude e dimensão, principalmente no que concerne ao processo de internacionalização local ou “em casa”, que objetiva proporcionar espaços para além da mobilidade acadêmica e parcerias institucionais. “Nesse sentido, cabe ao Núcleo de Estudos Internacionais, órgão ligado à Reitoria, ser um agente multiplicador dos eventos de destaque ocorridos no campus por meio do incentivo ao desdobramento da 'Villa' em conferências, seminários, workshops e projetos conjuntos", conclui.

Imersão na arquitetura moderna tcheca

Além da exposição, serão realizadas palestras e workshop acerca das particularidades da arquitetura da República Tcheca. Na abertura da mostra, que ocorrerá no dia 2 de outubro, às 19h, será realizada aula magna com o arquiteto português, hoje residente na República Tcheca, Marco Maio, da Universidade Técnica de Praga, com debate entre os convidados, e exibição do documentário “Villa Tugendhat – coração de ônix”. A ocasião, que acontecerá no Auditório da Biblioteca, contará com a presença da Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Tcheca no Brasil da República Tcheca, Pavla Havrliková, que discorrerá sobre o papel da embaixada para a disseminação da importância da Villa para a arquitetura mundial.

“A Villa Tugendhat surgiu em um cenário de intenso intercâmbio cultural, quando  foram inauguradas joias arquitetônicas como o Centro de Exposições de Brno e o Palácio de Feiras de Praga, marcando o décimo aniversário da independência da Tchecoslováquia em 1928. É uma grande honra para a Diplomacia Tcheca, em parceria com o Museu da Cidade de Brno, contribuir para a compreensão deste monumento que, indubitavelmente, deixou uma marca indelével na arquitetura, em suas práticas e reflexões”, sublinha Havrliková.

No dia 3 de outubro, das 8h às 14h, Marco Maio conduzirá o workshop “Shaping the Light” no Núcleo Diálogo, do Espaço Cultural Unifor. Na quinta-feira (5), no Auditório da Biblioteca, será exibido o filme “Um destino chamado Tugendhat”, às 17h30, seguido da palestra “Arquitetura moderna tcheca”, ministrada pelo arquiteto português, às 19h.

Joia arquitetônica

A Villa Tugendhat foi construída em Brno, na República Tcheca, entre 1929 e 1930, para o casal Greta e Fritz Tugendhat, projetada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe. Mais tarde, a casa conquistou reconhecimento internacional como uma das mais significativas obras residenciais do planeta, em razão da forma de construção, da organização do espaço, do equipamento de interior, de sua base técnica e de sua inserção no entorno da natureza. Uma obra artística ímpar que, desde sua origem, passou por uma série de transformações históricas e reformas complexas.

O casal e sua família moraram na casa menos de oito anos. Em abril de 1945, durante a libertação de Brno, quando a Villa serviu de estábulo para a cavalaria do Exército Vermelho, encontrava-se nela uma escola de dança e um centro de reabilitação. As primeiras tentativas de sua recuperação surgiram na década de 1960. Depois da primeira renovação, em 1985, passou a ser utilizada como espaço oficial do governo. Devido a essa função e talvez também ao fato de que esteja localizada “a meio do caminho” entre Praga e Bratislava, em 1992, nela foi assinado o tratado da dissolução da Tchecoslováquia.

Desde 1994, a Villa Tugendhat é administrada pelo Museu da Cidade de Brno, que começou a gerenciá-la como um monumento da arquitetura moderna, inclusive com a instalação do mobiliário original, naquela época, o primeiro monumento deste tipo na República Tcheca. Em 1995, foi declarada Patrimônio Cultural Nacional e, desde 2001, está na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da Unesco.

Na Villa, em 2005, foi criado o Centro de Estudos e de Documentos, com o objetivo de reunir fatos e documentos sobre a construção, o arquiteto e os construtores. Novas descobertas foram publicadas sob a forma de monografias avulsas, como artigos em revistas especializadas e projetos de exposições, palestras e apresentações, no espaço da própria Villa e no exterior. As pesquisas desenvolvidas no Centro abrangem a arquitetura de Brno e da Europa entre os séculos XIX e XXI.

Serviço

Exposição “Villa Tugendhat: modo de morar moderno”
Exibição: 2 a 21 de outubro de 2023
Visitação gratuita: segunda a sexta, 7h às 22h; sábado, 8h às 16h25
Local: Hall da Biblioteca Central

2 de outubro de 2023
- Abertura da exposição “Villa Tugendhat: modo de morar moderno”, com palestra do arquiteto Marco Maio e exibição do filme “Coração de Onyx”
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca

3 de outubro de 2023
- Workshop “Shaping the Light”
Facilitador: Marco Maio
Horário: das 8h às 14h
Local: Espaço Cultural Unifor - Núcleo Diálogo

5 de outubro de 2023
- Exibição do filme “Um destino chamado Tugendhat”
Horário: 17h30
- Palestra “Arquitetura moderna tcheca”, com o arquiteto Marco Maio
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca Unifor