angle-left Lives da Superação: ex-aluna do curso de Educação Física da Unifor conversa sobre trajetória no atletismo

Lives da Superação: ex-aluna do curso de Educação Física da Unifor conversa sobre trajetória no atletismo

A live será transmitida nas redes sociais oficiais da Universidade de Fortaleza.


A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, estreou, no início deste mês, o projeto “Lives da Superação”. A ação tem o intuito de levar conteúdos e histórias relacionadas aos esportes para atletas, profissionais da área e amantes desse universo. A próxima edição receberá, no dia 20 de maio (quarta-feira), às 19h, Laila Ferrer e Silva, ex-aluna do curso de Educação Física e ex-atleta da equipe de atletismo da Universidade. A convidada irá falar sobre a sua trajetória no esporte. 

O encontro virtual terá como tema “Trajetória de Sucesso: da Universidade às Olimpíadas” e será mediado pela professora Sônica Ficagna, do curso de Educação Física. A transmissão ocorrerá nos canais oficiais da Universidade. 

Em um primeiro momento, a live vai tratar da trajetória pessoal de Laila, abordando desde sua infância ao ingresso na Universidade, passando por seus primeiros passos no atletismo, suas vitórias em competições e o caminho que seguiu até as Olimpíadas. 

Depois, a conversa virtual terá como foco os dias atuais, destacando sua carreira no esporte e os treinamentos que a atleta tem realizado durante a quarentena. “É importante essa iniciativa da Unifor de conversar com ex-alunos que são ou foram atletas, pois estes podem mostrar um pouco de sua trajetória, incentivando as pessoas a praticarem não só o esporte, mas também a atividade física”, ressalta a egressa. 

Laila Ferrer atualmente reside e treina em São Paulo e representa o Brasil em competições internacionais, como os jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas. Em 2019, ficou em primeiro lugar no Campeonato Sul-Americano em Lima, Peru. Foi, também, primeiro lugar no 38º Troféu Brasil de Atletismo. 

Natural de Pacatuba, a atleta conta que praticava esportes desde pequena e sempre teve o sonho de se formar em Educação Física. Foi por intermédio do coordenador do curso que Laila fez o teste de atletismo, obtendo destaque no lançamento de dardo - uma etapa na qual, de acordo com ela, puderam ser demonstradas as habilidades que desenvolveu após muitas partidas de handebol. Em 2007, quando ainda estava na Universidade de Fortaleza, Laila foi premiada nas Olímpíadas Universitárias JUBs, que reuniu estudantes de todo o país. 

Foi no ano de 2008, no GP Internacional de Atletismo da Unifor, que a jovem conheceu o seu atual treinador, Pedro Attilio, que ofereceu à Laila a oportunidade de treinar em São Paulo e competir a nível internacional. “Enxerguei como uma oportunidade de ser uma grande atleta. Então, em janeiro de 2009, decidi que iria deixar o Ceará, a família e o trabalho para ir à São Paulo, realizar meu sonho de ser atleta profissional”, ela conta. 

Serviço

“Lives da Superação”
Tema: “Trajetória de Sucesso: da Universidade às Olimpíadas”.
Convidada: Laila Ferrer e Silva.
Dia 20 de maio de 2020, quarta-feira, às 19 horas.
Transmissão pelas redes sociais oficiais da Unifor (Instagram, Facebook, Youtube) e TV Unifor (canal 181 da NET).