null Estudantes da Unifor se classificam para final nacional da Huawei ICT Competition

Ter, 5 Março 2024 15:42

Estudantes da Unifor se classificam para final nacional da Huawei ICT Competition

Iniciativa visa promover o desenvolvimento do ecossistema de talento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)


Caso avancem novamente de fase, os estudantes irão disputar a fase global no México (Foto: Julia Donato)
Caso avancem novamente de fase, os estudantes irão disputar a fase global no México (Foto: Julia Donato)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, destaca-se por sua forte integração com a inovação e a tecnologia, reconhecendo ambos como pilares essenciais para o desenvolvimento de profissionais qualificados e para o aprimoramento das empresas que buscam se destacar no mercado.

Nesse contexto, os estudantes Pedro Angelus Caúla e Pedro Victor de Mendonça, ambos da graduação em Engenharia da Computação, e Juliane Araújo, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, foram selecionados para a fase final nacional da Huawei ICT Competition. Esta competição tem como objetivo promover o desenvolvimento do talento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), refletindo o compromisso da Huawei com a integração entre a indústria e a educação.

Auxiliados por Luiz Stephany, coordenador do Tec Unifor — Parque Tecnológico da instituição —, os estudantes estarão em São Paulo nos dias 7 e 8 de março para realizarem uma prova teórica composta por 90 questões, com pontuação máxima de 1000 pontos.

Com a participação de mais de 1000 estudantes representando mais de 90 instituições, a competição foi dividida em três categorias: Trilha Computing, Trilha Network e Trilha Cloud. Na atual fase, disputam apenas 45 alunos. 

Para Juliane, uma das estudantes classificadas, a oportunidade de participar da competição da Huawei tem sido de extrema importância para a sua trajetória acadêmica e profissional. 

“Tive a oportunidade de conhecer a estrutura do parque tecnológico da Unifor e de interagir e aprender com professores renomados que compartilham suas experiências. Profissionalmente, a competição me proporcionou a oportunidade de adquirir conhecimentos atualizados através dos cursos disponíveis na plataforma da Huawei”, afirma a aluna. 

Um dos destaques da conquista dos estudantes, que estão competindo na categoria Trilha Cloud, é que são os únicos representantes de uma instituição privada garantidos na fase nacional da competição. Caso avancem nesta fase, os estudantes disputarão a fase global no México.

O aluno Pedro Angelus compartilha sua determinação e otimismo destacando a vontade da equipe de vencer: "Nosso objetivo é alcançar o pódio, e estamos plenamente conscientes de nossas habilidades. Além disso, participar de um evento tão significativo é uma oportunidade enriquecedora para meu desenvolvimento profissional e para inspirar outros a alcançarem sucesso em futuras competições."

Já Pedro Victor ressalta os benefícios futuros da participação na competição: "Ela vai impulsionar minha carreira dentro e fora da universidade, especialmente pelo contato com pessoas de diferentes regiões e dentro da empresa (Huawei). No momento, é importante pois estou aprendendo uma variedade de conteúdos, o que vai me ajudar em disciplinas futuras e a ter mais tempo para aprender mais coisas."