null Ministério da Educação mantém nota máxima do curso de Comércio Exterior da Unifor

Ter, 5 Setembro 2023 16:19

O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura

A Universidade de Fortaleza possui o único bacharelado em Comércio Exterior do Ceará (Foto: Roberio Castro)

O curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - obteve novamente nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) na avaliação virtual in loco, para fins do ato regulatório de renovação de reconhecimento do referido curso. O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. A formação em Comércio Exterior da Unifor possui nota máxima no MEC desde sua criação.

Na ocorrência foram analisados o projeto pedagógico do curso, bem como organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os avaliadores verificaram se a graduação atendia a todos os critérios de excelência que a nota 5 exige. “Foram dias imersos nas evidências que o curso e a Universidade de Fortaleza possuem e em reuniões com corpo docente, discentes, Núcleo Docente Estruturante (NDE), equipe multidisciplinar, coordenação e mantenedora”, detalha a coordenadora do bacharelado em Comércio Exterior da Unifor, professora Alexandra Siebra.

Único bacharelado em Comércio Exterior do Ceará, a formação tem duração de quatro anos e é ofertada no período noturno. O curso é voltado para quem deseja trabalhar com gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países e deseja exercer funções de gestão de processos de exportação e importação, atuando em áreas como logística internacional, cadeia de suprimentos globais, marketing internacional, compliance, negociações internacionais,e finanças internacionais. Além disso, os profissionais poderão ainda empreender, abrindo seu próprio negócio de consultoria ou startups de serviços em comércio exterior.

Diferenciais

A graduação em Comércio Exterior, por ser ampla e interdisciplinar, permite uma grande versatilidade, e os profissionais desta área podem encontrar oportunidades em muitos outros setores, em empresas públicas ou privadas, de acordo com seus interesses e habilidades individuais.

Na Unifor, o aluno pode ampliar suas possibilidades dentro do mercado de trabalho e ir muito além da gerência dos processos de exportação e importação, uma vez que, ao longo da formação, são disponibilizadas muitas oportunidades dentro e fora da Universidade. Os diferenciais da formação da Unifor foram analisados na avaliação do MEC e a obtenção da nota máxima evidencia tudo que a Unifor proporciona ao aluno.

“A Unifor disponibiliza atividades de monitoria, iniciação científica, bootcamp, hackathon, nivelamento, dupla titulação, intercâmbio, buddy program, trilhas de formação, dupla graduação, bolsa atleta, laboratórios, colegiado de líderes, acessos a sistemas ERP (Enterprise Resource Planning, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa), simuladores, oficinas, estúdio de TV, rádio, além de diversas outras atividades” - Alexandra Siebra, coordenadora do curso de Comércio Exterior da Unifor

A Unifor possui ainda o Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex), idealizado com o objetivo de contribuir com a formação prático-profissional dos alunos do curso e com projetos de internacionalização para empresas cearenses. Orientados por professores e com a mentoria de profissionais atuantes nas áreas de negócios, empreendedorismo e inovação, os alunos podem elaborar projetos de exportação e importação para empresas participantes cadastradas e selecionadas de acordo com o seu perfil e objetivos. O núcleo conta com parceria de órgãos e instituições públicas e privadas que apoiam também a inserção dessas empresas no comércio exterior brasileiro.

+ Conheça melhor o curso de Comércio Exterior da Unifor e seus diferenciais

Outro importante diferencial do curso da Unifor é que ele atua no projeto Ceará Global, um dos maiores movimentos voltados para a internacionalização da economia no Estado. Nesse movimento, os alunos passam a ter contato com autoridades, executivos e técnicos renomados em seus segmentos, e a cada nova demanda do projeto exercitam e se preparam para ocupar os espaços identificados, criados e publicitados pelo próprio projeto, que demandam por profissionais qualificados com conhecimento de gestão, negócios e tecnologia.

Ademais, os discentes têm à disposição serviços como o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e a Central de Carreiras e Egressos, que tem como missão auxiliar o desenvolvimento profissional dos estudantes, visando aumentar a empregabilidade dos alunos e ex-alunos da Instituição. “O curso mostra seu diferencial aos avaliadores na medida que apresenta excelentes índices de empregabilidade. Cerca de 90% dos profissionais formados em comércio exterior pela Unifor estão atualmente empregados”, celebra Alexandra.