null Professor de Medicina da Unifor destaca a importância da proximidade com os alunos

Qui, 3 Agosto 2023 17:13

O médico pediatra Antonio George acompanha há 11 anos estudantes em atendimentos de atenção primária nas unidades básicas de saúde (UBS)

As práticas com atendimentos reais são alguns dos exemplos entre a relação professor e aluno (Foto: Robério Castro)

Durante o processo de formação acadêmica, o aluno enfrenta diversos desafios. Assim, torna-se fundamental o apoio de professores e coordenadores ao corpo discente para que a caminhada até o mercado de trabalho seja melhor aproveitada e mais enriquecedora.

Nessa perspectiva, Antonio George, médico pediatra e professor de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, enfatiza a preocupação dos professores com os estudantes durante o período acadêmico no curso em que leciona.

“Os professores têm buscado compreender as diferentes características de cada geração de seus discentes e suas expectativas quanto ao que procuram aprender e as demandas atuais que a sociedade demanda dos egressos do curso de Medicina, buscando conceber um perfil compatível com essas necessidades”, afirma.

Por meio do ensino na Unifor, Antonio já possui essa relação próxima com os seus alunos, haja vista que o médico pediatra acompanha há 11 anos estudantes em atendimentos de atenção primária nas unidades básicas de saúde (UBS). Durante esse momento de prática, ele visa aplicar os conhecimentos em cenário real junto aos alunos, garantindo a aprendizagem e a facilidade no processo.

No curso de Medicina da Unifor, os próprios docentes, assim como Antonio George, buscam constantemente atender a necessidade de integrar os diferentes módulos de aprendizagem tanto em cada semestre quanto em semestres contíguos. O objetivo é tornar o ensino longitudinal e significativo em todos os momentos do curso, além de reafirmar a vocação inovadora que a formação tem desde o seu início.

Cuidado para além da formação

É comum pensar que, após formado, o estudante venha a perder contato com seus professores e a própria universidade, afinal, o agora ex-aluno já possui seu diploma e pode atuar como um profissional no mercado de trabalho. Entretanto, Antonio George comenta que o curso de Medicina da Unifor oferece uma atenção para além da graduação, pois há o interesse no desenvolvimento profissional de quem passou pela Unifor.

Assim, são realizadas entrevistas com egressos do curso para que seja possível saber sobre a sua atuação profissional. Além disso, as aprovações em residências, mestrado, doutorado, entre outros, servem como fonte sobre o sucesso dos ex-alunos.

“O perfil do egresso que o curso pretende formar para a sociedade norteia as diretrizes que a Universidade formata no seu projeto pedagógico. E o acompanhamento desses egressos costuma ocorrer diretamente por meio de entrevistas aos ex-alunos do curso, ou mesmo a aprovação nas atividades de pós-graduação (residência, mestrado, doutorado), e também indiretamente quando esses egressos trabalham nos diversos serviços de saúde, públicos ou particulares, junto a professores do curso, prestando assistência de qualidade à população.”Antonio George, professor do curso de Medicina da Unifor e médico pediatra

Durante sua carreira, o médico realizou duas grandes publicações importantes, transmitindo conhecimento para além da sala de aula. Um dos estudos foi o capítulo Diagnósticos Diferenciais de Adenomegalias na Pediatria, no livro Fundamentos e Práticas Pediátricas e Neonatais.

A outra publicação, um artigo internacional, chama-se Telemedicine Application and Assessment During the COVID-19 Pandemic, em que ele analisa a prática da telemedicina durante a pandemia do coronavírus. O estudo foi publicado em 2022 na PubMed. O também docente Geraldo Bezerra e alunos de Medicina participaram do trabalho junto com Antonio.

Sobre Antonio George

Formado em Medicina desde 2001 pela Universidade Federal do Ceará. Possui residência em pediatria, concluída em 2007, e residência em Medicina de Família e Comunidade, em 2009, e concluiu o Mestrado Profissional em Saúde da Família pela FIOCRUZ/UFC em 2015. Atua como médico do Programa Saúde da Família (PSF) pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza desde 2006, e médico pediatra no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) desde 2008. É professor do curso de Medicina da Unifor desde 2011.