null Seminários Especiais Internacionais da Pós-Graduação em Direito debatem direitos fundamentais e crise de solidariedade

Qui, 29 Fevereiro 2024 16:29

As atividades serão ministradas pelos professores Gina Pompeu, da Unifor, e Fabien Bottini, professor da Universidade de Le Mans (França)

Os seminários acontecerão nos meses de março, abril e maio (Foto: Arquivo pessoal)

Nos meses de março, abril e maio, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai promover mais uma edição de Seminários Especiais Internacionais. Em 2024, as atividades serão ministradas pelos professores Fabien Bottini, da Universidade de Le Mans (França), e Gina Pompeu, docente do PPGD e coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor.

Derivada da disciplina “Seminários Especiais Internacionais”, a iniciativa vai debater diversas temáticas que englobam direitos fundamentais e crise de solidariedade, tais como “antropocentrismo e a busca pelo patamar civilizatório”, “exclusão e concentração de renda”, “degradação ambiental” “responsabilidade individual, coletiva e empresarial”, “direitos da natureza” e “governança judicial multinível”, dentre outros.

Os seminários serão exclusivos para os alunos do PPGD e acontecerão no formato híbrido, divididos em três momentos:

• Março

Data: 13 a 15 de março de 2024
Tema: Análise Constitucional / Social / Econômica - América Latina
Profa. Gina Pompeu - Unifor / PPGD

• Abril

Data: 16 a 18 de abril de 2024
Tema: Análise Constitucional / Social / Econômica - Europa
Prof. Fabien Bottini - Universidade de Le Mans

• Maio

Data: 15 a 17 de abril de 2024
Tema: Análise Constitucional / Social / Econômica - Brasil
Profa. Gina Pompeu - Unifor / PPGD

Sobre os palestrantes

Fabien Bottini - Doutor em Direito Público, professor titular da Universidade de Le Mans, na França, e da Cátedra de Inovação do Instituto Universitário da França.

Gina Pompeu - Doutora em Direito com estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Lisboa, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor, coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), do grupo de pesquisas “Relações econômicas, Políticas, Jurídicas e Ambientais da América Latina” (REPJAAL) e líder do Centro de Estudos Latino-Americano (CELA), todos da Unifor.

Faça parte do PPGD

Criado em 1999, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor — que oferta cursos de mestrado e doutorado — visa a formação de profissionais com visão sistêmica do Direito e das realidades social e axiológica a ele relacionadas, a partir da Constituição e dos Direitos Fundamentais.

O PPGD é reconhecido nacionalmente pela sua estrutura e qualidade de ensino e pesquisa. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por exemplo, classifica o Programa com o conceito 6, configurando-se como um dos melhores do Brasil e o único nas regiões Norte e Nordeste a receber tal nota pela Capes.