null Unifor é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará

Sex, 30 Junho 2023 16:27

Unifor é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará

Cerimônia reuniu representantes da Fundação Edson Queiroz, parlamentares, professores, funcionários, egressos e alunos da instituição


A Universidade de Fortaleza celebra o cinquentenário com uma programação especial ao longo do ano (Foto: Ares Soares)
A Universidade de Fortaleza celebra o cinquentenário com uma programação especial ao longo do ano (Foto: Ares Soares)

Nesta sexta-feira (30), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) realizou sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e reuniu parlamentares, representantes da Fundação, vice-reitores da Unifor, professores, funcionários, egressos e alunos da instituição. 

Para compor a mesa da cerimônia foram convidados Evandro Leitão, presidente da ALECE; Lenise Queiroz Rocha, Presidente da Fundação Edson Queiroz; os deputados estaduais Marta Gonçalves e Queiroz Filho; Igor Queiroz Barroso, presidente do conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz; o desembargador Teodoro Silva Santos, representante do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o Magnífico Reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu; o desembargador Paulo Regis Machado Botelho, representando o Tribunal Regional do Trabalho (TRT7); Luiz Pontes, ex-presidente da Assembleia Legislativa, e Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza.  

A cerimônia contou ainda com apresentações do Coral e da Camerata da Unifor, além de discursos do presidente da ALECE e de Queiroz Filho, autores do requerimento da homenagem. Em seguida, foi feita a entrega dos certificados em comemoração aos 50 anos da Universidade de Fortaleza para cinco homenageados: 

  • Fundação Edson Queiroz, cujo reconhecimento foi entregue à Presidente Lenise Queiroz Rocha; 
  • Carlos Alberto Batista Mendes de Sousa, reitor da Unifor nos períodos de 1981 a 1989 e 2000 a 2009;
  • Antônio Colaço Martins, reitor no período de 1989 a 2000;
  • Fátima Veras, reitora no período de 2009 a 2023;
  • Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor a partir de 2023. 

Após as homenagens, Lenise Queiroz Rocha e o professor Randal Martins Pompeu também foram convidados a fazer uso da palavra para expressarem seus agradecimentos em nome da Fundação e da Universidade de Fortaleza. 

Vida longa à Unifor


O deputado estadual Evandro Leitão discursa na sessão solene em homenagem aos 50 anos da Unifor (Foto: Ares Soares)

“A Unifor tem sido referência no Norte e Nordeste pela qualidade de seu corpo docente, estrutura e ensino, tendo formado diversos profissionais de renome com atuação no Ceará, no Brasil e no exterior. A Universidade agrega à educação e à cultura cearense e já se tornou patrimônio da nossa capital e de todo o Ceará. Nós, enquanto Casa Legislativa, a Casa do Povo, não poderíamos deixar de fazer esse reconhecimento público da instituição séria, que é referência e ícone na educação do nosso estado” – Evandro Leitão, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e egresso do curso de Ciências Econômicas da Unifor. 


Queiroz Filho, deputado estadual, é um dos autores do requerimento (Foto: Ares Soares)

“Como alguém que valoriza a educação como ferramenta essencial para a inserção no mercado de trabalho e a formação de cidadãos, reconheço o serviço de excelência exercido pela instituição, prezando por estrutura física admirável e, principalmente, profissionais capacitados em transmitir seus conhecimentos direcionados para suas respectivas áreas. Esta sessão de hoje é uma valorização de todos os professores, colaboradores e gestores que, durante esse período, se dedicaram e se dedicam, acima de tudo, para que o aprendizado seja transmitido da maneira mais eficiente possível” – Queiroz Filho, deputado estadual, um dos autores do requerimento e graduado em Direito pela instituição.


A Presidente da Fundação Edson Queroz, Lenise Queiroz Rocha, sobe ao púlpito para prestar agradecimentos à homenagem (Foto: Ares Soares)

“São muitos os merecidos desta homenagem e só me engrandece representá-la, juntamente com os reitores que estiveram conosco ao longo desse meio século. Hoje, quero dizer para vocês que isso nos traz muito orgulho e nos honra muito a responsabilidade de continuar esse legado. Se torna cada vez mais imperativo que a família se dedique a continuar a crescer e permanecer por quantos anos forem necessários para que nossos cearenses, nossos jovens e todos nós tenhamos acesso ao que, de acordo com o industrial Edson Queiroz, seria uma ‘grande fábrica de doutores’ para o Brasil e para o mundo” – Lenise Queiroz Rocha, Presidente da Fundação Edson Queiroz. 


Randal Martins Pompeu, Reitor da Unifor, pontua os feitos da instituição ao longo de 50 anos de existência (Foto: Ares Soares)

“A Unifor nasceu com a missão de promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Ceará, por meio da formação de capital humano. Para tal missão, o acesso democratizado e plural à educação e à ciência foram passos importantes. Teoria e prática fazem parte do DNA dessa Universidade que se afasta da retórica, para, no entanto, abraçar ações de voluntariado, de educação por meio da arte e da cultura, dos projetos de cidadania e de capacitação profissional por intermédio de práticas inclusivas” – Randal Martins Pompeu, Magnífico Reitor da Universidade de Fortaleza. 


O ex-reitor Carlos Alberto Batista ao lado dos filhos Danielle Coimbra e Márcio Batista Sousa (Foto: Ares Soares)

"Essa foi uma justa homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, considerando os 50 anos que a Unifor vem realizando serviços de qualidade para a sociedade. Me sinto extremamente orgulhoso por participar desse momento e ter feito parte dessa história magnífica" – Carlos Alberto Batista, ex-reitor da Unifor.


Fátima Veras, ex-reitora da Unifor, ao lado de Lenise Queiroz Rocha, Randal Martins Pompeu e Carlos Alberto Batista (Foto: Ares Soares)

"A sessão solene é muito importante para a comemoração dos 50 anos da Universidade de Fortaleza, pois simboliza o reconhecimento que o estado do Ceará tem pelo grande papel que a Unifor e a Fundação Edson Queiroz vem desenvolvendo ao logo de sua história, formando mais de 100 mil cidadãos" – Fátima Veras, ex-reitora da Unifor.


Lenise Queiroz Rocha, Marta Gonçalves e Randal Martins Pompeu (Foto: Ares Soares)

"Na solenidade, homenageamos a Universidade de Fortaleza pelos seus 50 anos de serviços prestados ao estado do Ceará, colocando mais de 100 mil profissionais no mercado. A Unifor tem um amplo trabalho social junto à comunidade ao seu entorno, e é um patrimônio da educação do Ceará e do Brasil. Vida longa, Unifor!" – Marta Gonçalves, deputada estadual.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, contribuiu não só para a formação técnica, mas também humana de mais de 110 mil profissionais. Ao longo desse período, tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimentos nacional e internacional. Em razão disso, a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Para celebrar 50 anos, a Universidade lançou em março passado uma extensa e intensa programação especial que acontecerá durante todo o ano, incluindo eventos de arte, educação e cultura para os mais diversos públicos-alvo: alunos, funcionários e população em geral. Também fez parte da comemoração alusiva aos 50 anos o lançamento da nova marca da Unifor. 

Discursos de Homenagem aos 50 anos da Unifor

Bom dia a todos e a todas,

É com imensa satisfação que inicio esta sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará, em homenagem aos 50 anos de existência da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz - por requerimento de nossa autoria e do deputado Queiroz Filho, subscrito pelos deputados Almir Bié, Juliana Lucena, Lucinildo Frota, Marta Gonçalves e Stuart Castro. 
Em nome dos agraciados, parabenizo o comando da instituição e todos que fazem da Unifor uma das melhores universidades do País.

A Unifor tem sido referência no Norte e Nordeste pela qualidade de seu corpo docente, estrutura e ensino, tendo formado diversos profissionais de renome com atuação no Ceará, no Brasil e no exterior. Na condição de ex-aluno, sou bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), avalio que os cearenses sabem que podem contar com a excelência e o trabalho sério da Unifor, da graduação à pós-graduação, com uma formação que preza pela prestação de serviço à sociedade para entregar ao mercado de trabalho profissionais dedicados, íntegros e muito bem qualificados nas mais diversas áreas do conhecimento. 

A Unifor completou 50 anos de existência em 21 de março deste ano. Nesse período, a instituição contribuiu não só para a formação técnica, mas, também, humana, de mais de 110 mil profissionais.

A universidade acumula várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimentos nacional e internacional. Considerada a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Para celebrar 50 anos, a instituição lançou em março deste ano uma extensa programação que ocorrerá durante todo o ano, incluindo eventos de arte, educação e cultura para os mais diversos públicos-alvo: alunos, funcionários e população em geral. A Unifor agrega à educação e à cultura cearense e já se tornou patrimônio da nossa capital e de todo o Ceará. 

Nós, enquanto Casa Legislativa, a Casa do Povo, não poderíamos deixar de fazer esse reconhecimento público da instituição séria, que é referência e ícone na educação do nosso estado. Neste momento, também não poderia deixar de reconhecer alguém que foi visionário, há 50 anos, e teve a iniciativa, a sabedoria, e a inteligência de fundar a Unifor. Esse homem chama-se Edson Queiroz. Parabéns!

Obrigado!

Deputado Evandro Leitão – presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Eu gostaria, primeiramente, de falar da honra, como ex-aluno da Unifor, ter sido o autor do requerimento desta sessão solene, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; da deputada Marta Gonçalves; e outros deputados que subscreveram; em alusão aos 50 anos da Universidade de Fortaleza, completados no último dia 21 de março deste ano. 

Como alguém que valoriza a educação como ferramenta essencial para a inserção no mercado de trabalho e a formação de cidadãos, reconheço o serviço de excelência exercido pela instituição, prezando por estrutura física admirável e, principalmente, profissionais capacitados em transmitir seus conhecimentos direcionados para suas respectivas áreas.

São cinco décadas contribuindo não apenas com a formação técnica, mas também humana de mais de 110 mil profissionais em 40 cursos de graduação e mais de 18 mil em cursos de pós-graduação.

Ao longo desse período, a Unifor tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa científica e na extensão, com credibilidade e reconhecimentos nacional e internacional. 

Em razão disso, a instituição é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Há três anos consecutivos, é a melhor instituição de ensino superior privada do Nordeste pelo ranking internacional QS Latin America Rankings. Também foi agraciada como a melhor particular do Brasil, segundo o World University Rankings, do Reino Unido.

É mais que louvável que diversos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pela Unifor geraram impactos positivos até em âmbito nacional, como o capacete Elmo, vital durante a pandemia de Covid-19, e as exposições do Espaço Cultural Unifor, que apresentam um forte viés educativo para promover o conhecimento por meio da arte.

É preciso destacar a visão de vanguarda do industrial Edson Queiroz, que fundou em 1973 um novo complexo educacional, contribuindo para alavancar, coletivamente, o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste, e o seu legado vem sendo honrado até hoje.

Deixo aqui o meu destaque especial para o ex-chanceler Airton Queiroz, quem tive o prazer de conhecer e ver o brilho nos olhos como ele sempre falava do desenvolvimento que o ensino era capaz de provocar.

Esta sessão de hoje é uma valorização de todos os professores, colaboradores e gestores que, durante esse período, se dedicaram e se dedicam, acima de tudo, para que o aprendizado seja transmitido da maneira mais eficiente possível.

Excelentíssimos deputados, ilustres convidados, professores, estudantes e colaboradores da Universidade de Fortaleza aqui presentes, é com imensa gratidão que recebemos hoje essa homenagem do poder legislativo estadual, nesta que é considerada a Casa do Povo, constituída por legítimos representantes eleitos dos cearenses. Ficamos muito honrados com o reconhecimento pelos 50 anos de história da Universidade de Fortaleza, iniciada em 1973 pelos meus pais, Yolanda e Edson Queiroz.

Ao longo de meio século de existência, a Unifor se tornou uma instituição referência em excelência acadêmica. Nas últimas cinco décadas, a Universidade tem sido uma verdadeira força transformadora na formação de mais de 110 mil graduados e mais de 18 mil pós-graduados. Este número não representa apenas uma estatística, mas sim histórias de superação, de conquistas pessoais e profissionais, de sonhos realizados. Cada aluno que passou pelas salas de aula da Unifor leva consigo um legado de conhecimento e valores que foram transmitidos por nossos dedicados professores e colaboradores.

Além de formar profissionais competentes e éticos, a Unifor tem desempenhado papel fundamental também no desenvolvimento social, cultural e econômico do Ceará. Por meio de suas atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, e por meio do fomento à arte e à cultura, a Universidade tem contribuído, significativamente, para o avanço da ciência, para a solução de problemas complexos e para a promoção da cidadania.

No campo da pesquisa, a Unifor tem sido berço de importantes descobertas e inovações, impulsionando diversos setores da sociedade. Nossos pesquisadores têm se destacado em áreas como direito, saúde, tecnologia, comunicação e gestão, meio ambiente, energias renováveis, entre outras, trazendo benefícios tangíveis para a população cearense e brasileira, como o capacete Elmo de respiração assistida, que foi utilizado em hospitais públicos e privados para salvar vidas de pessoas infectadas com o coronavírus em diversos estados do Brasil. O equipamento foi fundamental para evitar a intubação de milhares de pacientes com Covid-19, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de UTI.

A extensão universitária é outro pilar fundamental da Unifor. Por meio de inúmeros projetos e ações voltados à comunidade, a Universidade tem levado seus conhecimentos e recursos para além dos muros acadêmicos, promovendo inclusão social, desenvolvimento comunitário e melhorias em áreas como educação, cultura, esporte, saúde e sustentabilidade, por meio de projetos como, por exemplo, a Escola Yolanda Queiroz, o Centro de Formação Profissional, o Escritório de Práticas Jurídicas, a Escola de Esporte, as Clínicas Odontológicas e o Núcleo de Atenção Médica Integrada.

Por fim, a Unifor também tem sido grande incentivadora da arte e da cultura em todas as suas manifestações. Ela tem proporcionado um ambiente propício para o desenvolvimento artístico, estimulando a criatividade, a expressão cultural e o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. Por meio de exposições, apresentações musicais e teatrais, eventos e projetos culturais, como a Unifor Plástica, que teve sua primeira edição no ano da fundação da Unifor, a instituição tem contribuído, sobremaneira, para o enriquecimento da cena cultural da cidade de Fortaleza e para o fortalecimento da identidade e do patrimônio artístico cearense. Ao longo das últimas cinco décadas, foi responsável por projetar sucessivas gerações de artistas cearenses e nacionais, se firmando como importante referência para a formação e a difusão das artes visuais brasileiras.

Em nome da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, o meu muito obrigada. Um agradecimento especial aos deputados Evandro Leitão, presidente desta Casa, e Queiroz Filho, e aos parlamentares Almir Bié, Juliana Lucena, Lucinildo Frota, Marta Gonçalves e Stuart Castro, responsáveis por este momento tão especial que representa muito para todos que fazemos a Unifor.

Senhoras e senhores aqui presentes, 
Excelentíssimas senhoras deputadas e
Excelentíssimos senhores deputados,
bom dia! 

Gostaria, inicialmente, de expressar em nome de todos os que fazem parte da Universidade de Fortaleza, a honra e o prazer que sentimos, por estarmos na Casa do Povo Cearense, que ora, nos presta esta significativa homenagem pela passagem dos 50 anos de exercício de excelência do magistério superior no estado do Ceará. 

Neste momento, cumprimento especialmente: O Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Estadual Evandro Leitão, a quem agradeço a autoria do requerimento da homenagem, ora recebida, e a sua presença e incentivo às atividades de pesquisa e de educação promovidas e desenvolvidas na UNIFOR;

Agradeço juntamente às Excelentíssima Senhoras Deputadas Juliana Lucena, Marta Gonçalves, Dra. Silvana e aos Excelentíssimos Senhores Deputados Queiroz Filho,  Almir Bié, Lucinildo Frota, e Stuart Castro Farias Lima, que assinaram e subscreveram esta valiosa homenagem.

Saúdo a todos os excelentíssimos Deputados e Deputadas desta Egrégia Casa, que diuturnamente debatem e representam os interesses dos cearenses em busca da concretização do patamar mínimo civilizatório pautado em Educação, Saúde, acesso ao Trabalho, ao Lazer, à segurança e a proteção à infância, à maternidade e aos desamparados, bem como visam efetivar o crescimento econômico, paralelo ao desenvolvimento humano e à proteção ambiental.

Neste ato solene, estendo meus cumprimentos à Presidente da Fundação Edson Queiroz, Dra. Lenise Queiroz Rocha, e os membros do Conselho Curador aqui presentes; à Vice-Reitora de Ensino, Profa. Dra. Clara Bugarim; ao Vice-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Milton Sousa; ao Vice-Reitor de Administração, José Maria Gondim; ao Coordenador da Vice-Reitoria de Extensão, Prof. Thiago Braga; à Diretora de Marketing, Profa. Ana Quezado, ao Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Eurico Vasconcelos; aos Diretores de Centro: Profa. Dra. Danielle Coimbra; Profa. Dra. Katherinne Mihaliuc; Profa. Dra. Lia Brasil; Prof. Dr. Jackson Sávio; à Diretora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Christina Praça; e as autoridades acadêmicas, professores, colaboradores, servidores e convidados aqui presentes.

Diante desta homenagem à Universidade de Fortaleza, cumpre ressaltar a coragem, a perseverança e o espírito empreendedor do industrial Edson Queiroz ao criar a Universidade de Fortaleza em 1973. Sempre ao lado de sua esposa, Dona Yolanda Vidal Queiroz, partilhou com seus filhos e filhas o espírito desenvolvimentista para a cidade de Fortaleza e estado do Ceará. 

A Unifor nasceu com a missão de promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Ceará, por meio da formação de capital humano. Para tal missão, o acesso democratizado e plural à educação e à ciência foram passos iniciais. Afinal, nas últimas décadas do século XX, era preciso enfrentar a situação de carência de pessoal qualificado, em razão da falta de oferta de ensino superior, que era um direito restrito a uma parcela privilegiada da sociedade.

Por ter sido concebida já como Universidade, munida do tripé ensino, pesquisa e extensão, a Unifor sempre teve o compromisso de reverter em benefícios para a sociedade o que se produz de conhecimento no campus.  Percebe-se essa contribuição, sobretudo, diante do exercício de responsabilidade social pessoal dos mais de 110.000 profissionais graduados em seus diversos campos de exercício profissional; e dos mais de 18.000 pós-graduados, muitos com destaque em suas carreiras no âmbito local, nacional e internacional. 

No ano de 2023 a Unifor oferta 44 cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, mais de 80 cursos de especialização e MBA, 6 mestrados acadêmicos, 5 mestrados profissionais e 5 programas de mestrado e doutorado. Nesse mister conta com um corpo docente composto por 1000 (MIL) professores mestres e doutores, e 1623 colaboradores técnico-administrativos. Desenvolvem suas atividades em uma área horizontal privilegiada de 720 mil metros quadrados de extensão, determinada como de soltura de animais silvestres.

Banhada pelo sol e reflexo da sombra de múltiplas árvores, como um oásis, repleta de fontes, a UNIFOR promove a elevação do espírito e dos sonhos daqueles que ensinam e que aprendem. Muitos lá vivem e guardam na memória, além das cores intensas dos jambos e orquídeas, suas melhores experiências de vida.

E por falar em sonhos realizados, vale revelar que a Universidade de Fortaleza já recebeu por vários anos consecutivos o selo de responsabilidade social, promovido pela ABMES. (Associação brasileira de mantenedoras do ensino superior). Já em face das seguidas exposições culturais pictóricas que traduzem a história e a memória dos artistas e do povo brasileiro, e respectiva promoção de visitação gratuita e educação por meio do acesso à arte e à cultura, a UNIFOR alcançou o reconhecimento de patrimônio turístico do município de Fortaleza.

Para o orgulho dos cearenses, deve-se informar que a Universidade de Fortaleza, em 2023 é considerada a melhor Universidade Particular do Norte e Nordeste do Brasil, pelos principais rankings educacionais no Brasil e no mundo, como o Times Higher Education, que incluiu a Unifor como a única universidade particular do Norte/Nordeste no Ranking de Crescimento Econômico, em levantamento divulgado no início deste mês de junho de 2023.

Esse resultado é fruto do trabalho árduo e contínuo por 50 anos, pautado no comprometimento de docentes, professores pesquisadores, gestores e colaboradores, liderados outrora pela energia singular do Chanceler Airton Queiroz por 35 anos, (1982-2017) e desde 2017, pela competência da Dra. Lenise Queiroz Rocha, Presidente da Fundação Edson Queiroz, instituição mantenedora da Unifor, com a participação ativa dos membros do Conselho Curador, Dra. Manoela Queiroz Bacelar, Dra. Renata Jereissati, Dra. Paula Queiroz Frota, Dr. Igor Queiroz Barroso e Dr. Edson Queiroz Neto.

Destaca-se, ainda, a atuação profícua da Universidade de Fortaleza em ampliar conexões e sinergia com os diversos setores da sociedade. Uma vez identificadas carências e necessidades, a Universidade se municia de atividades práticas, por meio de projetos de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão, capazes de causar impacto positivo no desenvolvimento local sustentável. Nessa vertente contribui para a formação de Capital Humano e construção de Capital Social.

Vale ressaltar os trabalhos de responsabilidade social desenvolvidos pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, sobretudo no que concerne a promover, dentro do campus da Universidade, a convivência e manutenção de uma escola de ensino infantil e fundamental, com vagas para até 600 crianças. A elas são garantidos educação sistemática, acesso à arte e à cultura, e à alimentação. São ações que multiplicam as capacidades dos futuros cidadãos diante das oportunidades. Extra-muros, são significativos os projetos implementados em arte-educação, responsabilidade social, junto as comunidades circunvizinhas da Universidade. Vale destacar o Núcleo de atenção médico Integrada, NAMI, o Centro de Formação Profissional e o Escritório de Práticas Jurídicas, todos de portas abertas ao serviço da comunidade.

Cumpre lembrar que teoria e prática fazem parte do DNA dessa Universidade que se afasta da retórica e da verborragia, para, no entanto, abraçar ações de voluntariado, de educação por meio da arte e da cultura, dos projetos de cidadania e de capacitação profissional por intermédio de práticas inclusivas.

Temos agora, em 2023, a missão de implantar o Programa de Bolsas Filantrópicas da Fundação Edson Queiros, por meio do CEBAS (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social). A UNIFOR oferta mais de 3.500 bolsas de 50 a 100% de desconto nos cursos de graduação presencial ou EAD.

Sem dúvida a pandemia de COVID-19 afetou o cenário do ensino superior no Brasil e no mundo, mas hoje vive-se um momento de recuperação. Novos modelos de ensino foram colocados em prática na pandemia, e hoje esses modelos precisam não apenas ser mantidos, mas também aperfeiçoados. Projetos de pesquisa foram desenvolvidos com ajuda da Fundação, como o CAPACETE ELMO, que em parceria com outras Instituições salvou milhares de vidas durante a pandemia de COVID-19.

Entre os desafios pela frente, revela-se aqui a implantação de processos inovadores, tanto na gestão como no ensino, na modalidade presencial e a distância, e na Internacionalização da Instituição, haja vista a excelência da formação do corpo discente diante da sustentabilidade da Universidade.

Cumpre por fim, agradecer a todos os docentes e discentes, que ao longo dessas cinco décadas, foram cúmplices e parceiros da UNIFOR, na construção desse Ceará melhor. Com vocês, alunos e professores que rompem barreiras e que constroem pontes, a UNIFOR reparte essa bela homenagem prestada pela Casa do Povo.  

A dedicação, o compromisso e a competência dos nossos gestores, colaboradores, professores e alunos fortalecem a rede de todos os stakeholders do processo educativo. Juntos, estamos construindo os próximos 50 anos, sempre Ensinando e Aprendendo. 

Em nome da Universidade de Fortaleza,
Senhoras e Senhores Deputados
Recebam nosso muito obrigado!