null 28ª Corrida de Rua Unifor reúne atletas e amantes do esporte

Seg, 12 Dezembro 2022 08:19

28ª Corrida de Rua Unifor reúne atletas e amantes do esporte

Após dois anos suspenso, o tradicional evento esportivo contou com a participação de cerca de quatro mil competidores

A competição foi divida em provas de 5 km, 10 km e uma exclusivamente para pessoas com deficiência (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou na manhã do último domingo, 11, a 28ª edição da Corrida de Rua Unifor. Após dois anos de paralisação em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento reuniu cerca de quatro mil competidores, divididos em atletas amadores e profissionais de diversos estados do Brasil. A competição foi dividida em três largadas, nas categorias feminino e masculino: provas de 5 km, 10 km e uma exclusivamente para pessoas com deficiência.

Organizada pela Divisão de Atividades Desportivas (DAD), com apoio da Federação Cearense de Atletismo (FCAt), a corrida teve início pontualmente às 6h30, ao lado do Estádio de Atletismo da Unifor. Os corredores das categorias de 5km e 10km partiram em direção às ruas no entorno da Universidade até a linha de chegada, na pista de atletismo.

Prova dos 5km

O primeiro competidor a cruzar a linha de chegada dos 5km foi Gilson de Souza, com o tempo de 14 minutos e 43 segundos. “Essa conquista é uma felicidade imensa, pois a rotina de treinamento, no dia a dia, é muito puxada, e ficar em primeiro lugar em uma competição tão disputada é a recompensa desse esforço”, afirma o atleta cearense.

Na sequência, Evandro e Rafael Almeida chegaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, completando o pódio masculino.

Pódio da categoria masculina na prova dos 5km (Foto: Ares Soares)

Já no feminino, a atleta e profissional de educação física Maria do Socorro conquistou pela segunda vez o lugar mais alto no pódio dos 5km, com o tempo de 18 minutos e 53 segundos. Segundo ela, conquistar o “bicampeonato” é um sonho. “É a realização de mais uma meta pessoal, frente a tudo que abdico como atleta”, confessa.

Em seguida, Karine Colares cruzou a linha de chegada em segundo lugar e Aline Barbosa em terceiro.

Pódio da categoria feminina na prova dos 5km (Foto: Ares Soares)

Prova dos 10km

Adelson Alves Rodrigues, atleta de Barão de Grajaú, no Maranhão, foi o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada nos 10 km, com o tempo de 30 minutos e 6 segundos. “Voltar a competir aqui, na Unifor, é incrível. Conquistar mais uma vez o primeiro lugar na corrida é uma sensação indescritível, de muita gratidão”, declara o corredor, que conquistou a categoria pela sexta vez.

Em sequência, Joilson Bernardo e Daniel Carneiro chegaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Pódio da categoria masculina na prova dos 10km (Foto: Ares Soares)

Na categoria feminina, Pedrina Silva, de Maranguape, no interior do Ceará, chegou ao lugar mais alto do pódio, totalizando 34 minutos e 45 segundos de corrida. “Vim com o pensamento de dar o meu melhor e consegui essa vitória. É uma felicidade imensa e um sentimento de superação”, relata a atleta.

Completando o pódio, o segundo e o terceiro lugar foram ocupados por Aline Prudêncio e Adriana Teodósio, respectivamente.

Pódio das categoria feminina na prova dos 10km (Foto: Ares Soares)

Pelotão especial

Reforçando a importância da inclusão no esporte, a competição destinada às pessoas com deficiência começou às 8h30. Crianças, adultos e familiares torceram entusiasmados ao longo do percurso de 800 metros, que incluiu trechos de ruas internas do Campus e da pista do Estádio de Atletismo da Unifor. As entidades com o maior número de participantes receberam prêmios.

Paratletas disputaram a 28° Corrida de Rua Unifor (Foto: Ares Soares)

Premiações

A premiação contou com dinheiro, medalhas e troféus. Os primeiros colocados na corrida de 5 km receberam R$ 1.500,00 (1º lugar), R$ 1.000,00 (2º lugar) e R$ 500,00 (3º lugar). Já os primeiros colocados da corrida de 10 km receberam R$ 2.500,00 (1º lugar), R$ 2.000,00 (2º lugar) e R$ 1.500,00 (3º lugar). Todos os competidores, incluindo os participantes das provas de 5km, 10 km e de pessoas com deficiência, receberam medalhas. Os troféus foram entregues para os três primeiros colocados em cada categoria e naipe da prova de 5 km e 10 km. Os funcionários do Grupo Edson Queiroz e alunos da Unifor com as melhores colocações também receberam premiações.

Prova dos 5km – Feminino

• 1° – Maria do Socorro Silva