null TV Unifor estreia documentário sobre a Corrida de Rua Unifor

Sex, 9 Dezembro 2022 10:41

TV Unifor estreia documentário sobre a Corrida de Rua Unifor

Curta-metragem será exibido após a transmissão da 28ª edição do evento

A Corrida de Rua Unifor retorna após dois anos suspensa devido à pandemia da covid-19 (Foto: Acervo Unifor)

Uma das corridas de rua mais tradicionais do Brasil, a Corrida de Rua Unifor ganha um documentário inédito produzido pela TV Unifor, da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. A estreia ocorre neste domingo, 11, após a transmissão ao vivo da 28ª edição, na emissora acadêmica.

A transmissão da competição ocorre a partir das 6h, nos canais da TV Unifor e da Universidade de Fortaleza no YouTube, no canal 14 da Multiplay e no Facebook da Universidade, com apresentação do jornalista Antero Neto e comentários da treinadora e ex-atleta Conceição Nery.

Produção original da TV Unifor, o curta-metragem documental conta os 30 anos de história do evento, culminando no retorno neste domingo, 11, após dois anos de paralisação devido à pandemia da covid-19.

A obra exibe entrevistas com nomes de destaque da competição, como Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD) da Unifor; os  professores Américo Ximenes e Vicente Cristino, que participam desde a primeira edição em 1995; o atleta Dicson Falcão e o paratleta Saymon Calista.

Realizado a partir da parceria entre os núcleos de produção e de jornalismo da TVU, o documentário contou com a produção e o roteiro de Arthur Vasconcelos, Charlotte Cruz, estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza; de Davi Frota e Misaelly Silva, estudantes de Jornalismo da instituição.

No curta-metragem, Charlotte Cruz e Magi do Carmo, estudantes de Cinema e Audiovisual, assinam as imagens junto aos cinegrafistas Marcelo Falcão e W. Brasil. A edição de imagens e arte gráfica ficou por conta de Marcelino Oliveira. O diretor de cinema Glauber Filho, docente da Unifor, é o professor orientador da produção audiovisual.

TV Unifor

A TV Unifor é mais que uma emissora, é uma produtora de conteúdos originais que são concebidos, desenvolvidos e produzidos por estudantes dos cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Marketing, Arquitetura e Urbanismo e Moda. Os trabalhos dos alunos são tutorados por professores e profissionais do mercado que compõem os quadros da TV Unifor.

Ficha Técnica

Entrevistados: Américo Ximenes, Carlos Soares, Dicson Falcão, Diego Sousa, Matheus Sousa, Ralciney Barbosa, Saymon Calista e Vicente Cristino
Direção: Lola Melo
Roteiro e produção: Arthur Vasconcelos, Charlotte Cruz, Davi Frota e Misaelly Silva