null Cristo Redentor se une à Doe de Coração em apoio à doação de órgãos

Qua, 20 Setembro 2023 17:33

Cristo Redentor se une à Doe de Coração em apoio à doação de órgãos

Nesta quarta-feira, monumento “vestiu” a camisa da campanha durante ação promovida pela Fundação Edson Queiroz

Iniciativa impulsiona a campanha Doe de Coração a nível nacional e internacional (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, o monumento ao Cristo Redentor, Patrimônio da Humanidade e ícone cultural do Brasil, "vestiu" a camisa da Doe de Coração, campanha de doação de órgãos da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). Em um movimento inédito, a projeção mapeada promovida pela Fundação trouxe a marca da campanha para os braços de uma das sete maravilhas do mundo moderno.

A iniciativa constou de vídeo produzido pelo motion designer Getúlio Abreu, graduado em Cinema e Audiovisual pela Unifor, e tinha o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância da doação de órgãos, impulsionando o alcance da campanha a nível nacional e internacional.

O vídeo é ilustrado pelos batimentos cardíacos, que simbolizam a vida. O coração, principal símbolo da campanha da Fundação Edson Queiroz, ganhou especial destaque ao fazer analogia ao Sagrado Coração de Jesus Cristo. O grand finale da projeção aconteceu com o Monumento ao Cristo Redentor "vestindo" a camisa da Doe de Coração, principal ícone da campanha e que a cada ano traz uma marca desenhada por artistas plásticos cearenses.

Sobre a campanha Doe de Coração

Realizada desde 2003 sempre no mês de setembro, a Doe de Coração tem contribuído para aumentar o número de transplantes no Ceará, tornando-se referência em todo o território nacional. A campanha consta de várias ações no campus da Universidade de Fortaleza, envolvendo as ligas acadêmicas do curso de Medicina, além de eventos em instituições parceiras como hospitais, centros de saúde, clínicas e laboratórios e ativações em áreas públicas de grande concentração de pessoas, como parques, praças e avenida Beira Mar de Fortaleza.

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, um dos maiores números do século 21. E o assunto ganhou destaque na mídia nacional nos últimos dias com o caso do apresentador de televisão Fausto Silva, que precisou passar por um transplante cardíaco no dia 27 de agosto, após ficar na fila de espera pelo órgão por cerca de dez dias. Faustão recebeu alta no dia 10 de setembro e, desde então, recupera-se em casa, seguindo as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação. A fila de espera por transplante cardíaco no Brasil é de 387 pacientes.

Sobre o monumento ao Cristo Redentor

O Cristo Redentor é um santuário católico construído na década de 1920 por iniciativa de um grupo de fiéis, que além de solicitarem a construção do monumento, foram responsáveis por arrecadar doações para erguer o Cristo sobre o Corcovado.

A imagem do Cristo Redentor é inspirada a partir da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, muito conhecida por fiéis católicos. Assim, no centro do peito do Redentor está seu coração, que representa o amor e a misericórdia de Deus pelos homens.

Em 2006, quase 80 anos após sua inauguração, o então Cardeal do Rio, Dom Eusébio Oscar Scheid, elevou o status do Cristo a santuário, por meio de decreto oficial. Hoje, acontecem diariamente missas, bênçãos e outras atividades religiosas no platô do santuário, evidenciando o caráter religioso do local. As missas acontecem diariamente às 11h15, e aos domingos às 11h15 e 15h.

Dentro do pedestal do monumento, existe uma capela dedicada à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Ela fica aberta durante todo o período de visita ao santuário, e é um espaço privilegiado para fazer uma oração e contemplar o Sagrado presente neste espaço.