null Doe de Coração realiza neste fim de semana atividades na Beira-Mar e no Cocó

Doe de Coração realiza neste fim de semana atividades na Beira-Mar e no Cocó

Haverá uma blitz no sábado (24), no calçadão da Beira-Mar, e atividades lúdicas no domingo (25), no Parque Estadual do Cocó. A programação é aberta ao público.

Aberta ao público, a agenda envolve atividades de promoção à doação de órgãos e tecidos (Foto: Ares Soares)

A campanha Doe de Coração 2022, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), realizará uma programação especial na Beira-Mar e no Cocó neste fim de semana. Aberta ao público, a agenda envolve atividades de promoção à doação de órgãos e tecidos.

No sábado (24), terá uma blitz no calçadão da Avenida Beira-Mar, com a distribuição de materiais informativos, das 17h às 20h. No domingo (25), em parceria com a Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (Acephet), das 8h às 11h, haverá apresentação musical, passeio na trilha, piquenique, dentre outras ações, no Parque Estadual do Cocó.

Doe de coração, doe vida

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de órgãos ou tecidos de uma pessoa doente, que receberá o órgão e/ou tecido de um doador vivo ou falecido. É um tratamento que pode salvar e melhorar a qualidade de vida de quem está à espera de uma nova chance.

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.

Para ser um doador, basta falar sobre a vontade de doar, conversar com familiares e amigos a respeito. Isso ajuda na compreensão do tema. Todas as pessoas são potenciais doadoras, desde que a família autorize.

Transplantes no Ceará

Neste ano, o Ceará já realizou 1.091 transplantes de órgãos e tecidos até agosto. Em 2021, foram 1.521, de janeiro a dezembro, segundo dados do IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado. Entre os principais transplantes realizados em 2022, estão o de córnea (713) – que tem fila de espera zerada desde dezembro de 2016 –, o de fígado (143) e o de rim por doador falecido (130).

Blitz na Beira-Mar

Local: Calçadão da Beira-Mar (próximo ao posto policial/ Ideal Clube)
Atividades: distribuição de materiais informativos

Domingo no Parque