null Acadêmico de Medicina tem estudo publicado em revista internacional

Ter, 11 Agosto 2020 18:18

Acadêmico de Medicina tem estudo publicado em revista internacional

Trabalho, do qual o aluno é coautor, faz uma revisão bibliográfica sobre tumores cerebrais de baixo grau.


Leonardo Macêdo é aluno do último ano do curso de Medicina da Unifor. (Foto: arquivo pessoal)
Leonardo Macêdo é aluno do último ano do curso de Medicina da Unifor. (Foto: arquivo pessoal)

O aluno Leonardo Macêdo, do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, comemora a publicação de artigo do qual é coautor no renomado periódico “Neurosurgical Reviews”. A partir de uma revisão de artigos, o trabalho observou que, quanto maior o percentual de retirada do tumor cerebral de baixo grau, maior a sobrevida e melhor a qualidade de vida do paciente. 

Essa é sétima publicação internacional do acadêmico, sendo a mais relevante, tendo em vista que o estudo foi coordenado pelo médico neurocirurgião francês Dr. Duffau, um dos criadores da cirurgia em paciente acordado. “Meu intuito é poder publicar mais, aprender cada vez mais. Meu objetivo é muito claro na faculdade: almejo uma vaga de neurocirurgia nos Estados Unidos e sempre fui muito focado nisso”, destaca. 

Atualmente, Leonardo tem dois projetos de pesquisas em andamento na Universidade de Fortaleza, com as professoras Adriana Rolim e Fernanda Maia. “Com a dra Adriana estamos fazendo uma pesquisa experimental que avalia a dor orofacial no traumatismo craniano. Com a professora Fernanda Maia, junto com a equipe do Nati, estamos desenvolvendo um aplicativo de paciente virtual para apoiar no treinamento dos alunos de Medicina”, explica.

Em virtude do desempenho acadêmico e científico, Leonardo iniciará em dezembro a mobilidade acadêmica no exterior. Passará três meses na “Mayo Clinic”, o hospital número 1 em recursos e conhecimento nos Estados Unidos. Além disso, ficará um mês no Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, e dois meses na Universidade de Manitoba, no Canadá. 

“Dedico essa a tantas outras conquistas que obtive no curso aos professores. A minha construção acadêmica passou por uma educação sólida e inspiradora que me fez e faz sempre buscar a excelência. Agradeço pela qualidade que a Unifor oferece: a formação acadêmica diferenciada, as oportunidades de pesquisa, de você está à frente de projetos importantes. A Unifor dá todo o arcabouço para o aluno que tem o interesse de conquistar o que quiser”, comenta.