angle-left Análises econômicas do Banco do Nordeste são realizadas por alunos da Universidade de Fortaleza

Qua, 7 Outubro 2020 15:05

Análises econômicas do Banco do Nordeste são realizadas por alunos da Universidade de Fortaleza

Quatro boletins mensais são elaborados por alunos do curso de Ciências Econômicas, a partir do Núcleo de Práticas em Economia (NUPE)


A interpretação de dados econômicos prepara os alunos da Unifor para o mercado de trabalho. (Foto: Pixabay)
A interpretação de dados econômicos prepara os alunos da Unifor para o mercado de trabalho. (Foto: Pixabay)

Em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), alunos do curso de Ciências Econômicas  da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, a partir do Núcleo de Práticas em Economia (NUPE), realizam análises econômicas mensais. O produto integra o Diário Econômico Etene (DEE), parte do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), braço do BNB. 

Sob orientação do economista Nicolino Trompieri Neto, professor do curso de Ciências Econômicas da Unifor, e analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômicas do Ceará (IPECE), os alunos elaboram quatro boletins mensais. São análises sobre aspectos da conjuntura econômica brasileira para as seguintes áreas: comércio, serviços, turismo e crédito.

O Diário Econômico Etene divulga artigos originais sobre temas econômicos. Tais artigos são resultados de análises que contribuem para a construção de uma base de informações sobre a economia internacional, do Brasil, do Nordeste e dos estados pertencentes à área de atuação do Banco do Nordeste. 

Graduando do curso de Ciências Econômicas e estagiário do NUPE, Pedro Ivo salienta a importância de participar da elaboração dos boletins. “Tive a oportunidade de ver em primeira mão a elaboração desses boletins e a chance de fazer a argumentação econômica sobre diversos assuntos recentes na economia nacional e internacional. O resultado para mim foi um estímulo a pensar mais como um economista”. 

Como as análises são elaboradas

A elaboração dos Diários se inicia com a busca dos dados econômicos oriundos das pesquisas conjunturais mensais e em seguida são desenvolvidos os textos de análise de comportamento do setor econômico em questão. 

“Este processo de busca e interpretação de dados econômicos é uma atividade muito comum no dia a dia de um profissional da área de economia. Então, o aluno que integra o NUPE já tem a oportunidade de vivenciar este processo na prática. O aluno que concluiu o semestre no NUPE, já possui 'currículo' para mostrar e competir no mundo profissional”, ressalta o professor Nicolino Trompieri.

Curse Ciências Econômicas na Unifor

Cursar Economia na Universidade de Fortaleza é para quem busca a melhor formação em Ciências Econômicas de Fortaleza e deseja estudar os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens e serviços, assim como ajudar a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. 

Com duração de 4 anos, durante o período da noite, o curso conta com o currículo adaptado às novas exigências e tendências do mercado de trabalho. Dispõe de um corpo docente de alta qualificação, com relevante atuação no mercado corporativo, sendo 100% deles mestres ou doutores. O aluno certificado pela Unifor possui capacitação para atuar como executivo de empresas nacionais e multinacionais, analista financeiro, consultor econômico, analista de institutos governamentais e pesquisador.