null Campanha de segurança no trânsito feita por alunos da Unifor impacta mais de 4 milhões de brasileiros

Qui, 3 Novembro 2022 11:09

Campanha de segurança no trânsito feita por alunos da Unifor impacta mais de 4 milhões de brasileiros

Os alunos desenvolveram peças gráficas com o intuito de conscientizar a população sobre o respeito nas vias como parte de projeto internacional


Batizada de “Evite mais um nome”, a campanha foi majoritariamente desenvolvida por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor (Foto: Divulgação)
Batizada de “Evite mais um nome”, a campanha foi majoritariamente desenvolvida por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor (Foto: Divulgação)

Neste ano, o projeto universitário internacional Re:act ocorreu pela primeira vez no Brasil, em parceria com os estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz. No dia 14 de setembro, a campanha de conscientização que resultou dessa colaboração, batizada de “Evite mais um nome”, começou a circular em Fortaleza e em São Paulo (capital), atingindo, durante seu período de veiculação, mais de 4 milhões de brasileiros.

O trabalho selecionado para a campanha foi veiculado pela JCDecaux, parceira brasileira desta primeira edição Re:act no Brasil. No formato Out Of Home (OOH), as peças criadas pelos alunos foram exibidas em cerca de 700 pontos por mais de duas semanas. 

Além do apoio da JCDecaux, o projeto contou com a participação de profissionais da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), da Prefeitura de Fortaleza e da Vital Strategies

Na universidade, o programa foi majoritariamente desenvolvido por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, que está comemorando seus 25 anos. Os alunos também foram responsáveis pela elaboração de um documentário sobre a edição brasileira do Re:act, o qual deverá ser lançado no início de novembro. 

De acordo com Davi Rocha, docente da Unifor e supervisor da execução do projeto, a trajetória de elaboração do material foi, ao mesmo tempo, difícil e inspiradora. Para ele, a inclusão de jovens em iniciativas como essa potencializa a união entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho. 

“É de grande importância aumentar ao máximo a superfície de contato entre o mercado profissional e o jovem, porém, é crucial dar a esse jovem espaço para errar, estudar e aprender com o processo prático que ele estiver realizando.

Apesar da pressão e do interesse em haver essa conexão, carecemos ainda de modelos que facilitem esse processo. Acredito que meu trabalho no Re:act 2022 ajudou a mostrar esse caminho e também contribuiu para que ele se tornasse claro também para a Unifor como um todo”, conclui.

O Re:act

O Re:act, criado em 2016 pela empresa Hard Edge, é um programa universitário anual que tem como foco incentivar estudantes a disseminar conhecimento sobre a segurança nas estradas para pessoas entre 16 e 25 anos. O principal objetivo dos trabalhos produzidos é gerar a reflexão a respeito do comportamento no trânsito e inspirar uma mudança positiva de atitude.

Originalmente desenvolvido apenas na Austrália, a iniciativa espalhou-se por outros continentes e, atualmente, alcança universidades nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Brasil. Além de motivar estudantes, o Re:act busca unir empresas, governo e demais instituições para contribuir com a propagação de seus ideais.