angle-left Carreira em Comércio Exterior: oportunidades e desafios

Qui, 25 Junho 2020 11:03

Carreira em Comércio Exterior: oportunidades e desafios

Profissional atua na gestão de negócios internacionais. Curso da Unifor tem nota máxima em avaliação do MEC.


O mercado de Comex está em alta para os profissionais criativos, capazes de tomar decisões inovadoras e identificar oportunidades no meio de uma crise. (Foto: Pixabay)
O mercado de Comex está em alta para os profissionais criativos, capazes de tomar decisões inovadoras e identificar oportunidades no meio de uma crise. (Foto: Pixabay)

A possibilidade de inovar, exportar e aumentar as vendas para fora do país faz com que empresas invistam e criem oportunidades de negócio em qualquer parte do globo. Lidar com mercados e culturas diversas requer profissionais com preparação consistente em planejamento, negociação e execução de operações internacionais. Quem desempenha esse papel é o profissional formado em Comércio Exterior. 

Segundo pesquisa a “Internacionalização das Empresas Brasileiras” realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), feita com mais de 250 empreendedores e executivos, negócios que investem em exportação e internacionalização de produtos ou serviços têm mais chances de aumentar o faturamento. Dos participantes, 50% destacam que a internacionalização, hoje, é o caminho para a melhoria dos resultados e da imagem da empresa junto ao seu público de interesse. O que mantém o mercado aquecido em termos de empregabilidade. 

De acordo com o coordenador do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, Josimar Costa, atualmente, com mudanças econômicas recorrentes, a assertividade em negociações complexas e as variações de preço podem impactar no resultado de toda uma operação, o que faz o profissional ganhar mais importância. “Além disso, a atuação macro do profissional de Comex permite uma rápida adaptação ao trabalho remoto e ampla gama de oportunidades para atuação na área de gestão de negociações internacionais ou mesmo empreender. Destaco que o mercado de Comex está em alta para os profissionais criativos, capazes de tomar decisões inovadoras e identificar oportunidades no meio de uma crise”. 

Também há espaço no mercado para quem quer empreender na área. “O empreendedorismo no mercado e, principalmente, para os alunos de Comércio Exterior da Unifor, que são formados para se tornarem agentes de transformação global, é facilitado por uma visão sistêmica do mundo. Assim, modelos de negócios resilientes, direcionados por uma compreensão global do mercado, a partir de um estudo de branding que comunique geração de valor para a sociedade, com amplitude global ou internacional, podem ser implementados pelo graduado em Comex”, destaca Josimar. 

A experiência de quem está no mercado 

Igor Sampaio (foto), é egresso do curso de Comércio Exterior da Unifor, decidiu pela graduação em 2014: “Antes de prestar vestibular para Comércio Exterior, fui ao campus para conhecer um pouco do curso. A minha decisão para prestar vestibular veio quando vi a possibilidade de participar do programa de dupla graduação na Alemanha. Depois disso, não tive mais dúvidas que queria cursar Comex na Unifor. Prestei vestibular e passei para a turma de 2014.2”.

O Programa de Dupla Titulação Internacional da Universidade de Fortaleza permite aos alunos de Comex cursar duas graduações em quatro anos, sendo Comércio Exterior, na Unifor, e Gestão Internacional em Deggendorf Institute of Technology (Alemanha) ou Marketing Internacional em Novancia Business School (Paris). Em 2016, Igor foi aprovado para cursar Administração Internacional em Deggendorf Institute of Technology. 

O início na carreira foi como estagiário de Exportação no Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (NUPEX) da Unifor. “Tive oportunidade de elaborar um projeto de internacionalização para a Vonixx sob a supervisão da professora Mônica Luz. Após a apresentação do projeto para o diretor executivo da Vonixx, Paulo Henrique, fui convidado para iniciar o projeto de inicialização da Vonixx naquele ano. Hoje, sou bacharel em Comércio Exterior pela Unifor e Administração Internacional pela DIT, Alemanha. Agora estou cursando MBA em Liderança e Gestão de Negócios”. 

A parceria com a Vonixx garantiu uma oportunidade para Igor na Supervisão de Comércio Exterior da empresa: “Atuo nas áreas de Importação e Exportação na Vonixx, empresa especializada na fabricação e distribuição de produtos para estética automotiva. Exportamos para 25 países em 5 continentes, com destaque para a Europa e América do Sul. Já participamos de feiras internacionais nos Estados Unidos e Europa para promoção da marca”, comemora. 

Ele aconselha que os futuros alunos aproveitem as oportunidades que surgem ainda na graduação para ampliar seu campo de conhecimento: “Participar da iniciação científica, monitoria, estágios, NUPEX, programas voluntários e tudo mais que a Unifor oferece. Isto trará um grande diferencial competitivo. Outro grande diferencial é o intercâmbio. É um aprendizado ímpar para o aluno”, destaca.  

Atuações na área de Comércio Exterior  

O profissional formado em Comércio Exterior terá um amplo campo de atuação e poderá atuar com relações internacionais a partir do entendimento das dinâmicas de negociação e cooperação entre Estados e organizações internacionais – nos campos da política, negócios e comércio mundial, assim como, gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. 

Unifor mais uma vez entre as melhores do mundo

A Universidade de Fortaleza está entre as melhores universidades do mundo com até 50 anos, segundo THE Young University Ranking, elaborado pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação. O ranking foi divulgado no dia 24 de junho, em Londres. Do Brasil, constam no ranking apenas dez instituições de ensino superior, sendo a Unifor a única instituição particular, ficando em 2º lugar entre as brasileiras.

Estude Comércio Exterior na Unifor 

Para você que deseja cursar Comércio Exterior, a Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o vestibular 2020.2. Com 20 anos de existência, a graduação da Unifor foi avaliada por duas vezes consecutivas com a Nota 5 (nota máxima) em Conceito de Curso (CC), nota final de qualidade dada pelo MEC. A matriz curricular desenvolve competências por intermédio de disciplinas que trabalham conhecimentos em importação, exportação, câmbio e finanças internacionais. O corpo docente é composto por mestres e doutores com ampla experiência profissional, focados em desenvolver as habilidades exigidas pelo mercado. Os estudantes são incentivados a atuar em todas as áreas do comércio exterior e são constantemente orientados para a prática, desenvolvendo uma ampla conexão com empresas que estão no mercado internacional. 

Por meio do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (NUPEX), os alunos participam ativamente da internacionalização das empresas cearenses. O NUPEX é o equipamento do curso no qual professores e alunos desenvolvem projetos para empresas locais, consolidando-se como grande ambiente de prática do mercado. A ação do Núcleo ao preparar planejamentos de internacionalização para negócios locais universitário é única em universidades brasileiras. 

Ingresse em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo. Participe do nosso vestibular online e gratuito*, escolha dia e horário melhor para você, sem precisar sair de casa.

*exceto Medicina.

Confira as regras em unifor.br.