null Contagem regressiva para o Enade. Saiba os cursos que serão avaliados no exame deste ano

Ter, 9 Novembro 2021 14:19

Contagem regressiva para o Enade. Saiba os cursos que serão avaliados no exame deste ano

Alunos concluintes das graduações em Educação Física, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas serão avaliados no domingo


Essa avaliação é fundamental para verificar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação (Foto: Getty Images)
Essa avaliação é fundamental para verificar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação (Foto: Getty Images)

Atenção para um chamado importante voltado a quem cursa Educação Física, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é para os concluintes dos cursos de bacharelado, licenciatura e cursos superiores de tecnologia. No caso dos alunos de cursos de bacharelado e licenciatura, devem fazer o exame os que têm expectativa de colar grau até julho de 2022 ou cumpriram 80% ou mais da carga horária mínima. Para concluintes dos cursos superiores de tecnologia, participam do exame os que têm expectativa  de colar grau até dezembro de 2021 ou cumpriram 75% ou mais da carga horária do curso. O exame será no próximo dia 14 de novembro. É necessário estar atento a todos os requisitos para que corra tudo bem até a data da avaliação. 

Entenda  como é a prova

O exame de 2021 será composto por uma prova com 40 questões. O conteúdo é dividido entre 10 questões de formação geral, com temas que são comuns a todos os cursos, e outras 30 de componente específico, com perguntas próprias de cada área. A prova conta com cinco questões discursivas e 35 de múltipla escolha que devem ser respondidas em até quatro horas. Veja mais informações sobre o exame aqui.

Essa avaliação é fundamental para verificar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Também é referência para analisar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, assim como o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. 

A realização da prova em 2021 é regulamentada pela Portaria MEC nº 494, de 08 de julho de 2021, que determina que sejam avaliados os estudantes de diversos cursos, dentre os quais as seguintes graduações que são ofertadas na Universidade Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz: Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Educação Física. O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina a Lei do Sinaes, que vincula a regularidade do estudante perante o exame como condição necessária para a conclusão
do curso de graduação.

Histórico

O Enade  integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação, e vem sendo aplicado pelo Inep há 17 anos. Juntos eles formam um tripé que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A instituição de ensino deve obrigatoriamente efetuar a inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação desta edição, mas somente os concluintes farão a prova. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.