null Curso de Cinema e Audiovisual lança nova edição do Programa de Núcleos Criativos

Evento de lançamento acontece às 15h30 desta quinta-feira, 24 de fevereiro, no Laboratório de Mídias Digitais da Universidade de Fortaleza

O programa tem como objetivo transformar ideias de estudantes em projetos audiovisuais com a consultoria de um grupo de professores. (Foto: Universidade de Fortaleza)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, lança nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, mais uma edição do Programa de Núcleos Criativos. O evento de lançamento será uma sessão de conversas que acontece a partir das 15h30, no Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia) da Unifor.

Retomado com a volta das aulas presenciais, o programa tem o objetivo de transformar ideias em projetos audiovisuais durante um processo que envolve a consultoria de um grupo de professores do curso, mestres e doutores com vasta trajetória de mercado. A sessão de conversas é aberta a todos os estudantes de qualquer semestre da graduação em Cinema e Audiovisual.

Coordenador da iniciativa, o professor Marcelo Muller explica que “Núcleos Criativos é um programa que busca estimular o estudante no desenvolvimento de projetos audiovisuais. É um espaço que abrimos com consultoria dos professores do curso para os projetos que procuram inovar, experimentar e descobrir novas fronteiras no audiovisual”.

A diversidade é uma característica do programa, que pode receber desde podcasts a projetos de realidade virtual cinemática. “Cada proposta será analisada individualmente e encaminhada ao professor mais adequado para a busca de oportunidades de desenvolvimento e viabilização”, diz o professor Marcelo.

Projetos inovadores para o mercado

A professora Elisabete Jaguaribe é coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor e observa a importância dos Núcleos Criativos: “A provocação central do programa é criar um ambiente de ideias e inovações, com a potência de gerar projetos capazes de ocupar o mercado de audiovisual”. Ela ainda aponta que a “economia contemporânea é movimentada a partir de projetos, especialmente a economia do audiovisual”.

Com ênfase na experimentação, as propostas recebem consultoria de um conjunto de professores do próprio curso que constroem com os alunos as possíveis trajetórias a serem percorridas no processo, em uma perspectiva de criar redes de colaboração e parcerias que conectam pessoas e oportunidades.

O Programa de Núcleos Criativos tem um histórico de realizações bastante provocativas e inovadoras. Em anos anteriores, desenvolveu projetos como “Mundo pelos Olhos”, um projeto de formação e de produção cinematográfica com a comunidade surda. Com o apoio de intérpretes, foram ministradas oficinas nas diversas áreas do cinema, como direção, produção, roteiro e fotografia. Após esse processo, os alunos puderam desenvolver a própria produção de um curta-metragem. O “Mundo pelos Olhos” foi um dos 12 projetos vencedores do Resolution Social Venture Challenge de 2018, que mobilizou dezenas de jovens de vários países, durante a 11ª reunião anual da Clinton Global Initiative University (CGI U), na Universidade de Chicago, em Illinois.

A edição 2022 do Programa de Núcleos Criativos, do Laboratório de Mídias Digitais do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, contará com um grupo de consultores formado pelos professores doutores Marcelo Muller e Isaac Pipano, além do roteirista e mestre Samuel Brasileiro. A depender das características dos projetos em desenvolvimento, outros profissionais serão incorporados ao processo de criação e produção dos alunos. A ideia é que em torno de cada projeto estruturem-se núcleos criativos, que funcionem impulsionados pela colaboração em rede.

Primeira reunião do Programa de Núcleos Criativos 2022
Data: 24 de fevereiro de 2022
Horário: 15h30
Local: Sala Q-28, no Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia) da Universidade de Fortaleza