null Curso de Cinema e Audiovisual realiza live com o cineasta Kleber Mendonça, diretor de Bacurau

Curso de Cinema e Audiovisual realiza live com o cineasta Kleber Mendonça, diretor de Bacurau

O bate-papo virtual acontece na próxima terça-feira, 15 de dezembro, às 19 horas, quando lançará seu livro “Três Roteiros: O som ao redor, Aquarius, Bacurau”


Nordestino nascido no Recife, Kleber Mendonça Filho consolida-se com um dos mais importantes cineastas da atualidade. (Foto: revista Continente)
Nordestino nascido no Recife, Kleber Mendonça Filho consolida-se com um dos mais importantes cineastas da atualidade. (Foto: revista Continente)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza live comemorativa ao encerramento do semestre 2020.2 com o premiado cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor de Bacurau. O bate-papo virtual acontece na próxima terça-feira, 15 de dezembro, às 19 horas, com transmissão pelas redes sociais da Unifor. 

Na ocasião, Kleber Mendonça lançará o livro “Três Roteiros: O som ao redor, Aquarius, Bacurau”. No evento, que será mediado pelas professoras Bete Jaguaribe e Danielle Maia e pelos professores Isaac Pipano e Daniel Tavares, o diretor falará sobre seus processos criativos, além de comentar cenas de seus filmes, que foram escolhidas pela curadoria da professora Lis Paim, a partir de sugestões vindas dos alunos. 

Encaminhe suas cenas preferidas de um dos três filmes do diretor clicando aqui. Os participantes vão concorrer a um exemplar do livro.

Kleber Mendonça Filho é um grande nome do cinema brasileiro contemporâneo. Nordestino nascido no Recife, é diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema. Consolida-se com um dos mais importantes cineastas da atualidade. Teve nos curtas-metragens sua porta de entrada para o mundo da sétima arte. Seu primeiro longa-metragem de ficção, “O Som ao redor”, foi o escolhido do Brasil para o Oscar de 2014 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

Já “Aquarius” foi o único filme latino-americano que concorreu, em 2016, pela Palma de Ouro, premiação máxima do Festival de Cannes. Em 2019, foi mais uma vez indicado à Palma de Ouro em Cannes, com o seu filme de ficção científica Bacurau, codirigido com Juliano Dornelles. No Festival de Cannes, Bacurau conquistou o Grande Prêmio do Júri, dando ao Brasil, pela primeira vez na história do cinema brasileiro, a premiação nessa categoria. 

Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, observa a importância do debate com o cineasta. “Kleber Mendonça é um dos mais sensíveis diretores do cinema brasileiro, que - junto com Juliano Dorneles - realizou uma obra prima do cinema nacional, que é Bacurau. A conversa será muito orientada no sentido de entender os processos criativos do cineasta, suas opções estéticas, enfim, questões que são inspiradoras para estudantes de cinema”, acentua a professora.