angle-left Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil debatem o edifício e a cidade

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil debatem o edifício e a cidade

O encontro tem o objetivo de divulgar a produção científica na graduação e pós-graduação


O Encontro de Pesquisa sobre o Edifício e a Cidade - EPEC 2020 acontece dos dias 5 a 7 de novembro de 2020 (Foto: Ares Soares)
O Encontro de Pesquisa sobre o Edifício e a Cidade - EPEC 2020 acontece dos dias 5 a 7 de novembro de 2020 (Foto: Ares Soares)

A partir desta quinta-feira, 5, tem início o Encontro de Pesquisa sobre o Edifício e a Cidade - EPEC 2020, evento realizado na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio de plataformas online, que se estenderá até o próximo sábado, 7.

A programação do encontro será composta por palestras e apresentações dos artigos nos dois eixos: Edifício: Teoria, história, planejamento, projeto e tecnologias aplicadas ao edifício; Cidade: Teoria, história, planejamento, projeto e tecnologias aplicadas à cidade. 

O EPEC promove a interdiscipIinaridade entre os cursos de Engenharia CiviI e Arquitetura e Urbanismo, bem como incentiva a produção científica na graduação e pós–graduação. Em virtude do período de pandemia, o evento será totalmente online pela primeira vez em sua história. Para a professora Milena Baratta, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, isso traz alguns benefícios. “Essa nova condição cria novos desafios, mas possibilita a participação de ouvintes de todo o Brasil assim como palestrantes de fora da cidade de Fortaleza, com notoriedade de saber nas suas áreas de atuação. A divulgação online também amplia o alcance do evento, que pretende tornar-se referência nacional”, destaca Milena.

Ainda de acordo com a coordenadora, é fundamental ter a participação dos alunos, tanto da graduação como da pós-graduação, em eventos desse porte. “As coordenações dos cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil, frequentemente estimulam e incentivam os alunos a participarem de encontros de pesquisa e extensão, pois entendemos que a formação dos alunos de graduação passa necessariamente pelos três pilares da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. Eventos como esse dão a oportunidade de os alunos estarem apresentando suas produções, vendo e debatendo o que os acadêmicos de todo o país estão pesquisando sobre os dois grandes eixos em debate: o Edifício e a Cidade”, ressalta a professora.

Para participar do evento este ano, os alunos farão sua inscrição de forma online, bastando apenas acessar os links divulgados das sessões e das palestras. Confira AQUI a programação completa.