null Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil realizam 2º Encontro de Pesquisa Científicas

A ideia da realização do encontro iniciou-se a partir da demanda dos alunos que possuem a iniciativa de produção e realização de pesquisas e artigos. Foto: Ares Soares.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza realizarão o 2º Encontro de Pesquisa sobre o Edifício e a Cidade, a II EPEC. O evento acontecerá nos dias 31 de outubro e 1ª de novembro, no campus da universidade, e contará com a apresentação de artigos de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação de diferentes instituições de ensino superior. O encontro será aberto ao público e não é necessário realizar inscrição.

A ideia da realização do encontro iniciou-se a partir da demanda dos alunos que possuem a iniciativa de produção e realização de pesquisas e artigos. No caso, esses estudantes encontraram um empecilho para inscrever e apresentar os trabalhos produzidos em sala de aula em outros encontros científicos, pois necessitavam estar vinculados a professores que possuíam pesquisas em andamento. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e uma das organizadoras do evento, Camila Girão, explicou que muitos desses trabalhos produzidos nas disciplinas acabavam se perdendo, por este fato. “A gente juntou os dois cursos, Arquitetura e Engenharia Civil, e pensou na produção local para incentivar os alunos a continuarem produzindo nas disciplinas com os professores”, explica.

A segunda edição do evento já conta com mais artigos enviados pelos interessados em apresentar o trabalho desenvolvido do que na edição anterior, incluindo o de alunos de outras universidades que também possuem vontade de apresentar suas pesquisas. “Ainda é uma coisa pequena, mas estamos cultivando cada vez mais projetos, inclusive alguns que vem de fora da nossa instituição”, explica a coordenadora.

As inscrições para o envio dos artigos para essa edição da II EPEC já foram encerradas. Atualmente, as pesquisas enviadas estão sob a avaliação para a aprovação e, assim, possam ser apresentadas pelos seus respectivos desenvolvedores. Porém, o encontro deste ano não vai se restringir apenas a apresentação de artigos e trará novidades para quem o acompanhar. “Nós vimos que era melhor envolver outras coisas que relacionasse as duas áreas, então decidimos incluir palestras e oficinas durante o evento”, conta Camila. “Então, quem comparece ao evento tem a oportunidade de participar de coisas diferentes, assistir aos trabalhos que os outros alunos estão fazendo e, assim, possam se animar para produzir o seu”, complementa a professora.

II Encontro de Pesquisa sobre o Edifício e Cidade (II EPEC)
Local:
Campus da Universidade de Fortaleza