null Empregabilidade: setor financeiro ganha destaque no mundo pós-pandemia

Ter, 7 Julho 2020 11:35

Empregabilidade: setor financeiro ganha destaque no mundo pós-pandemia

Profissionais da área avaliam o cenário atual e contam suas experiências no mercado de trabalho.


Allisson Martins é coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza. (Foto: Lucas Plutarcho)
Allisson Martins é coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza. (Foto: Lucas Plutarcho)

Em matéria recentemente publicada no Jornal Metrópoles, o analista financeiro ganhou evidência por se fazer necessário em uma boa gestão dos recursos, reduzindo custos de operação e diversificando investimentos – medidas essenciais para manter a saúde financeira na atual crise sanitária causa pelo novo coronavírus (Covid-19), tanto de forma empresarial quanto pessoal. 

O profissional formado em Ciências Econômicas está em destaque por desenvolver estratégias para solucionar problemas financeiros em qualquer segmento de atividade econômica. Por meio de conhecimentos técnicos, ele compreende melhor as características no âmbito político, nos padrões de comportamento e na sociedade em que vivemos. Realizando análise dos fenômenos econômicos, o analista financeiro sabe onde e quando investir, adequando o investimento à realidade de cada pessoa. 

Os profissionais formados na área também são responsáveis por analisar as novas tendências na área de investimentos. Nesse momento é primordial saber diversificar investimentos em caminhos seguros e rentáveis. De acordo com o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Allisson Martins, esse profissional também é importante porque auxilia empresas na tomada de decisões. 

“No contexto empresarial o momento econômico reflete no fluxo de receitas, pois as empresas precisam trabalhar em um novo nível financeiro em que é necessário fazer o que era feito antes da crise, mas com menos recursos. O analista financeiro entra nessa equação, buscando trabalhar os recursos da forma mais eficiente possível, a fim de entregar o produto ou serviço que a empresa fabrique ou preste em uma condição adequada, em razão desses novos custos e previsão de receitas baixas. O analista financeiro é quem otimiza a utilização dos recursos financeiros”, explica Allisson. 

Dessa forma, se torna fundamental que o futuro profissional seja apresentado aos possíveis cenários econômicos ainda na graduação. A matriz curricular do curso de Ciências Econômicas da Unifor desenvolve em seu projeto pedagógico cenários macroeconômicos com relatórios de impactos e pesquisa de concorrências, alinhando teoria à prática, por meio do Núcleo de Práticas em Economia (NUPE). Neste espaço, os alunos estudam as demandas do mercado, bancos, corretores de investimentos e o setor financeiro como um todo.  Os futuros profissionais são apresentados a um novo mercado financeiro, que vem ganhando força nos últimos anos como, por exemplo, o investimento em bolsa de valores com baixo custo, por meio de tecnologias viabilizadas em aplicativos de finanças. 

Allisson Martins destaca ainda que essas tecnologias possibilitam novos produtos financeiros e investimentos. “Preparamos os alunos para entenderem essa dinâmica e ingressarem no mercado de trabalho atualizados com as novas demandas do mercado financeiro e do mercado de investimentos de uma forma geral”, afirma. 

Na Unifor, desde o primeiro semestre, os estudantes são estimulados a cenários reais. “No decorrer do curso eles vão aprendendo a analisar para onde os mercados econômicos estão caminhando, como por exemplo: a taxa de juros. A taxa de juros que é a mais baixa da história, traz investimentos na poupança, inclusive, em algumas situações de rendimentos menores que a inflação, o que causa uma repercussão enorme para todo o mercado financeiro brasileiro. As pessoas começam a migrar para outras alternativas de investimentos, como as ações e fundos imobiliários. Nessa dinâmica, o aluno de economia está apto a entender e utilizar seu conhecimento técnico dentro dessas demandas, e sem dúvidas isso aumenta o índice de empregabilidade dos nossos alunos ao terminar o curso”, informa Allisson Oliveira. 

A experiência de quem está no mercado

João Guilherme é egresso do curso de Ciências Econômicas da Unifor. Iniciou suas pesquisas sobre a profissão aos 15 anos. “Lia muito jornal: Valor Econômico e Revista Exame. Gostava de saber mais sobre a bolsa de valores. O curso de economia sempre foi minha paixão”, conta. 

Trabalhando desde muito cedo na área econômica, começou na profissão como estagiário, logo após passou para assistente e teve a oportunidade de ser gerente. Atualmente, é gerente pleno em um banco de porte nacional, onde é responsável por gerenciar as contas e investimentos dos maiores grupos do Ceará. “Gosto bastante do meu trabalho, é desafiador e dinâmico, tenho que acompanhar bastante economia e jornais para me manter atualizado. Mantenho sempre o contato com diretores financeiros e acionistas das empresas para saber como está o setor de cada um”.  

Nascido em Recife (PE), o economista trabalhou na sua cidade natal até 2019, quando uma oportunidade de trabalho o fez mudar para Fortaleza (CE), onde decidiu ingressar na Unifor. “Estava prestes a concluir o curso de Economia em Pernambuco, quando soube que mudaria para Fortaleza por causa do trabalho. Pesquisei as melhores universidades e escolhi a Unifor por ser muito bem referenciada, organizada, ter bons professores, pessoas que trabalham na área que dão aula na Universidade e também por ter muitas palestras, que eu gosto. Conheci o campus pessoalmente e gostei muito. Então, decidi fazer Unifor. Passei no vestibular e fiz a transferência”, destaca. 

O profissional aproveita para dar um conselho aos alunos. “Fiquem atentos ao contexto mundial, pois todos os dias o mercado exige mais inovação e criatividade das pessoas. Procurem participar das aulas, interajam com os professores a fim de criar um relacionamento e networking, e fiquem ligados em tudo o que acontece. As empresas estão pedindo sempre profissionais mais flexíveis, que possam crescer e transpor sua área de atuação, então, procurem se adaptar. Mantenham-se atualizados, leiam bastante. Com isso, vocês conseguirão destaque entre os concorrentes e farão com que a empresa veja valor em vocês e saiba que pode contar com seu empenho enquanto profissionais. Procurem inovar e fazer algo diferente do que as pessoas já estão fazendo”. 

Cooperativa de crédito 

Ana Lúcia é aluna do terceiro semestre de Ciências Econômicas da Unifor e já atua no mercado financeiro desde 2012. Hoje, a profissional atua em uma instituição financeira que funciona como uma cooperativa de crédito oferecendo cartões de débito e crédito, consórcios, seguros e previdências, e oferece consultoria para quem deseja administrar poupanças e iniciar no ramo investimentos. 

“O desafio do cooperativismo de crédito me trouxe ao Ceará. É onde pretendo evoluir após a conclusão do curso. Escolhi a Unifor pela indicação de outros profissionais que atuavam na área. Quando conheci o campus me impressionei. Quando me tornei aluna, tive a certeza de que estava na melhor instituição de ensino, pois o corpo docente é de altíssima qualidade. O nível de exigência é alto, o que é bom uma vez que o mercado de trabalho exige muito de nós também”, afirma Ana Lúcia. 

Áreas de atuação

Com grande diversidade de atuação profissional, o graduado em Ciências Econômicas pode atuar como: executivo de empresas nacionais e multinacionais, analista financeiro, assessor de investimentos, consultor econômico e financeiro, analista de institutos governamentais e pesquisador. Ele poderá estudar os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens e serviços, assim como ajudar a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos.

Estude Ciências Econômicas na Unifor

Para você que quer cursar Ciências Econômicas, não perca mais tempo e ingresse na Universidade de Fortaleza, uma das melhores universidades do mundo com até 50 anos, segundo THE Young University Ranking, elaborado pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação.

A graduação da Unifor está com o currículo atualizado, adaptado às novas exigências e tendências do mercado de trabalho, e dispõe de um corpo docente altamente qualificado, com relevante atuação no mercado corporativo, sendo 100% deles mestres ou doutores. Na Unifor, você pode concluir em cinco anos duas graduações: Ciências Econômicas e Comércio Exterior. E ao final do curso, obter dupla titulação estrangeira pela parceria entre a Unifor e a Deggendorf Institute of Technology (Alemanha).  

O curso possui quatro anos de duração, com turmas no horário noturno. Os estudantes têm a possibilidade de cursar 12 disciplinas em Língua Inglesa, que possibilitam apreender o conteúdo na área de negócios e compartilhar da companhia de colegas de sala que são alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor. Além disso, o aluno de Ciências Econômicas vivencia experiências por meio do Núcleo de Práticas em Economia (NUPE), que realiza análises macroeconômicas, projeções econômicas, analisa o mercado financeiro, entre outras ações.  

Ingresse em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo. Participe do nosso vestibular online e gratuito*. Escolha o melhor dia e horário para você, sem precisar sair de casa e ganhe bolsa de 20% na mensalidade em cursos de graduação no período noturno**. 

*exceto Medicina.
**Confira as regras em unifor.br.