null Enem: passaporte para a Universidade de Fortaleza

Seg, 7 Fevereiro 2022 16:19

Enem: passaporte para a Universidade de Fortaleza

Bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio possibilita que estudantes conquistem bolsas de até 50% durante a graduação na Unifor


Ricardo Jorge de Meneses Filho, estudante do curso de Administração da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares / Arte: Renato Radeke)
Ricardo Jorge de Meneses Filho, estudante do curso de Administração da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares / Arte: Renato Radeke)

Mito ou realidade? Marque a alternativa correta: 

A) a Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, é inacessível do ponto de vista financeiro para a maioria dos estudantes brasileiros, ou seja, lá só estudam jovens de famílias com alto poder aquisitivo.

B) Na Universidade de Fortaleza, hoje considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, de acordo com levantamento realizado pela revista britânica Times Higher Education (THE), uma nota de excelência no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seja igual ou maior a 450 pontos, pode render descontos de até 50% na mensalidade em diversos cursos de graduação. Tem mais: na Unifor, há bolsas que beneficiam estudantes veteranos (por meio do mérito acadêmico) e novatos, transferidos ou egressos de outras universidades, como também descontos especiais para os cursos noturnos e para quem deseja reabrir sua matrícula ou fazer uma segunda graduação.

Se você marcou a opção B pode espalhar a notícia! Porque, de fato, não é fake news.

“A Universidade de Fortaleza tem intensificado de forma muito oportuna as possibilidades de acesso ao ensino superior. Avançamos significativamente nessas ofertas e criamos vários programas de benefícios, desde incentivos para os alunos que conquistam boas notas no Enem até descontos para o turno da noite. Entendemos que dessa forma vamos contribuir para que cada vez mais as portas da Universidade estejam abertas para o maior número de jovens que desejem realizar o sonho do ensino superior conosco”, Jefferson Cândido, gerente administrativo-financeiro da Unifor. 

Como coordenadora do setor de benefícios e financiamentos estudantis da Unifor, Ana Paula Macedo Andrade não titubeia em reiterar que a Universidade de Fortaleza alberga todos os tipos de público, sem perder de vista o investimento continuado na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. 

“No caso das bolsas ofertadas para alunos com bom rendimento no Enem a universidade está tanto premiando esse aluno ao oferecer a ele a oportunidade de acessar uma educação superior de excelência como também atraindo para seu quadro discente um estudante que vai imprimir ainda mais qualidade à troca de conhecimentos em sala de aula”, Ana Paula Macedo, coordenadora do setor de benefícios e financiamentos estudantis da Unifor. 

Não à toa, acrescenta Ana Paula, o leque de ofertas de bolsas na Unifor tem características diversas, ao mesmo tempo em que o percentual de descontos para a graduação varia a partir da modalidade de ingresso e do turno do curso escolhido pelos ingressantes, podendo cobrir de 15% a 100% do valor das mensalidades. Além das bolsas, a Universidade de Fortaleza disponibiliza aos novatos e veteranos outros benefícios financeiros, como Parcelamento Exclusivo Unifor (PEX), bolsas acadêmicas, seguro educacional e descontos em cursos de educação continuada. “Ou seja, não faltam oportunidades internamente também para que o estudante escolha a Unifor ou constate que fez a melhor escolha, inclusive no que se refere ao custo-benefício”, frisa.

Para caber no bolso

Foi com a nota do seu primeiro Enem, realizado ainda em 2019, quando cursava o segundo ano do Ensino Médio, que o hoje graduando em Administração, Ricardo Jorge de Meneses Filho, 19 anos, conseguiu não só ingressar na Unifor quanto pleitear e conquistar um desconto de 30% em sua mensalidade até o final do curso. “Minha nota na primeira vez que tentei o Enem foi melhor do que a segunda, porque a pandemia atrapalhou muito meus estudos, não consegui aproveitar e nem focar no EAD em 2020. Por isso, arrisquei entrar com a nota de 2019, que foi 630, e me surpreendi positivamente quando passei em segundo lugar no meu curso, tendo direito a um bom desconto. Ganhamos eu e meu pai que paga minha faculdade sem nem reclamar, porque ficou bem mais em conta”, relata o futuro administrador.

Por conta do pai, também do ramo empresarial, Administração sempre esteve no topo da lista de possíveis profissões para Ricardo. Mas cursar na Unifor parecia pedir demais. 

“Pesquisei primeiro nas públicas sobre o curso, mas logo percebi que na Unifor em teria uma formação muito mais prática do que teórica. E era isso que eu queria. Aí decidi nem submeter minhas notas à universidade pública. Estou iniciando o 3º semestre e sinto que foi a decisão mais acertada, me encontrei no curso, justamente pela versatilidade, o leque de oportunidades que ele oferece. Meu pai abriu uma empresa e já sinto total segurança em trabalhar com ele, assim como minha formação na Unifor já me faz vislumbrar outros empreendimentos futuros”, Ricardo Jorge de Meneses Filho, estudante de Administração. 

Não é só a política de descontos e bolsas que interessa a Ricardo. Há oportunidades internas que ele considera imperdíveis, como o programa de Dupla Titulação, que carimba o passaporte dos estudantes de graduação de áreas diversas do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor para até um ano de formação no exterior, a partir de convênio firmado junto a instituições de ensino parceiras. De olho no edital de seleção que permite, em cinco anos e meio, a conquista de dois diplomas de uma só vez, sendo um deles internacional, o estudante segue fazendo planos: “na Unifor muitas portas se abrem, porque também temos uma interação forte com as empresas em nossos laboratórios, desenvolvendo projetos em parceria e com isso tendo uma visão ampla de mercado, que pode servir para atuar no Brasil ou até fora dele. Então, é só focar e tentar aproveitar o que a Universidade oferece para que as carreiras profissionais deslanchem logo cedo”.

Leia mais

O primeiro vestibular foi para Direito, mas logo nos primeiros semestres Maria Beatriz Lima de Noca, 23, não se adaptou ao curso nem à instituição de ensino particular que ela havia escolhido. Tentou o Enem novamente e dessa vez conseguiu ser aprovada em Psicologia na Universidade de Fortaleza. Cursou quatro semestres, mas a situação financeira da família apertou e ela cedeu à tentação de aceitar o desconto oferecido pela faculdade onde já havia iniciado o ensino superior caso transferisse sua matrícula para a mesma graduação. Nova decepção. E eis o efeito ioiô.

“Embora dessa vez estivesse estudando Psicologia percebi que era o ambiente acadêmico da outra instituição que não me agradava, um prédio vertical, fechado, nada acolhedor. Foi quando resolvi negociar com a Unifor para voltar e me informaram sobre o desconto de 35% via nota do Enem. Respirei aliviada e voltei. Hoje estou cursando o 7º semestre em Psicologia e certamente teria desistido do meu sonho se a Unifor não tivesse me dado essa nova chance com bolsa”, Beatriz Lima, estudante de Psicologia. 

Hoje, ela comemora o primeiro estágio remunerado recém-conquistado graças à política de oferta de bolsas da Unifor. E é toda gratidão quando recorda que o avô ajudou a quitar o débito acumulado no passado justamente para vê-la ter a formação que sempre sonhou em um ambiente acadêmico não só acolhedor como inspirador e terapêutico. “Creio que o campus como lugar físico me fez muito bem e facilitou o meu processo de aprendizado, provocando em mim vontade e prazer em assistir aula. Nesse período de indefinição quanto ao curso superior que iria seguir fui diagnosticada com crise de ansiedade generalizada e o fato de estar em um espaço verde, aberto, horizontal foi decisivo, um estímulo mesmo. A biblioteca, o teatro Celina Queiroz, o próprio Centro de Convivência da Unifor, tudo me faz bem e é por isso que nem tenho pressa em me formar”, ri-se a graduanda que já se prepara para fazer residência e pretende atuar na área de desenvolvimento infantil junto a crianças autistas.

Medicina como primeiríssima opção. Tentou uma, duas, três vezes. Até que começou a trabalhar e já não tinha tempo para focar somente nos estudos. Foi quando Lucas Lima Correia, 24, decidiu cursar Engenharia de Produção na Universidade de Fortaleza, dando ouvidos a uma vocação despertada no próprio âmbito familiar.

“Meu irmão se formou no ano passado e acompanhei toda a formação dele na Unifor. Vibrei com cada etapa e fui me interessando cada vez mais pela Engenharia de Produção. Além disso, é um curso com horários flexíveis para quem trabalha e poderia cursar à noite. Quando descobri que essa combinação poderia render um duplo desconto – por ser noturno e pela minha nota do Enem – não tive dúvida em fazer o investimento, já que aliviou bastante para mim o valor da mensalidade”, Lucas Lima Correia, estudante de Engenharia de Produção. 

Para Lucas, a própria qualidade do ensino também justifica o esforço. “Vi meu irmão desistir da universidade pública porque os professores faltavam e o curso não correspondia ao que ele queria. Na Unifor, temos muito apoio e estímulos, inclusive financeiros, através de diversos tipos de bolsas e descontos, tudo para não abrir da graduação escolhida. Há também muitas oportunidades de estágios, empregos, projetos em parceria com o mercado, intercâmbios... os coordenadores sempre estão estimulando, convidando os alunos a participarem. Isso só eleva o nível de satisfação de quem estuda na Unifor. Sem dúvida, vale o custo-benefício”, afirma o estudante do 3º semestre do curso de Engenharia de Produção que trabalha o dia inteiro e estuda à noite “com todo o prazer”.

No íntimo, o desejo sempre foi estudar na Unifor, confessa de antemão a estudante do 3º semestre do curso de Direito, Camila Maia Oliveira, 18 anos. “Mas tem aquela velha história que é a cara dos nossos pais: primeiro devemos tentar vaga na universidade pública, porque é de graça. Foi então que descobri, pesquisando no site da Unifor, a quantidade de bolsas e descontos possíveis. E vi que se estudasse à noite e ainda entrasse com uma boa nota do Enem poderia baratear muito meu curso. Foi o que fiz. Hoje tenho 20% de desconto por cursar à noite e mais 15% pelo rendimento no Enem, além de ter conseguido um estágio remunerado no Escritório de Mediação Judicial da Unifor, que também me ajuda a pagar a faculdade”, empolga-se. 

“Não tenho dúvida de que ser bolsista também é aprender a ter responsabilidade e fazer jus a todo o apoio que recebemos. Então, se depender do meu esforço para alcançar sucesso profissional esse curso já está mais do que bem pago”, Camila Maia Oliveira, estudante de Direito. 

Para Camila, o essencial, no entanto, não se pode calcular em percentuais. “Estou cada vez mais apaixonada pelo Direito e a qualidade do currículo e do corpo docente tem sido o meu maior estímulo. Mas sei que seria muito difícil concluir o curso sem a política de descontos da Unifor. Por isso, estou agarrando todas as oportunidades que surgem internamente para manter vivo o meu sonho e ao mesmo tempo não deixar que a minha formação pese no orçamento familiar”  enfatiza a estagiária interessada em Direito da Família.

Quer conhecer mais benefícios? Clique aqui!