null Fonoaudiólogo, profissional do futuro: confira relato de egresso que é perito em fonoaudiologia

Qua, 9 Dezembro 2020 11:20

Fonoaudiólogo, profissional do futuro: confira relato de egresso que é perito em fonoaudiologia

No dia 9 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Fonoaudiólogo, profissão marcada por atuar nas diversas faixas etárias e ser uma das que mais cresce no mundo


Segundo levantamento do Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas Trabalhistas), a Fonoaudiologia é uma das profissões mais promissoras no mundo. (Foto: Shutterstock)
Segundo levantamento do Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas Trabalhistas), a Fonoaudiologia é uma das profissões mais promissoras no mundo. (Foto: Shutterstock)

Neste dia 9 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Fonoaudiólogo. O profissional atua na Comunicação e Deglutição Humana, tendo um vasto campo de empregabilidade. Dentre os diferentes espaços de atuação profissional do fonoaudiólogo estão escolas, hospitais, emissoras de rádio e TV, telemarketing, coaching, unidades de saúde, clínicas, perícia, indústrias, voz profissional e empresas de aparelhos auditivos. 

A coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Fernanda Sampaio, descreve a profissão como sem fronteiras de presença em todos os ciclos de vida das pessoas e reitera o compromisso da Universidade no preparo de um profissional completo para o mercado de trabalho. 

“O curso de Fonoaudiologia da Unifor tem como proposta a formação de um profissional generalista que desenvolve durante sua graduação competências tais como comunicação, criatividade, colaboração, cognição, cidadania – todas imprescindíveis para enfrentar os diferentes desafios impostos à profissão”, esclarece a coordenadora. 

O fonoaudiólogo auxilia na comunicação humana. Nesse sentido, a profissão é uma das mais promissoras do mundo, segundo levantamento do Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas Trabalhistas). A previsão de crescimento chega a 34% até o ano de 2022. 

Fernanda Sampaio ressalta a importância do fonoaudiólogo na sociedade atual e, sobretudo, na crise sanitária de Covid-19. “Precisamos compreender o outro e também precisamos expressar nossas ideias. A comunicação eficiente é uma das características mais desejadas pelo mercado e, portanto, um universo de possibilidades para atuação do fonoaudiólogo. Muitas vezes, os desafios enfrentados no decorrer da vida profissional serão totalmente desconhecidos e imprevisíveis, como por exemplo, o que enfrentamos atualmente com a pandemia de Covid-19, portanto, é importante garantirmos na formação do nosso aluno, além do conhecimento científico, a capacidade para enfrentar esses desafios e incertezas”, reflete Fernanda. 

A profissão de fonoaudiólogo vem crescendo a cada dia. Atualmente, são 12 especialidades, sendo a Perícia em Fonoaudiologia aprovada recentemente pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, autorizando o fonoaudiólogo a atuar como assistente técnico, auditor ou como perito nas esferas judicial, extrajudicial, administrativa e securitária em situações que envolvam aspectos de abrangência da área de Fonoaudiologia.

Mateus Melo, 26, egresso do curso de Fonoaudiologia da Unifor, além de especialista em Audiologia e Análise Acústica Vocal Forense, atua como Perito Judicial no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Mateus destaca o apoio da Universidade de Fortaleza e as oportunidades de pensar para além das fronteiras. “A partir do acesso aos laboratórios de clínica vocal da Unifor, tive contato com os softwares de análise computadorizada da voz e fala, o que me instigou muito a aprofundar os conhecimentos e buscar uma especialização”, relembra o perito judicial. 

“Meus olhos sempre brilharam para a análise acústica vocal. Como é um método bastante utilizado na perícia de identificação de falantes, comecei me dedicar em aprender acerca da atuação e não teve outra: me apaixonei”. Assim, Mateus Melo recorda seu fascínio pelo curso de Fonoaudiologia e seu grande leque de atuações no mercado de trabalho.

Curse Fonoaudiologia na Unifor 

O curso é para quem deseja a melhor formação em Fonoaudiologia de Fortaleza e planeja trabalhar com promoção da saúde, prevenção, avaliação, pesquisa, diagnóstico e tratamento nas diversas áreas, tais como: voz, linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial, disfagia, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva.

O profissional graduado pela Unifor possui capacitação para atuar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, maternidades, unidades básicas de saúde e emissoras de televisão, dentre outros, em todo o ciclo de vida do ser humano.

Confira aqui as novidades do processo seletivo 2021.1.