null Novo currículo: mudança na matriz do curso de Medicina inova na formação profissional dos alunos

Qua, 9 Dezembro 2020 10:31

Graduação em Medicina da Universidade de Fortaleza renova seu currículo ao focar nas inovações do mercado. Confira as novidades a seguir.

A inovação no currículo motiva a autonomia do aluno e amplia o foco em atividades práticas. (Foto: Delfina Rocha)

“Mudança” é a palavra-chave da atualidade. A cada instante, as dinâmicas se renovam e criam novas necessidades no cotidiano, principalmente quando se trata da área de saúde no contexto de hoje. A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está sempre atenta em atualizar constantemente seus processos de ensino e aprendizagem para formar profissionais capacitados aos mercados vigentes.

Pensando nisso, a graduação em Medicina da Unifor renovou sua matriz curricular, atualizando o processo de formação de seus alunos. “A construção de uma nova matriz curricular vai ao encontro da necessidade de formação de um novo perfil de médico que atenda às demandas de uma sociedade que está constantemente se modificando”, aponta a coordenadora do curso, professora Sílvia de Melo.

Há 14 anos formando profissionais de excelência, a graduação em Medicina da Unifor apresenta seu conteúdo inédito por meio de novos módulos de aula, inovando sempre na qualidade de ensino enquanto mantém a consonância com os modelos das melhores escolas médicas internacionais. Professora Sílvia reforça a importância do desenvolvimento profissional e pessoal para um contexto incerto e desafiador pensando nas atuais tendências educacionais em formatos mais flexíveis com maior autonomia do aluno na construção do seu aprendizado.

“A nova matriz é fruto da experiência acumulada do corpo docente e gestor do curso aliada ao estudo das novas tendências em educação médica e discussões que mantemos periodicamente desde 2017”, esclarece a coordenadora. Ela explica que essa construção coletiva aconteceu a partir do Projeto Ausculta Docente e Discente, no qual se utiliza uma avaliação do curso por meio de grupos focais de professores e alunos, além de contarem com a participação especial de egressos do curso.

O que mudou?

Segundo a professora Sílvia, a carga horária total do curso permanecerá a mesma, porém o percentual de atividades práticas será maior. “Além disso, a possibilidade de módulos eletivos e optativos dentro da carga horária obrigatória oportunizarão a escolha do aluno por trilhas que ele deseja percorrer a depender do seu interesse ser maior em produção e gestão do conhecimento, gestão e planejamento, humanidades e medicina”, acrescenta a docente.

A implantação do novo currículo acontecerá em 2021.1 e estará disponível somente para os ingressantes no primeiro semestre do curso de Medicina. Confira abaixo as principais mudanças:

• Ampliação na carga horária de atividades práticas;
  • Inclusão de disciplinas eletivas e optativas;
  • Escolha do aluno por trilhas de formação de seu interesse;
  • Ênfase na Atenção Primária à Saúde e na interdisciplinaridade.

Pensando em cursar Medicina?

Nota máxima (5) na avaliação do Ministério de Educação (MEC), o curso de Medicina da Unifor prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática (hospitais, ambulatórios e consultórios), na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde.

O curso ainda dispõe do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), espaço de prática acadêmica e referência em toda a região por oferecer atendimento médico de excelência. Sob a supervisão dos professores, o aluno pode aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

Confira aqui as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Inscreva-se no Processo Seletivo 2021.1!