angle-left Fundação Edson Queiroz realiza limpeza nas praias em celebração ao Dia do Estudante

Qui, 2 Agosto 2018 17:21

Fundação Edson Queiroz realiza limpeza nas praias em celebração ao Dia do Estudante

Sob supervisão de professores e técnicos da Prefeitura, alunos da Unifor farão coleta de resíduos sólidos da Barra do Ceará à Sabiaguaba


O professor Oyrton Monteiro Júnior, coordenador de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, já realiza projeto de limpeza de praias com os alunos do curso (Foto: Ares Soares)
O professor Oyrton Monteiro Júnior, coordenador de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, já realiza projeto de limpeza de praias com os alunos do curso (Foto: Ares Soares)

A Fundação Edson Queiroz realiza, no dia 11 de agosto, ação de educação ambiental nas praias da Barra do Ceará, Iracema, Futuro e Sabiaguaba, com a participação de alunos novatos da Unifor, sob orientação de professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de técnicos da Prefeitura de Fortaleza. A atividade faz parte da comemoração do Dia do Estudante pela Universidade.

A ação, denominada “Praia Linda, Praia Limpa”, constará de coleta de resíduos sólidos recicláveis, como sacos, garrafas e copos plásticos e latinhas de cervejas e de refrigerantes, além de repasse de informações para a população sobre o descarte correto de materiais reaproveitáveis.

O professor Oyrton Monteiro Júnior, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor e um dos organizadores do “Praia Linda, Praia Limpa”, explica que os principais diferenciais da campanha, idealizada pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, são o seu viés socioambiental e a longa extensão da faixa de praia contemplada pela coleta de resíduos.

“Vamos abranger praticamente todo o litoral de Fortaleza, limpando as praias e levando conscientização para banhistas, comerciantes, ambulantes e o público em geral”, ressalta ele. Todo o material coletado será entregue às associações de catadores cadastradas na Prefeitura, o que contribuirá para a geração de renda para seus associados.

Oyrton Júnior destaca que a iniciativa da Fundação Edson Queiroz vem ao encontro da Lei Nº 12.305/10, sancionada em 2 de agosto de 2010 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa legislação tem o objetivo de estimular a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

O professor Oyrton lembra que os professores e alunos da Unifor já têm experiência em ações de educação ambiental. Há cerca de três anos, eles desenvolvem o programa Praias Limpas, na praia da Sabiaguaba, região leste de Fortaleza, com calouros do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. “Trata-se na verdade de uma acolhida universitária, onde os calouros são ‘convidados’ a participar da limpeza de faixas de praia na Sabiaguaba”, salienta, acrescentando que muitos desses alunos participarão do projeto “Praia Linda, Praia Limpa” como instrutores. “Eles agora poderão repassar o que aprenderam para os nossos alunos novatos e deles para a população de Fortaleza”, pontua.

Treinamento e sorteio

Antes da coleta dos resíduos sólidos, os alunos participarão de treinamento com a professora Lamarka Lopes Pereira, da disciplina de Resíduos Sólidos e Perigosos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, e com a coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza, Edilene Oliveira.

No treinamento, que acontecerá dia 10 de agosto, às 9h, no Teatro Celina Queiroz, os alunos receberão informações sobre tipologia de resíduos, segurança e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Para estimular a adesão dos alunos calouros ao projeto, a Fundação Edson Queiroz sorteará entre os participantes uma viagem ao Projeto Tamar, iniciativa de preservação das tartarugas marinhas sediada na praia do Forte, município de Mata de São João, na Bahia.

Sobre a Fundação Edson Queiroz

A Fundação Edson Queiroz, por meio da Universidade de Fortaleza, oferece programas e projetos de responsabilidade socioambiental, abrangendo o voluntariado, a educação e a capacitação profissional, ao mesmo tempo em que oferece vasto, amplo e diversificado campo prático para seus estudantes. O princípio básico das ações é gerar melhoria de vida aos assistidos.

Na área ambiental, além de projetos específicos como o “Praias Limpas”, a Fundação Edson Queiroz mantém preservada área de 720 mil metros quadrados, com árvores nativas, como timbaúba, pau d´arco roxo, pau branco, cajueiro, jacarandá, oitizeiros e ipês rosa e amarelo, além de espécies exóticas, como orquídeas, baobás, flamboyant, dendezeiro e palmeiras imperiais que podem atingir até 30 metros de altura.

Em meio a essa vasta vegetação, emas, seriemas, capotes, gansos, cabras, saguis e pássaros de várias espécies convivem de forma harmoniosa entre si e com alunos e visitantes eventuais que curtem o Campus Unifor aos fins de semana. Mais recentemente, essa preocupação ambiental foi levada para a avenida Washington Soares, com a inauguração do passeio Edson Queiroz, localizado em frente a Reitoria da Unifor, com área verde, espelhos d’água, ciclovia e praças.

Serviço

Projeto “Praia Linda, Praia Limpa”
Treinamento: 10 de agosto de 2018, às 9h, no Teatro Celina Queiroz
Realização: 11 de agosto de 2018, às 8 horas, da Barra do Ceará à Sabiaguaba