null Lila Almeida expõe projeto de fotografia “Encasulado”

Seg, 1 Junho 2020 16:45

Lila Almeida expõe projeto de fotografia “Encasulado”

A artista, estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, foi contemplada pelo Edital Cultura Dendicasa da Secult.


"Encasulado" reflete sobre um período de renovação, por meio de fotografias realizadas por videochamadas. (Foto: Lila Almeida)

Lila Almeida apresenta a exposição virtual de fotografia “Encasulado”, projeto que reflete sobre a imaginação e a vivência durante o confinamento devido à pandemia do coronavírus. A estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi contemplada pelo Edital Cultura Dendicasa, da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), na categoria Artes Visuais. A exposição, com fotos concebidas a partir de videochamadas, está disponível no portal Cultura Dendi Casa e nos perfis da artista no Instagram: de fotografia (@pelosolhosdelila) e pessoal (@lilaalmeida_).

Com artistas, performers e amigos utilizando um saco plástico de diversas maneiras e em diferentes cômodos das suas residências, Lila Almeida captura a forma como cada um imagina e vive o isolamento social. As fotos foram realizadas por videochamadas particulares com cada modelo, utilizando o recurso de captura de tela do celular para fotografar. Participaram Pedro Guilherme, Lua, Vinicius Oliveira, Rafael Menezes, Natali, Maira Sales, Thiago Walraven, Franklin Cassaro e Esther.

“Encasulado” reflete sobre um período de renovação, como lagartas em casulos e animais hibernando com a chegada do inverno. Para a artista, a convivência sob o mesmo teto, por tanto tempo, pode ser desafiadora e surpreendente. “Novos hábitos são descobertos em espaços limitados. Um pássaro preso na gaiola quer voltar a voar. É fazer-se por si e pelo outro, em prol de uma cura universal. Atravessamos um período crucial para nos transformar, como uma borboleta que sai do casulo, pronta para voar”, afirma.

Lila Almeida é cearense de Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Atuante em multilinguagens, a artista estudou teatro por sete anos e dança. É, também, musicista e poeta. Além de montar exposições, pesquisa fotografia e imagem. Estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, tem se dedicado ao campo da direção e da pesquisa em cinema expandido.

Portal Cultura Dendicasa

Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o portal Cultura Dendicasa reúne conteúdos digitais selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo” e notícias e agendas da programação virtual da Rede de Equipamentos do Estado do Ceará. Atualizado semanalmente, irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult, entre espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas.

Estude Cinema e Audiovisual na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina