Mercado de trabalho em Odontologia segue em alta e apresenta novas tendências

qua, 1 julho 2020 18:22

Mercado de trabalho em Odontologia segue em alta e apresenta novas tendências

Graduação da Universidade de Fortaleza é referencial de excelência no ensino odontológico.


Marlio Ximenes é coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, que detém 4 estrelas no Guia do Estudante. (Foto: Ares Soares)
Marlio Ximenes é coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, que detém 4 estrelas no Guia do Estudante. (Foto: Ares Soares)

O cirurgião-dentista é o profissional que atua nos cuidados da saúde bucal, por meio de restauração, remoção e limpeza dos dentes. Realiza ações preventivas, projeta e instala próteses, realiza cirurgias, e além disso, trata doenças na língua, gengiva e bochecha. No mercado de trabalho o cirurgião-dentista pode exercer sua função em clínicas odontológicas e em consultórios de terceiros ou atuar como autônomo, gerindo sua própria clínica. O profissional também pode investir em concursos para órgãos públicos ou seguir carreira acadêmica.

Atualmente, mesmo com a crise sanitária gerada pela pandemia de Covid-10 no país, a prática odontológica continua em alta, visando a promoção e a prevenção da saúde bucal de todos. Dessa forma, os pacientes seguem procurando os consultórios odontológicos a fim de evitar complicações e garantir que a saúde bucal esteja em dia.

Contudo, é preciso ter cautela e maior atenção durante o atendimento. Profissionais do ramo precisaram aumentar os protocolos de biossegurança e se adequar aos novos tempos. É o que explica o coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Marlio Ximenes

“Agora é obrigatória a utilização da máscara N95, praticar maior troca dos equipamentos de proteção e realizar o tratamento do ar-condicionado. A rotina fora do consultório teve impacto maior. O contato pré-atendimento exige o afastamento, assim como o uso de máscaras pelos pacientes. O agendamento se tornou mais espaçado, tivemos mais impactos durante as pré-consultas do que no interior do consultório, uma vez que os hábitos adotados eram parte da rotina diária do consultório, como uso do avental e gorro”, informa. 

Segundo Marlio, o atendimento passará por uma transformação e o relacionamento com o paciente será intensificado no ambiente virtual. “Muitos profissionais estão usando o ambiente online para fazer uma pré-anamnese. Inclusive para conhecer o paciente e garantir a segurança da equipe. A utilização dessas ferramentas não era tão frequente, mas tende a se popularizar. A forma de se relacionar vai modificar o cenário. Vai se sair melhor quem se adaptar ao momento e conseguir fazer um plano de negócio que incorpore essas novas práticas, de forma que não torne o atendimento desconfortável para os pacientes”. 

A experiência de quem está no mercado 

Desde criança Fábio Herlen, egresso do curso de Odontologia da Unifor e mestre em Clínica Odontológica pela Pós-Unifor, sonhava em ser cirurgião-dentista. O menino nunca teve dúvidas da sua escolha profissional. “O sorriso sempre me chamou atenção, por isso quis cuidar dele. Tenho uma tia que é cirurgiã-dentista, por quem eu nutri ao longo da vida muita admiração. Isso refletiu também na minha escolha profissional”. 

Atualmente, Fábio trabalha com Reabilitação Oral e Disfunção Temporomandibular. “Quando concluí a graduação em 2012.1, ingressei na Especialização de Prótese Dentária, em seguida, cursei a Especialização em DTM e Dor Orofacial. Comecei, então, a atuar no Serviço Público (Programa Saúde da Família). Durante esse tempo também montei meu consultório particular. Três anos atrás passei em uma seleção para atuar nas forças armadas. Hoje, sou cirurgião-dentista da Aeronáutica e atendo também no meu consultório”, relata Fábio. 

Gestão Hospitalar

O profissional Felipe Carvalho, também egresso do curso de Odontologia da Unifor, é especialista em Gestão Hospitalar e mestrando em Saúde da Família, na cidade de Sobral (CE), onde reside atualmente. Atua como Diretor Geral do Centro de Especialidades Odontológicas Regional e Conselheiro do Conselho Regional de Odontologia do Ceará, no qual foi eleito pela maioria dos votos da classe odontológica. “Hoje não clinico mais, estou na gestão de uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde. Foi onde me encontrei”.

O profissional conta como foi sua experiência anteriormente, quando atuou como cirurgião-dentista em consultório particular em Fortaleza, entre 2002 a 2008, quando mudou-se
para a cidade de Sobral, onde começou a atuar no serviço público, entre 2008 e 2015. Desde então, trabalha com gestão hospitalar. “Na clínica sempre fiz Endodontia, tratamento de canal. Esta foi minha primeira especialização. No serviço público, em Sobral, atuei no Centro Especializado de Odontologia (CEO) da prefeitura, depois fui para a gestão do CEO do Ceará”, explica Felipe.

Como gestor, Felipe foi coordenador de Saúde Bucal e também Diretor Geral do CEO de Sobral, logo após passou por seleção pública para assumir o cargo de Diretor Geral do CEO Regional, sendo uma parte da gestão estadual. “Gerencio 25 dentistas e 54 funcionários. Atendemos pacientes de 24 municípios com sete especialidades ofertadas. Endodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Cirurgia Buco Maxilo Facial, Ortodontia, Odontopediatria e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais”, afirma o profissional.

Atuação profissional 

Com forte potencial de empregabilidade, a Odontologia é para quem quer cuidar da saúde bucal das pessoas ao estar capacitado para identificar os problemas bucais em pacientes e em grupos populacionais, realizar procedimentos para a sua prevenção, diagnóstico, tratamento e controle, tendo como referência a promoção da saúde tanto no âmbito público quanto no privado.

O profissional formado na área pode trabalhar de diferentes formas: como autônomo, gerindo seu próprio negócio e atendendo conforme sua especialidade; individualmente ou em equipe, em ambientes como consultórios, clínicas, hospitais, empresas privadas ou em instituições de ensino superior.

Estude Odontologia na Unifor

Se você sonha em cursar Odontologia, não perca mais tempo e ingresse na Universidade de Fortaleza, uma das melhores universidades do mundo com até 50 anos, segundo THE Young University Ranking, elaborado pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação.

A graduação da Unifor possui cinco anos de duração. Sendo a primeira do Brasil a adotar o sistema de empréstimo de todos os instrumentais ao corpo de alunos da Odontologia. Isso possibilita uma redução significativa dos custos do curso. Com mais de 21 anos de atuação, o curso conquistou posição de excelência no cenário nacional e se consolidou como referência de qualidade no ensino odontológico. Com 4 estrelas no Guia do Estudante e Nota 4 em Conceito de Curso (CC), nota final de qualidade dada pelo MEC, o curso é destaque no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais capazes de prevenir, diagnosticar, planejar e tratar as mais diversas situações que afetam a saúde bucal. 

Ingresse em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo. Traga seu curso para a Unifor e ganhe até 40% de bolsa até o final do curso*. Garanta sua vaga sem sair de casa. No site oficial da Unifor, você pode realizar sua inscrição e acompanhar todo o processo online. O retorno sai em até 48 horas.

*exceto Medicina

Confira as regras em unifor.br.