null Novo campus da Medicina Veterinária amplia integração entre teoria e prática para formação de excelência

Qui, 23 Setembro 2021 15:59

A graduação conta com instalações modernas que aproximam os alunos  das atividades práticas, simulando uma fazenda no espaço urbano

Descerramento da placa contou com a presidente da Fundação Edson Queiroz, a reitora da Unifor, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, a diretora do Centro de Ciências da Saúde e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (Fotos: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz,  inaugurou nesta quinta-feira  (23) mais um espaço de inovação e produção de conhecimento. O novo campus da Medicina Veterinária tem vinte e sete mil metros de área total e seis mil metros de área construída onde futuros profissionais vão aprimorar conhecimentos teóricos e práticos com animais de pequeno e grande porte.

A nova estrutura dispõe de centro cirúrgico, composto por três salas de cirurgia para pequenos animais, uma sala cirúrgica para grandes animais, além de cinco laboratórios, um setor de imagem e sala de necropsia. A clínica de atendimento a animais de pequeno porte de clientes externos e de alunos e funcionários da Fundação Edson Queiroz é outro importante serviço que passa a ser prestado no campus.

Durante a inauguração, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, ressaltou que a nova estrutura reafirma a missão  da Universidade de atuar para promover o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de excelência, da pesquisa e da extensão universitária. “A Universidade de Fortaleza, acaba de graduar sua primeira turma de Medicina Veterinária. Com isso, contribui para que mais profissionais levem à sociedade seus conhecimentos para o  desenvolvimento científico e tecnológico em benefício da saúde única - que traduz a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental - e do bem-estar dos animais”, disse a presidente.

A presidente da Fundação Edson Queiroz destacou a missão da Unifor de promover o desenvolvimento

A solenidade, realizada em ambiente aberto, contou com público restrito que incluiu, entre outros convidados, a reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Lia Brasil, e a coordenadora da Medicina Veterinária, Marília Taumaturgo. Participaram também os vice-reitores José Maria Gondim (Administração), Maria Clara Bugarim (Ensino de Graduação e Pós-Graduação), Randal Martins Pompeu (de Extensão e Comunidade Universitária), além dos diretores de Centro e coordenadores dos cursos da área de saúde da Unifor.

Também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Francisco Atualpa Soares Júnior, e diretor do hospital veterinário da Universidade Estadual do Ceará, Isaac Neto Goes da Silva, além de gestores do Grupo Edson Queiroz.

Estrutura e integração

O novo campus da Medicina Veterinária conta com instalações modernas que aproximam os alunos da graduação das atividades práticas, simulando uma fazenda dentro do espaço urbano. Durante a inauguração, os participantes conheceram as novas instalações do curso de graduação que passou a ser ofertado pela Unifor em 2016. Em respeito às regras de biossegurança adotadas em meio à pandemia de Covid-19, a visita feita às instalações foi dividida em quatro grupos.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária destacou a relevância de contar com  profissionais formados com excelência."A gente fica extremamente satisfeito em encontrar uma estrutura desse nível.  Com certeza o aluno que está aqui, mesmo durante a pandemia, não está sendo formado sem poder fazer a prática. A prática na área de saúde é fundamental. Não existe saúde sem prática. Uma estrutura dessas traz mais segurança para a sociedade", avaliou. A coordenadora da graduação em Medicina Veterinária, Marília Taumaturgo, destacou que o campus conta com uma estrutura complexa que possibilita um grande número de possibilidades de atendimento à comunidade.

Visitas às instalações foram realizadas em grupos reduzidos

A aluna do nono semestre Giulia Grecchi ressalta que, além do aprendizado teórico e prático, a forma de se comunicar com os tutores dos animais é fundamental. "Tem essaa parte também de a gente desenvolver uma sensibilidade com as comunidades mais humildes que chegam a vir. A gente tem muito essa prática de desenvolver a sensibilidade e de saber conversar com o tutor", explica. Giulia explica que a diversidade de práticas possibilita que os alunos possam descobrir "novas áreas de trabalho".

A estudante de Medicina Veterinária destaca a importância de novos espaços de prática

A localização das instalações recém-inauguradas reafirma a aproximação entre a Universidade de Fortaleza e a Comunidade do Dendê, com a qual são realizadas ações de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, a Universidade também reforça o valor de que “somos responsáveis por todos em nossa volta”.

Estude na melhor

A graduação em Medicina Veterinária é para quem quer atuar na assistência à saúde de animais domésticos e silvestres, cuidar da saúde de animais e do ser humano, desenvolver manejo alimentar, produtivo e reprodutivo de rebanhos, e inspecionar a manipulação e fabricação de produtos de origem animal. Graduados no curso podem trabalhar também nas áreas de clínica e cirurgia, sanidade, nutrição e reprodução animal, produção de alimentos, produtos biológicos, pesquisa, saúde pública ou no setor empresarial com habilidades em gestão e empreendedorismo.