null Recém-formado em Farmácia conquista 1° lugar em seleção de Doutorado na RENORBIO

Ter, 4 Agosto 2020 16:53

Recém-formado em Farmácia conquista 1° lugar em seleção de Doutorado na RENORBIO

Ao longo do bacharelado, o estudante fomentou seu currículo acadêmico com os programas da Unifor, assim possibilitando o ingresso diretamente no Doutorado sem antes passar pelo Mestrado.


Erivan de Souza Oliveira será orientado pela professora Dra. Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira. (Foto: arquivo pessoal)
Erivan de Souza Oliveira será orientado pela professora Dra. Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira. (Foto: arquivo pessoal)

O aluno egresso do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Erivan de Souza Oliveira, foi aprovado em 1° lugar no Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UECE)

Graduado em 2020.1, o estudante participou ao longo do bacharelado de pesquisas científicas promovidas pela Unifor, fomentando seu currículo acadêmico e assim possibilitando o ingresso diretamente no Doutorado sem antes passar pelo Mestrado. 

Na academia, o conhecimento é pensado progressivamente e cada nível de titulação pressupõe o conhecimento da etapa anterior. Entretanto, em algumas universidades, é possível que o estudante “pule” uma dessas etapas em virtude do destaque de seu projeto de pesquisa e currículo acadêmico, como é o caso de Erivan. 

A RENORBIO é uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da Biotecnologia. O processo de seleção para o doutorado em Biotecnologia - credenciado pela CAPES em 2006 com conceito 5 - se dá a partir da análise do currículo do candidato e a defesa de um projeto para uma banca examinadora composta por três professores da instituição.

Na Unifor, o pesquisador foi bolsista do Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos, sob a supervisão do Prof. Dr. Renato Moreira e da Profa. Dra. Ana Cristina Moreira, tendo participado de diversas pesquisas de alunos de Mestrado e Doutorado. Também foi bolsista da Profa. Dra. Arlandia Cristina Lima Nobre de Morais, e naquela oportunidade desenvolveu pesquisa sobre estudos epidemiológicos em hospitais. Além dos laboratórios, o estudante também participou do Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade. 

Como tema principal de sua pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Erivan trabalhou com Pirodextrinas – produtos da degradação do amido, podendo ser considerado um tipo de amido resistente. O estudo foi orientado pelo prof. Dr. Renato Moreira e co orientado pela Profa. Dra. Mighay Carlet Lovera Fuchs. No Doutorado, Erivan continuará a trabalhar com as Pirodextrinas, agora com o objetivo de aplicá-las no desenvolvimento de microcápsulas, com a orientação da Professora Dra. Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira. 

Sobre a motivação para seguir a carreira acadêmica, o aluno comenta a respeito do incentivo recebido por todos professores ao longo da graduação e agradece “especialmente ao prof. Dr. Renato de Azevedo Moreira, à Profa. Dra. Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira, à profa. Arlandia Cristina Lima Nobre de Morais e à profa. Dra. Mighay Carlet Lovera Fuchs, que sempre me incentivaram a continuar na pesquisa e seguir a carreira acadêmica”, relata. 

Estude Farmácia na Unifor 

O curso de Farmácia da Unifor foi eleito o melhor do Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. O curso também conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2016, e é 4 estrelas no Guia do Estudante, avaliações que utilizam a escala de 1 a 5. 

Além disso, disponibiliza para os alunos mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. Veja alguns deles: Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Química e Laboratório de Fármacos e Produtos Naturais. 

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora.